Fevereiro registra aumento do consumo nos lares

Leia em 1min 30s

 

Monitoramento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados revela que o consumo cresceu em relação ao mesmo período do ano passado

 

 

 

O Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros (INC), apurado pela Abras, apresentou crescimento real de 5,18% em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Com este resultado, o consumo nos supermercados no primeiro bimestre do ano acumulou alta real de 7,57%.

 

Em relação ao mês de janeiro de 2021, o índice registrou queda de -6,75%. Segundo o vice-presidente Administrativo da Abras, Marcio Milan, o resultado foi influenciado por fatores como as próprias características do mês, que tem menos dias, e também a renda das famílias na pandemia da covid-19. “Esse mês de fevereiro foi mais difícil para todos em função do fim do auxílio emergencial”, disse. O cancelamento do Carnaval foi outro elemento que, de acordo com ele, ajudou a desacelerar o setor.

 

Abrasmercado

 

O indicador Abrasmercado, cesta dos 35 produtos de largo consumo nos supermercados, apurado em parceria com a GfK, registrou queda de -0,47% em fevereiro, na comparação com janeiro, passando de R$ 636,40 para R$ 633,80.  No acumulado dos 12 meses o valor da cesta subiu 24,46%.

 

As maiores quedas nos preços da cesta de fevereiro foram registradas nos produtos: tomate (-15%); batata (-14,75%); frango congelado (-3,48%); óleo de soja (-3,31%) e arroz (-3,31%). As maiores altas foram nos itens: cebola (17,45%); farinha de mandioca (3,33%); açúcar (2,79%); ovo (2,65%) e leite em pó integral (2,63%).

 

As regiões Nordeste e Sul foram as únicas que registraram alta no valor da cesta Abrasmercado, 0,49% e 0,07%, respectivamente. A cesta do Nordeste passou de R$ 550,95 para R$ 553,64, e a do Sul de R$ 691,85 para R$ 692,31.

 

Fonte: Redação SuperHiper

 

 


Veja também

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.147 em 2022

Reajuste segue a projeção de 4,3% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para...

Veja mais
Assaí quer ir além e ativa seu plano de expansão para 2021

 Companhia inaugurou sua loja de número 185, que demandou investimento de R$ 50 milhões  &n...

Veja mais
Indústria 4.0: Ajinomoto eleva produtividade com robôs colaborativos

Tecnologia foi implementada na linha dos temperos Sazón, na fábrica de Limeira, em São Paulo A...

Veja mais
Confiança do empresário cai pelo quarto mês seguido

Índice de Confiança do Empresário Industrial é apurado pela Confederação Nacio...

Veja mais
Extra Hiper implementa preço de atacado em todas as lojas

 Depois de um projeto piloto realizado em três estados, bandeira expande estratégias para os seus 103 ...

Veja mais
A jornada do Comper para melhorar a operação dos perecíveis

 Em um ano, Escola de Perecíveis Comper já treinou 1,3 mil colaboradores, gerando padronizaç&a...

Veja mais
Procura do consumidor por crédito aumenta 20,1% em março

Segundo Serasa Experian, aumento ocorreu em todas as regiões, motivado pela falta do auxílio emergencial n...

Veja mais
Panasonic lança pilhas com tecnologia antivazamento

 Disponíveis nas versões AA e AAA, o produto tem como principal objetivo oferecer segurança e ...

Veja mais
Pague Menos anuncia operação em Valinhos

 Rede também revelou que realizará cinco inaugurações no interior de São Paulo a...

Veja mais