Venda de notebook cresce 21% na região

Leia em 2min 20s

O forte crescimento na venda de notebooks mostra que esses aparelhos deixaram de ser considerados artigos de luxo para a maioria da população. Nas varejistas da região, a participação nas vendas desses modelos frente aos desktops chega a 70%, tanto que sua comercialização avançou em média 21,5% no último trimestre em relação ao ano passado.

 

Os números acima são semelhantes aos nacionais, apontando que o mercado de computadores no primeiro trimestre chegou a 2,8 milhões de unidades, alta de 23% em relação a igual período de 2009, segundo estudo da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e da consultoria IT Data. O destaque foi para o modelo portátil, que aumentou sua fatia de 34% para 47% no período, considerando os mercados corporativo e residencial.

 

Numa rede supermercadista regional, a quantia de notebooks vendidos cresceu 36% entre março e abril, em faturamento subiu 44%. "A redução de impostos praticada pelo governo torna o preço mais acessível. Fatia de 52% dos aparelhos vendidos aos cooperados são portáteis", diz o gerente de compras Edson Rodrigues.

 

O diretor de produto, Luciano Hoffmann, aponta que em uma das redes que atuam na região, o mercado de informática teve incremento de 30% no primeiro trimestre. "O acesso maior à tecnologia, estabilidade econômica e a baixa do dólar contribuem para estabilização do preço do computador", avalia.

 

Em outra grande cadeia varejista, a venda de notebook e netbook (versão compacta do portátil) avançou 50% no trimestre. E em outra rede que tem oito lojas na região, o desempenho seguiu média do mercado, de 20%. O diretor de eletro, Fábio Régis, relata que a venda nas unidades da região foi até superior à média. "O Grande ABC é uma das áreas que puxam nossas vendas para cima, está com consumo muito aquecido e bons índices de emprego", destaca.

 

Ele detalha que após a Copa do Mundo, a companhia voltará a focar em ações para a categoria de informática, especialmente os notebooks de configuração mais avançada. "A isenção de PIS e Cofins para computador desde 2005 reduziu o preço em 9,25%", destaca Régis.

 

Nas lojas especializadas, o aquecimento também é visível, tanto que em sete meses de operação uma rede em Diadema que vende artigos de escritório e informática vê alta média mensal de 10%, ainda com destaque para os notebooks, diz o gerente Silvano César da Silva.

 

Em Santo André, uma loja de artigos de informática acumula resultado 15% maior no trimestre ante 2009. O gerente Rodrigo Vital pontua que a participação do desktop diminui cada vez mais.

 

Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Dia dos Namorados agita comércio eletrônico e deve superar o varejo físico

O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano tanto para o comércio tradicional quanto para ...

Veja mais
Carrefour se prepara para o Dia dos Namorados

Uma das categorias mais expressiva para o Dia dos Namorados é a de Telefonia Celular. São diversas marcas,...

Veja mais
Mudança nos cartões beneficiará os lojistas

Sistema será unificado em julho.   O setor varejista de Minas Gerais pode economizar até R$ 120 mil...

Veja mais
Venda de notebook cresce 43% e preço médio do produto cai 16%

As vendas de notebooks cresceram 43%no primeiro trimestre, a maior alta em oito anos, segundo a empresa de pesquisa de t...

Veja mais
Celular ganhará código adicional em São Paulo

Até o fim deste ano, novas linhas de telefones celulares da região metropolitana de São Paulo passa...

Veja mais
Em uma só maquininha, vários cartões

As vantagens para o lojistas serão inúmeras, mas a adoção deverá ser gradativa e o su...

Veja mais
Classe C compartilha cartão de crédito

Consumidores de baixa renda se ajudam na hora de gastar, obter crédito, poupar e fazer orçamento dom&eacut...

Veja mais
Pão de Açúcar terá gestão da Wipro

A companhia indiana Wipro Technologies, prestadora de serviços de tecnologia da informação (TI) com...

Veja mais
Preços menores na internet

De 30 produtos pesquisados, 25 têm valores iguais ou mais baixos na lojas virtuais   Compre mais barato pel...

Veja mais