Cinco tendências para o varejo online em 2024

Leia em 4min 40s

Umas da principais possibilidades de crescimento com o uso da tecnologia está em entender e conhecer o consumidor

 

Em 2023, as pequenas e médias empresas comprovaram que o varejo online conquistou ainda mais espaço na escolha de compra dos consumidores. O faturamento chegou a R$ 3,3 bilhões no ano passado, um crescimento de 22% em relação a 2022. Para garantir uma fatia desse mercado em 2024, os empreendedores devem ficar de olho nas tendências do comércio digital e, entender que os consumidores estão cada vez mais abertos para as compras nos mais diversos canais de vendas, principalmente o online, justamente porque é onde ele encontra flexibilidade entre sua agenda diária de trabalho, estudo, família com seu momento de compra. “O cliente vê no online a praticidade de receber em sua casa ou até mesmo passar no estabelecimento físico apenas para retirar seus produtos, sem precisar sair de seu automóvel. É nítido que além do faturamento em reais, o aumento da quantidade de pedidos diários e o ticket médio vem acontecendo dia a dia, inclusive com o crescimento de share nos mais diversos canais de vendas online”, explica o Gerente de Canais de Vendas da Rede de Supermercados Pague Menos, Armando Moretti Júnior.

 

O varejo online tem muitas possibilidades de crescimento que vão além dos canais de vendas, como site e marketplaces (iFood, Rappi entre outros) que não podem ser desperdiçadas. “Hoje, sabemos que a principal possibilidade de crescimento está em entender o consumidor, na transformação digital deste que visa a multicanalidade no momento de compra. Saber suas intenções, desejos, ações e expectativas nos direciona para uma maior e melhor assertividade em nossas estratégias comerciais. As vendas online, via site, foram pensadas e trabalhadas meses antes da pandemia, fato que impulsionou nosso e-commerce nos meses seguintes. O objetivo era inicialmente participar do até então nicho de mercado que o digital sugeria, conhecendo o consumidor e após aumentar a participação de mercado.”.

 

Cada vez mais o varejo alimentar tem buscado estabelecer-se nesse canal, impulsionando as vendas online e o e-commerce. No entanto, Armando Moretti Júnior, faz observações importantes: “ O varejo ou a venda online não é apenas ter um site bem construído, de fácil navegação, com ofertas atrativas para a conversão em faturamento. Sim, este é o objetivo final, mas também é preciso ter toda uma estratégia prévia de captura do cliente e pós para manutenção do cliente em compras futuras. Por isso, o digital anda junto ao físico, principalmente na parte operacional do processo, quando entra todo o cuidado com os produtos na escolha, separação, armazenamento e envio ao cliente. O consumidor é muito exigente e quer receber seu produto em perfeitas condições, por isso nós, da Rede de Supermercados Pague Menos,  presamos pela qualidade do serviço e satisfação do cliente. Ações que melhoram no relacionamento com nossos clientes, colher feedbacks e trata-los para a melhoria continua do processo faz toda a diferença”.

 

Comportamento do consumidor

Adaptar ao mercado digital é, portanto, imprescindível para não ficar para trás perante a concorrência. “Como todo universo da tecnologia, muda constantemente. O empreendedor precisa estar atento a essas alterações no comportamento do consumidor e colocar em prática toda inovação ou tendência que estejam em linha com seus objetivos e plano de negócio para este ano”, comenta a especialista e gerente sênior do Ecommerce na Prática – escola de e-commerce da Nuvemshop – Babi Tonhela.

 

Por falar em plano de ano que está apenas começando, a Rede de Supermercados Pague Menos diz ter boas projeções futuras. “Nosso faturamento vem crescendo mês a mês e com aumento na base de clientes. Temos boas projeções futuras, inclusive com expansão de áreas e novos canais de vendas dentro do online“, enfatiza Armando Moretti Júnior.

 

Tendências

A especialista do varejo online, Babi Tonhela,  listou 5 tendências, confira:

1- Vídeos na própria loja virtual: já é possível inserir o formato diretamente nas plataformas de e-commerce, por meio de plugins, a fim de aprimorar a experiência do consumidor e permitir a visualização muito mais detalhada dos produtos ofertados.

 

2- Realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR): o aumento da adoção de tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual para aprimorar a experiência de compras on-line são tendências no momento. “As realidades virtual ou aumentada, apesar de já vistas em 2023, têm muito potencial para crescimento, especialmente para o setor de moda, pois possibilitam mais segurança para o consumidor escolher peças sem provar, por exemplo.”

 

3- Maior uso de inteligência artificial (IA): para personalizar recomendações de produtos, melhorar o atendimento ao cliente e otimizar a gestão do próprio negócio, o uso de ferramentas de IA está entre as principais estratégias para quem deseja se destacar nas vendas. ChatGPT, AgentGPT e Flair AI estão entre as indicações da especialista.

 

4- Expansão do Social Commerce: as vendas geradas pelo direcionamento de redes sociais para a loja virtual cresceram mais de 240% somente em 2023. “A divulgação pelo Instagram, TikTok e WhatsApp é uma forte estratégia de conversão, e os lojistas podem se beneficiar com os links direcionados para a loja virtual ou até mesmo live-commerce, facilitando o acesso do cliente à finalização da compra e engajar oferecendo conteúdos relevantes”.

 

5- Novos métodos de pagamento: o surgimento de novos métodos de pagamento, como criptomoedas e autenticação biométrica, possibilitam tornar as transações on-line mais seguras e convenientes.

 

Resdação SuperHiper 


Veja também

Supermercados têm o necessário para avançar em IA

Para executivo do Google, setor tem um “alicerce fenomenal” para aplicar IA em escala em seus negócio...

Veja mais
Ações que otimizam processos ajudam o varejo alimentar

Apostar na adoção da tecnologia digital, personalização e experiência do cliente s&ati...

Veja mais
Automação aumenta em 87% a produtividade do varejo alimentar

Com a implantação de tecnologia, as divergências de etiquetas são reduzidas em até 85%...

Veja mais
Self-checkout: a sofisticação da tecnologia cada vez mais presente nos supermercados

De acordo com o Grupo Enxuto, a experiência da jornada de compras dos clientes pode reduzir em até 30% o te...

Veja mais
Os supermercados são o futuro do e-commerce global

Para a Insider Intelligence, crescimento do varejo online de alimentos transformará a relação dos c...

Veja mais
Vídeos no e-commerce: uma tendência que veio para ficar

A era digital tem diversos benefícios para o varejo alimentar   O aumento na produção e cons...

Veja mais
O poder da Inteligência Artificial e o impacto no e-commerce em 2024

O varejo alimentar deve se atentar às evoluções da tecnologia   De acordo com uma pesqu...

Veja mais
5 tendências de Customer Experience para 2024

A IA é uma ferramenta vital que aumentar a produtividade, elimina tarefas rotineira e eleva as práticas do...

Veja mais
4 principais tendências e tecnologias que afetam o varejo em supermercados

Em um ambiente cada vez mais dinâmico é importante que o varejo alimentar se mantenha atualizado, com imple...

Veja mais