PepsiCo anuncia sua garrafa PET "ecológica"

Leia em 3min 10s

A PepsiCo, comandada por Indra Nooyi, divulga sua descoberta após a rival Coca-Cola iniciar produção de garrafa com 30% de matéria-prima vegetal

 

A PepsiCo lançou uma nova garrafa ontem feita inteiramente a partir de material vegetal, que a empresa diz superar a tecnologia da concorrente Coca-Cola e reduzir a "pegada" de carbono da embalagem.

 

A garrafa é feita de painço amarelo (switch grass), casca de pinheiro, palha de milho e outros materiais. Futuramente, a PepsiCo também pretende usar cascas de laranja e batatas, sobras de batatas e outros resíduos deixados por suas operações alimentícias.

 

A nova garrafa tem a aparência igual à das garrafas atuais e proporciona a mesma proteção, segundo Rocco Papalia, vice-presidente sênior de pesquisa avançada da PepsiCo.

 

A PepsiCo informa que é a primeira garrafa do mundo do tipo de plástico conhecido como PET feita inteiramente a partir de materiais vegetais. A sua rival Coca-Cola produz atualmente uma garrafa usando 30% de materiais vegetais e recentemente estimou que levará vários anos até conseguir chegar aos 100% em uma garrafa que seja comercialmente viável.

 

"Desvendamos o código", disse Papalia. A PepsiCo anunciou a descoberta ontem e informou que planeja testar o produto no ano que vem em algumas centenas de milhares de garrafas. Uma vez que a multinacional americana tenha certeza de que pode produzir com sucesso a garrafa em grande escala, começará a converter todos os restos de seus produtos.

 

Isso pode significar a substituição de bilhões de garrafas vendidas por ano. Das 19 maiores marcas da Pepsi, que geram mais de US$ 1 bilhão em receitas, 11 são marcas de bebida que usam garrafas PET.

 

Cientistas dizem que a tecnologia é uma importante inovação nas embalagens. "Esse é o início do fim dos plásticos à base de petróleo", disse Allen Hershkowitz, cientista sênior do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais e diretor de seu projeto de gestão de desperdício. "Quando uma empresa desse tamanho assume um compromisso com um plástico à base de plantas, o mercado responde."

 

A Coca-Cola informou que dá boas-vindas a outros avanços nas embalagens, mas destacou que aumentou a utilização de garrafas feitas com base vegetal desde o lançamento em 2009. Também informou que mostrou uma garrafa 100% vegetal produzida em laboratório e que ainda trabalha para assegurar que é comercialmente viável.

 

Há outros plásticos à base de vegetais disponíveis ou em fase de desenvolvimento, mas Hershkowitz disse que não são preferíveis ambientalmente, pois normalmente são feitos a partir de plantas cultivadas especialmente para esse fim, em vez de usarem os 2 bilhões de toneladas de resíduos agrícolas que se estima sobrar a cada ano. E esses plásticos alternativos não podem ser reciclados.

 

O plástico PET é um material de preferência para embalagens por que é leve e resistente, além de não afetar o sabor. As questões de segurança do PET também foram bem pesquisadas. Não é biodegradável, mas é reciclável.

 

Um PET inteiramente à base de plantas poderia mudar o padrão do setor. O PET é usado em garrafas, embalagens de alimentos, revestimentos e outros produtos.

 

O plástico PET tradicional é feito a partir de combustíveis fósseis, como o petróleo, recurso limitado cujo preço está cada vez mais alto. Ao usar material vegetal, as empresas reduziriam seu impacto ambiental.

 

A PepsiCo, com sede em Purchase, Nova York, afirmou ter dezenas de pessoas trabalhando há anos no processo. Embora a companhia não tenha especificado o custo para pesquisar e elaborar a nova garrafa, Papalia disse que está na casa dos milhões de dólares.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Descarte inteligente

A rede de farmácias Droga Raia instalou em 25 de suas lojas de São Paulo máquinas coletoras computa...

Veja mais
Campanha contra sacolas plásticas é alvo de estelionatários

A campanha do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para promover a redução do uso de sacolas plá...

Veja mais
Comércio de BH só pode ter sacola biodegradável

Começou a valer neste mês uma lei municipal que permite apenas o uso de sacolinhas biodegradáveis (c...

Veja mais
Lei de resíduos abre caminho para tecnologias

Novos processos para dar destinação ao lixo urbano começam a entrar em testes no País  ...

Veja mais
Efeito dominó

Empresas têm nas novas mídias uma ferramenta para soluções socioambientais.   Antes d...

Veja mais
Em Jundiaí, uso de sacola plástica em mercado cai 95%

Após campanha na cidade, 480 toneladas do material deixaram de circular em seis meses   Uma campanha pelo ...

Veja mais
Brasil produz 670 mil toneladas de resíduo por ano e não reaproveita

O Brasil produz cerca de 670 mil toneladas de resíduos eletroeletrônicos por ano e não reaproveita n...

Veja mais
Sacolas serão abolidas em BH

Prefeitura e entidades empresariais apoiam a medida.  Entidades representativas do comércio varejistas da C...

Veja mais
Ação recolhe uma tonelada de medicamentos

A Fórmula & Cia. - Manipulação e Drogaria, que está no mercado de Campinas há 21 ...

Veja mais