PepsiCo amplia iniciativas pela Reciclagem de plástico flexível no país

Leia em 4min 30s

Empresa incentiva a destinação correta de plástico flexível (BOPP) junto aos agentes socioambientais das cooperativas de resíduos

 

A PepsiCo, que completa 70 anos de atuação no país neste ano, reforça seu compromisso com a reciclagem e destinação correta de resíduos por meio de diversas ações que mantém atualmente no Brasil. Com esses objetivos, a empresa, uma das maiores no setor de bebidas e alimentos do mundo e guiada por sua estratégia ESG, PepsiCo Positive, apoia iniciativas socioambientais, firmando parcerias com empresas certificadoras de logística reversa de resíduos, cooperativas de reciclagem, projetos e campanhas para educação ambiental.

 

No Dia Mundial da Reciclagem (17/05), a PepsiCo celebrou mais um importante avanço no tema: uma parceria com a empresa Yattó – responsável por estruturar cadeias de reciclagem que permitam que embalagens possam se transformar em novos produtos -, por meio da qual já promoveu a destinação correta de 50 toneladas de plástico flexível entre 2022 e 2023 (BOPP – película de polipropileno biorientada), de suas embalagens de snacks salgados pós-consumo*. Todos esses esforços vão ao encontro das metas globais da companhia em relação ao plástico, como a de reduzir o uso de plástico virgem em 50% em seu portfólio global de alimentos e bebidas até 2030; usando 50% de conteúdo reciclado em suas embalagens de plástico, pois busca agir para que esse material nunca se torne lixo.

 

“A PepsiCo busca atuar em diferentes frentes para reduzir e reutilizar resíduos em toda a sua cadeia produtiva, ao mesmo tempo em que apoia projetos que tenham impactos socioeconômicos. Assim, beneficiamos os cooperados das cooperativas de resíduos, as recicladoras, os nossos consumidores e consumidoras, por meio das ações de educação ambiental, e o meio ambiente em um movimento de transformação para toda a sociedade”, afirmou Regina Teixeira, diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.

 

Embalagens de snacks salgados viram novos objetos para casa e beneficiam cooperados da cadeia de reciclagem

 

O plástico flexível BOPP de embalagens de snacks salgados pós-consumo ainda é um material que demanda alta tecnologia para reciclagem e incentivos de toda a cadeia para sua logística reversa. Por isso, a partir da parceria com a Yattó, a PepsiCo, não só garante a destinação correta desse material – um total de 50 toneladas coletadas entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023 -, como também beneficia as cooperativas de profissionais que trabalham na triagem de resíduos (agentes socioambientais).

 

A partir da parceria, o BOPP (plástico flexível pós-consumo) coletado foi reciclado e transformado em novos itens, como mesas, cadeiras, vasos e paletes, para serem comercializados no mercado., A Yattó reúne as empresas e cooperativas que precisam se envolver para que seja possível chegar a soluções estruturantes para logística reversa e economia circular do plástico flexível BOPP, enquanto a PepsiCo garante um incentivo para que esse tipo de plástico realmente seja coletado.

 

Inovação e novos usos para os resíduos garantem grandes resultados para a economia circular

 

A PepsiCo, por meio de sua plataforma de ESG, PepsiCo Positive (pep+), reúne diversas iniciativas para avançar rumo às suas metas em relação à redução, reciclagem e reuso do plástico, além do desenvolvimento de novos modelos de negócio, em busca de que o plástico nunca se torne lixo.

 

Recentemente a companhia anunciou uma ação com a eureciclo – outra empresa especialista do segmento de reciclagem e logística reversa, por meio da qual destinou corretamente mais de 8 mil toneladas de plástico flexível de embalagens de snacks (BOPP) produzidos no país por meio de coprocessamento para uso como como combustível e matéria-prima na indústria cimenteira em 2022. A PepsiCo seguirá com essa parceria em 2023 visando ampliar cada vez os resultados socioambientais da iniciativa, ao envolver cooperativas de reciclagem, para fomentar a geração de empregos e renda.

 

Junto às cooperativas de Reciclagem, a PepsiCo investiu na última década mais de R$ 10 milhões para a promoção de projetos de economia circular no país e apoio aos cooperados no Brasil, por meio do programa Reciclo PepsiCo. A empresa também mantém uma parceria longeva com a cooperativa Coopercaps Sul, responsável pela coleta, triagem e destinação correta de resíduos em São Paulo, além de ações sociais e de educação ambiental. No atual projeto com a cooperativa, a PepsiCo está incentivando a recuperação de 6 a 10 toneladas de plástico flexível (BOPP) ao mês (2023).

 

Desde 2021, a PepsiCo utiliza o material UBQ™, desenvolvido pela startup israelense de mesmo nome, em um palete que utiliza lixo doméstico junto ao plástico em sua composição e é adequado para substituir polímeros convencionais em várias aplicações duráveis. Os paletes são utilizados na operação de estoque de mercadorias nas fábricas da PepsiCo. O material economizou o equivalente a mais de 6.500 kg de emissões de GEEs – equivalente ao sequestro anual de carbono de 534 árvores -, e mais de 739 kg de resíduos foram retirados de aterros sanitários. Além disso, em parceria com a Fábrica de Ideias, fabricou displays para exposição de produtos PepsiCo nos pontos de venda do varejo de todo o Brasil que também levam UBQ™ na composição e, também, plástico reciclado.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade

E 68% consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios para ...

Veja mais
Líder canadense se torna protagonista em ESG

Rede de supermercados Loblaw corta consumo de carbono em 17% com uso de eletricidade de fontes renováveis  ...

Veja mais
Redes avançam em logística “zero carbono”

Walmart e Loblaw reforçam iniciativas sustentáveis em sua cadeia de distribuição   Po...

Veja mais
PepsiCo recupera 8 mil toneladas de plástico de embalagens de snacks

Parceria com a eureciclo possibilita novo uso para BOPP pós-consumo, com base em economia circular   A Pep...

Veja mais
Quem são as redes mais sustentáveis dos EUA?

Veja quais são os supermercados que mais se destacam em ações ambientais no mercado americano &nbs...

Veja mais
Condor divulga resultados ambientais e destaca otimização do uso da água

Empresa investe em novas tecnologias que reutilizam materiais e insumos naturais, realiza tratamento de resíduos ...

Veja mais
Supermercados do Reino Unido assinam colaboração sobre mudanças climáticas

Maiores redes do país se unem para realizar ações para reduzir os impactos das emissões de g...

Veja mais
Refrigeração x eficiência energética: conheça cartilha de boas práticas

A proposta da publicação gratuita é disseminar informações para pequenos e méd...

Veja mais
Sustentabilidade e inovação estarão no foco do varejo em 2023

KPMG afirma que esses serão os principais tópicos de interesse do setor ao longo do ano     A...

Veja mais