Loja "verde" usa luz natural e reaproveita água de chuva

Leia em 1min 20s

Além de ampliar a oferta de produtos e serviços para os consumidores de classe média, os supermercados estão investindo em ações voltadas para atrair a atenção dos clientes para a preservação do ambiente.

 

O Walmart abriu seis lojas "ecoeficientes" no Distrito Federal (uma) e nos Estados do Rio (duas), São Paulo (duas) e Rio Grande do Norte (uma), além de um centro de distribuição em Betim (MG).

 

Em cada uma, há cerca de 60 iniciativas ligadas à preservação -desde o uso de claraboias e lâmpadas inteligentes (controlam potência de acordo com a luz necessária) até o reuso da água da chuva, madeiras de reflorestamento na fachada e sistemas de refrigeração com menor emissão de gases de efeito estufa.

 


"Ao reduzir custos das lojas, a operação se torna mais barata e isso é repassado para o consumidor, que tem acesso a produtos com preços menores", diz Yuri Feres, gerente de sustentabilidade do Walmart. Outras lojas devem ser abertas neste ano.
Para atrair a atenção do consumidor de menor renda para o tema, o Walmart lançou programa de descontos para quem não usa sacolas plásticas. É R$ 0,03 de desconto a cada cinco itens comprados. Desde 2009, foram R$ 800 milhões em descontos a consumidores que deixaram de usar 27 milhões de sacolas plásticas.

 

O Grupo Pão de Açúcar tem programas de reciclagem de embalagens e de óleo de cozinha, além de estimular a venda de mais de 2,4 milhões de sacolas retornáveis em suas lojas.

 

Veículo: Folha de S.Paulo

 


Veja também

Altos executivos adiam as práticas sustentáveis

Os executivos de grandes empresas já encaram as práticas sustentáveis como fundamentais para os seu...

Veja mais
Reciclagem: Exemplo da Porto Seguro

Quando se fala em reciclagem, as pessoas pensam em latas de alumínio, papel, garrafas PET e pilhas. Mas, se depen...

Veja mais
LG aposta no sol

Mais um passo da sul-coreana LG Electronics rumo à conversão à produção verde. A empr...

Veja mais
Combustível de caju

A lista de materiais alternativos para geração de energia ganhou mais um componente. Trata-se, acredite, d...

Veja mais
Bandeira verde mobiliza Walmart, Carrefour e Pão de Açúcar

Ações ligadas à sustentabilidade estão entre as prioridades das grandes redes do varejo, mas...

Veja mais
Indústria de suco mapeará emissões

Pressionadas pelo varejo europeu, as indústrias de suco de laranja brasileiras preparam um estudo para determinar...

Veja mais
Brasil ainda engatinha na adoção de TI verde

Itaú Unibanco, Pão de Açúcar e General Motors desenvolvem iniciativas pioneiras, mas namaior...

Veja mais
Carrefour como agente de transformação social

21 diretrizes definidas pelo Grupo no mundo que reflete a bandeira da companhia, a promoção do consumo con...

Veja mais
Garrafas e embalagens de vidro mais leves e ecologicamente corretas chegam ao mercado nacional

Com a Linha Leve+Verde, da Owens-Illinois. Economia de matéria prima e energia são algumas vantagens que a...

Veja mais