Comércio on-line: iStores cresce rápido e mira classe C

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Sete meses depois de abrir a primeira das quatro lojas da iStores especializadas no comércio eletrônico de calçados, vestuário, acessórios e produtos de beleza, o publicitário Sérgio Baccaro Junior, de 36 anos, está suando para dar conta da velocidade de expansão do negócio. No início, os amigos o questionavam sobre as limitações para vender roupas pela internet, já que os clientes não podem experimentar os produtos, mas ele e o sócio Cláudio Wochner, 34 anos, graduado em ciências da computação, decidiram arriscar e contabilizam um aumento de 12 vezes no faturamento mensal desde maio, para R$ 60 mil em novembro.

 

"Estamos surpresos com o mundo digital", afirma Baccaro, que depois de dez anos trabalhando em indústrias de calçados na região metropolitana de Porto Alegre resolveu dar outro rumo à carreira. O escritório, os estoques e a equipe de nove pessoas ainda estão distribuídos pelos quatro cômodos do primeiro andar da casa da família do empresário, em Novo Hamburgo, mas a partir de janeiro, após as vendas de fim de ano, ele vai sair em busca de um espaço mais compatível com o tamanho que a empresa está adquirindo.

 

A iStores tem uma loja virtual própria, a Outlet Online, que vende produtos de mais de 40 marcas, entre elas Adidas, Nike, Puma, Fiorucci, Gutz, Cavalera, Zoomp, Cia Marítima e Ópera Rock. As outras três são franqueadas pela indústria de calçados infantis Bibi, pela fabricante de moda fitness Brasil Sul e pelo Empório Body Store, especializado em produtos de beleza e cuidados pessoais. "Estamos negociando outras franquias e nos próximos meses abriremos mais uma loja própria, com foco nas classes C e D", adianta Baccaro.

 

Neste mês o empresário projeta vendas de R$ 180 mil nas quatro lojas, o que já significa uma receita anualizada de R$ 2,2 milhões, e até junho ou julho, com novas operações no ar, a previsão chega a R$ 500 mil mensais. Segundo Baccaro, a Outlet Online recebe de 3 mil a 4 mil visitas por dia, enquanto as demais variam de 250 a quase 1 mil acessos. Os pedidos vêm principalmente de São Paulo, do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina, enquanto o tíquete médio das vendas, em novembro, variou de R$ 146 na Outlet até R$ 334 na Brasil Sul.

 

Segundo Baccaro, a maior parte dos clientes da iStores tem de 18 a 45 anos. A comunicação é feita via correio eletrônico - são 2 milhões de e-mails cadastrados, com palavras de busca indexadas no Google, por sites de relacionamento como Orkut e Facebook, pelo Twitter e com banners em blogs especializados em moda, explica o publicitário. "Há toda uma geração de nativos digitais, que cresceu no ambiente da internet."

 

Para o empresário, o convívio crescente dos consumidores com o mundo virtual é uma das explicações para o sucesso das vendas pela web e para o baixo índice de trocas de mercadorias, que não passa de 4%. "No início nosso sonho era que as trocas não passassem de 10%", lembra Wochner. Conforme Baccaro, as empresas também estão se adaptando e oferecendo produtos mais padronizados.

 

Os dois sócios já investiram R$ 500 mil no negócio, boa parte em desenvolvimento de sistemas de informática. De acordo com Baccaro, o capital de giro é direcionado para o financiamento das compras dos clientes em até cinco vezes sem juros no cartão de crédito, já que a manutenção de estoques não pesa sobre o caixa da empresa. Os produtos vendidos pela Outlet Online são consignados e as demais mercadorias são despachadas das lojas físicas de origem. "Nosso desafio é manter o fluxo de visitação às lojas virtuais", comenta o empresário.
 

 

Veículo: Valor Econômico


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