Cervejaria Ambev dá 1ºpasso para abastecer 100% de suas operações com energia renovável

Leia em 2min 10s

A Cervejaria Ambev irá inaugurar, no início de 2019, uma usina solar em sua Cervejaria de Uberlândia. A planta irá gerar energia elétrica limpa o suficiente para a operação de 100% dos centros de distribuição que a companhia mantém no estado de Minas Gerais. Esse é o primeiro passo para que, até 2025, todas as operações da Cervejaria Ambev no País utilizem energia vinda de fontes renováveis.



O projeto funciona por meio de geração distribuída, ou seja, a energia gerada pela planta, equivalente à quantidade utilizada nos CDDs, é disponibilizada para a grade pública do estado. Além disso, a usina, que contém mais de 4.905 painéis solares e capacidade de geração de 1.815 kWp, contribuirá para que 1.910 toneladas de CO2 evitem de ser emitidas, garantindo uma operação cada vez mais sustentável.



"A construção dessa usina é um marco na história da companhia e um passo importante em direção a um futuro onde todas as nossas operações serão abastecidas por eletricidade gerada por fontes sustentáveis. Temos certeza que o reflexo positivo de projetos como esse nos ajudará a construir o sonho que temos de um mundo melhor para as próximas gerações", afirma Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev.



A sustentabilidade empresarial é um pilar central do negócio da Ambev. Nos últimos cinco anos, a cervejaria destinou mais de R$ 1 bilhão para projetos voltados a esse fim em sua operação. O montante contribuiu para a superação de seis das sete metas ambientais anunciadas em 2013 para serem atingidas em 2017. Agora, a cervejaria anunciou mais um passo importante nesse trabalho, com novos compromissos, que têm previsão de atingimento até 2025. As metas, definidas pela AB InBev globalmente, são divididas em quatro pilares, sendo que um deles se refere especificamente a energia limpa:



- Embalagem Circular: 100% dos produtos da Cervejaria Ambev devem estar em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado.
- Ações Climáticas: 100% da eletricidade comprada pela Cervejaria Ambev deve ser advinda de fontes renováveis. Além disso, a cervejaria vai reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da sua cadeia de valor.
- Gestão de Água: melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona.
- Agricultura Inteligente: 100% dos agricultores parceiros da cervejaria devem estar treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Ambev

 


Veja também

Fórum vai debater sustentabilidade na agroindústria

A professora da Unibrasil e co-fundadora da Escola de Sustentabilidade, de Curitiba, Luciana Mueller, vai falar sobre o ...

Veja mais
Estabelecimentos comerciais terão que fornecer embalagens com matérias-primas biodegradáveis

O Projeto de Lei (PL) nº 104/2015, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que dispõe sobre a ...

Veja mais
Jaú Serve e Special Dog se unem em prol dos animais

   As lojas do Supermercados Jaú Serve estão com uma caixa para coleta de doa&c...

Veja mais
Grupo Bimbo doará 1,4 milhão de fatias de pão para instituições que combatem a fome

A Global Energy Race, corrida de rua promovida pelo Grupo Bimbo no último domingo (23), irá doar 1,4 milh&...

Veja mais
Tendência mundial empurra gigantes do varejo em direção à economia verde

O conceito de sustentabilidade saiu do campo da teoria e passou a habitar efetivamente o ambiente de negócios de ...

Veja mais
Supermercado Vipi colhe primeiros resultados da geração de energia solar fotovoltaica

    Supermercado Vipi, em São Miguel do Oeste  Imagem: Engie/Vipi/divulga&cc...

Veja mais
Demanda global por alimentos devora o Cerrado brasileiro

Campos Lindos, Tocantins - Quando o fazendeiro Julimar Pansera adquiriu terras no interior do Brasil sete anos atr&aacut...

Veja mais
Makro e Reciclus dão destinação ambientalmente adequada para mais de 33 mil lâmpadas

O Makro Atacadista tem a sustentabilidade como um pilar importante de sua operação e por isso está ...

Veja mais
Carrefour promove mais um fórum de diálogo sobre diversidade e inclusão

Nesta terça-feira (21), em São Paulo (SP), o Grupo Carrefour Brasil promoverá a terceira ediç...

Veja mais