Empresa desenvolve embalagem sustentável para cozinha passo a passo

Leia em 2min 20s

Alinhada à tendência mundial, rede varejista adota produto 100% reciclável para seus kits

 

A Irani Papel e Embalagem S.A., indústria de papel e embalagens, está desenvolvendo em parceria com a Papirus, fabricante de papel cartão, uma solução sustentável e renovável destinada ao mercado de delivery, take away e fast food: a Vitabox.


A embalagem é composta por papel cartão nos recipientes internos, e papelão ondulado na caixa externa. A solução é 100% reciclável, com os potes tendo sido produzidos com fibras provenientes de base florestal renovável, e a caixa externa desenvolvida com matéria-prima reciclada, oriunda de aparas de papelão ondulado pós-consumo.


Para permitir o acondicionamento de produtos frescos, inclusive de congelados, em um mesmo recipiente, e garantir que cheguem totalmente preservados ao consumidor, foi realizado um trabalho de desenvolvimento e inovação com a participação de ambas as empresas. A proposta é oferecer aos clientes uma embalagem prática e personalizada para o transporte de kits gastronômicos, que mantenha a qualidade dos ingredientes e produtos.


O primeiro cliente a utilizar a embalagem será a Cheftime, marca de gastronomia do Pão de Açúcar, que testará a tecnologia em kits para o preparo de receitas criadas por chefs: Bacalhau cremoso gratinado, Hambúrguer de costela com queijo e cebola caramelizada, e Paella valenciana com frutos do mar. Na embalagem, os clientes terão acesso a ingredientes frescos e porcionados, além do passo a passo detalhado para o preparo dos pratos.


“Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Irani e Papirus para o desenvolvimento das embalagens. Queremos cada vez mais entregar inovações sustentáveis que contribuam para o compartilhamento de conhecimento culinário e que tornem a vida de nossos consumidores mais gostosa e prática”, diz Eduardo Finelli, diretor de Marcas Exclusivas do GPA.


O produto é um marco na história de Irani e Papirus já que, pela primeira vez, duas empresas complementares se uniram para trabalharem juntas em prol de uma solução sustentável e renovável. O desenvolvimento da Vitabox teve início em março de 2020, no início da pandemia, justamente para atender um novo momento da marca Cheftime.


“A Vitabox está alinhada a uma tendência mundial e vai ao encontro do interesse de muitos consumidores que buscam, cada vez mais, produtos sustentáveis no mercado. A solução, que foi trabalhada a muitas mãos, atende essa demanda”, explica Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani, um dos responsáveis pela parceria com a Papirus.


“O desenvolvimento da Vitabox é resultado de um trabalho de colaboração e inovação, que permitirá aos nossos clientes proporcionarem uma experiência diferenciada ao consumidor, com a garantia de qualidade e integridade dos produtos entregues no sistema de delivery”, destaca Amando Varella, co-CEO e diretor Comercial e de marketing da Papirus.

 

Fonte: Embalagem e Marcas


Veja também

Complexo industrial de alimentos é premiado por Jornada ESG

Companhia investiu cerca de R$ 53 milhões em iniciativas ambientais, sociais e de governança em 2021 &nbs...

Veja mais
Saiba como o ESG desce redondo na Ambev

Economia circular, projetos de impacto social, diversidade e geração de valor para micro e pequenos empree...

Veja mais
Logística reversa de embalagens atinge 60% da produção

Indústria de alimentos que trabalha há duas décadas com ações voltadas ao meio ambien...

Veja mais
Indústria láctea injeta recursos na sustentabilidade ambiental

Com práticas responsáveis, a marca pioneira em colocar no mercado “produtos zero lactose”, ren...

Veja mais
Multinacional vai descarbonizar produção na fábrica brasileira

Investimento integra projeto global da companhia de reduzir partículas até 2030   A Ferrero, compan...

Veja mais
Embalagem flexível de papel já substitui o plástico

Companhia investiu R$ 13 bilhões em expansão fabril para produção de opçõ...

Veja mais
Campari recebe certificação inédita na Semana do Meio Ambiente

Atestado confere sustentabilidade à companhia, a primeira do segmento de bebidas destiladas   A Campari, g...

Veja mais
Nestlé muda as regras de distribuição de bônus para a liderança

São mais de cem iniciativas em andamento que incluem desde matérias-primas, operações, desti...

Veja mais
Unilever reduz mais de 10 mil t de plástico virgem nas embalagens

Substituição por material reciclado e reciclável no portfólio gera avanços na agenda ...

Veja mais