Amis prevê faturamento menor

Leia em 2min 30s

Expectativa de crescimento dos supermercados mineiros neste ano é revista para baixo

 



Embora o faturamento do setor supermercadista mineiro tenha registrado uma ligeira alta em abril, com acréscimo de 0,75% em relação a março, o cenário econômico adverso do País não deve favorecer uma retomada mais robusta do setor nos próximos meses. Nesse sentido, a Associação Mineira de Supermercados (Amis) teve que rever para baixo sua perspectiva de crescimento neste ano. A previsão, que era de um incremento de 2,5% no faturamento em 2015, agora deverá variar 1,5% e 2%.

"Mesmo se houver crescimento nas vendas a partir do segundo semestre, a melhora não será substancial a ponto de refletir no acumulado do ano. Nossa perspectiva é que uma retomada mais robusta ocorra somente a partir de 2016", afirma o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues.

No mesmo dia em que a Amis anunciou que o setor irá crescer menos do que o previsto, o IBGE revelou que a economia brasileira apresentou recuo de 0,2% no primeiro trimestre de 2015. O resultado ruim do Produto Interno Bruto (PIB) nacional foi puxado pelo desempenho negativo do setor de serviços e da indústria, bem pelo recuo do consumo das famílias e dos investimentos.

"É um resultado ruim, mas apesar de o consumo das famílias ter caído, o setor supermercadista não é tão afetado, já que os cortes ocorrem mais em itens supérfluos. Os consumidores continuam adquirindo o essencial, mesmo que busquem produtos mais baratos", ressalta o superintendente da Amis.

Por outro lado, no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a pesquisa da entidade mostrou que houve crescimento das vendas nos supermercados mineiros, com variação positiva de 0,88% sobre o mesmo quadrimestre de 2014. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado pelo IBGE.

Dentre as regiões mineiras, o melhor resultado do setor supermercadista em abril foi obtido no Centro-Oeste (1,19%) e no Vale do Rio Doce (1,18%). Em seguida vieram as regiões Sul (+0,98%), Zona da Mata (+0,89), Triângulo (+ 0,79%) e Central (+0,55%). Por outro lado, a região Norte apresentou retração de 0,18% em abril.

Investimentos -
Apesar de a estimativa de crescimento para este ano ter sido revista, o plano de investimentos não foi alterado pelos supermercados mineiros. A expectativa é de aportes de R$ 300 milhões em Minas Gerais em reforma e abertura de lojas. Nesta perspectiva, serão implantados 70 supermercados e reformados outros 75, sendo a maioria deles no interior do Estado e de menor porte.

No País, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou nesta semana que, em abril, as vendas cresceram 0,57% em relação a março. No quadrimestre, o setor acumula crescimento de 0,65%, mas apresentou retração de 1,64% na comparação de abril deste ano com o mesmo mês de 2014, também em números deflacionados pelo IPCA do IBGE.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Super Nosso investe R$ 20 mi em nove lojas diferenciadas

Ideia da rede é manter uma relação mais próxima com os consumidores   A rede supermer...

Veja mais
Rede Opa investe R$ 2,2 milhões em tecnologia

A rede de supermercados Opa, que atua na Zona da Mata de Minas Gerais, está apostando na organizaçã...

Veja mais
"Empório Bahamas" chega a Uberlândia

Assim como o Super Nosso, o grupo mineiro Bahamas também está investindo em um conceito diferenciado de su...

Veja mais
Lei obriga supermercados a doar alimentos não vendidos

Firmas deixarão de destruir produtos estocados, e que ainda não tiveram o prazo de validade vencido, sob p...

Veja mais
Rede Morini tem novo dono

Grupo Super Nosso adquire as lojas da padaria e mercearia e lança modelo de negócio baseado em praticidade...

Veja mais
Coop lança campanha para Dia dos Namorados e prevê incremento de 3,5% nas vendas

Com a expectativa de elevar as vendas em 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado, a Coop - ...

Veja mais
Walmart pede a fornecedores uso limitado de antibióticos

Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Campanha celebra a amizade com os clientes

Marca comemora 24 anos com estratégia publicitária visando se aproximar mais ainda do consumidorO material...

Veja mais
Estoque é garantia de preços baixos nos supermercados cariocas

Compra em quantidade para aproveitar ofertas cresce com inflação insistente. É o ‘atacarejo&r...

Veja mais