Embalagens metalizadas de BOPP são recicláveis

Leia em 3min 40s

Laudo do Cetea-Ital comprova que as embalagens metalizadas de biscoitos, salgadinhos, entre outros produtos, são 100% recicláveis, assim como todos os tipos de plásticos.

 

As embalagens plásticas metalizadas, de biscoitos, salgadinhos e outros produtos, são 100% recicláveis. A Vitopel, terceira maior produtora mundial de filmes flexíveis*, também é fabricante desses filmes metalizados e informa que, assim como todas as embalagens plásticas, essas também devem ser coletadas e encaminhadas para a reciclagem.

 

Laudo do Centro de Tecnologia de Embalagem e Instituto de Tecnologia de Embalagens para Alimentos (Cetea-Ital) mostra que, uma vez que a espessura da camada de alumínio presente na embalagem de BOPP metalizado é cerca de 1000 vezes menor que a espessura do filme de BOPP, não há problemas em sua reciclabilidade. Assim, as embalagens metalizadas, assim como as transparentes do produto devem levar o símbolo de reciclável e ser coletadas juntamente com os plásticos.

 

O Cetea-Ital avaliou os dados da reciclagem mecânica dos plásticos no Brasil e atestou que os filmes metalizados não são mais reciclados por falta de informação. “No processo pós-industrial, quando há rebarbas e sobras de filmes que ainda não foram para o mercado, a reciclagem é maior. Porém, no pós-consumo, ainda falta a coleta seletiva do produto, o que faz com que ele quase não seja reciclado atualmente”, afirma a gerente de Embalagens Plásticas e Meio Ambiente do Cetea-Ital, Eloisa Garcia.

 

Mercado e tecnologia - A Vitopel destina 64% de sua produção anual de 150 mil toneladas de filmes para o segmento de embalagens, que inclui o setor alimentício, gráfico, agrobusiness, pet food e outros.

 

A tecnologia aplicada no desenvolvimento de seus filmes oferece proteção aos alimentos por maior tempo e, como conseqüência, o produto fica mais tempo preservado na prateleira (maior shelf life). Outra característica dos filmes flexíveis biorientados é que usam menos matéria prima, resultando em menos resíduos no pós-consumo.

 

Reciclagem – A Vitopel só trabalha com matéria prima 100% reciclável. E, para fechar o ciclo de vida de seus filmes flexíveis – e também de outros plásticos -, a empresa desenvolveu o Vitopaper®, papel sintético feito de plásticos reciclados do pós-consumo, como as embalagens metalizadas ou transparentes, rótulos e sacolas plásticas. A fabricação do papel sintético (Vitopaper®) utiliza a tecnologia aplicada na produção de filmes flexíveis de polipropileno, porém com o diferencial de usar diversos tipos de plásticos que seriam destinados ao lixo.

 

Para cada tonelada de Vitopaper® produzido, são retirados das ruas e lixões cerca de 850 quilos de resíduos plásticos e o resultado é um material de alta qualidade visual, similar ao papel “couché”, que permite a escrita manual e a impressão pelos processos gráficos. Com textura agradável ao toque e extremamente resistente, o Vitopaper® não molha, não rasga e pode ser reciclado inúmeras vezes. O Vitopaper® é um produto com patente mundial.

 

A Vitopel investe anualmente cerca de US$ 2 milhões em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e detém outras patentes de produtos criados para diversos mercados. A empresa conta com o único centro de pesquisa para desenvolvimento desta tecnologia na América Latina.

 

* Filmes flexíveis de BOPP, ou seja, de Polipropileno Biorientado que apresentam maior resistência e menor espessura, o que demanda menos matéria-prima na fabricação de embalagens. O resultado é um produto com excelente eco-eficiência e que atende as principais exigências dos consumidores em relação aos resíduos gerados no pós-consumo.

 

Perfil da Vitopel – O Brasil detém 60% do consumo sul-americano de embalagens flexíveis e a Vitopel detém 52% do mercado nacional, sendo que 64% de sua produção são para segmentos de embalagens. Anualmente, produz 150 mil toneladas de filmes flexíveis em suas três unidades, duas no Brasil (Mauá e Votorantim, no Estado de São Paulo) e uma em Totoral (Argentina). Em Votorantim se localiza a única Planta Piloto e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da América Latina, o que lhe permite a busca constante por soluções em filmes flexíveis para as mais diversas demandas do mercado. Com presença global e escritórios no Brasil, Estados Unidos e Argentina, a Vitopel, estabelece parcerias comerciais pelos cinco continentes.

 


Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Vinícola Geisse produz espumante ecologicamente correto

Pioneira na utilização do sistema TPC – Thermal Pest Control , a Vinícola Geisse aposta no te...

Veja mais
Pequenos buscam longa vida para embalagens

Produzir e vender gerando menos resíduos é um desafio que agrega cada vez mais pequenos empreendimentos do...

Veja mais
Pet da Schin

Os projetos de sustentabilidade da Schincariol resultam inclusive em tecidos e confecções. A Água S...

Veja mais
Produto sustentável ainda gera confusão

Oferta crescente de bens ecologicamente corretos esconde "lavagem verde", na qual sustentabilidade é mero marketi...

Veja mais
Energia limpa

Para cobrar daqui um tempo. As principais economias do mundo, reunidas em Washington para uma cúpula sobre energi...

Veja mais
Indústria investe para descobrir quem é mais 'verde'

Os seus Nikes são mais verdes que os seus Adidas? Em breve vai ser possível responder a essa pergunta, se ...

Veja mais
Pão de Açúcar e Nokia vão reciclar celulares

Em parceria com a empresa Nokia do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar anuncia esta semana uma aç&...

Veja mais
Walmart premia com viagem

A rede Walmart anuncia ação de olho na imagem socialmente responsável, e por conta disso promove co...

Veja mais
Julho é o mês sustentável no Walmart brasileiro

O aumento da demanda por produtos com selos de sustentabilidade levou a subsidiária brasileira do Walmart a dedic...

Veja mais