Clientes compram mais por impulso em supermercado

Leia em 1min 10s

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) identificou que os shopping centers perderam espaços para os supermercados quando o assunto são as compras por impulso.

Dos entrevistados 34% admitem gastar mais do que o planejado quando estão em supermercados contra 25% em shopping centers. As lojas on-line, como e-commerce e sites de compras coletivas, apareceram em terceiro lugar, com 19%.

Na avaliação do gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges, a transformação dos supermercados em estabelecimentos amplos e com maior variedade de produtos é uma das razões que explicam esse fato. "Hoje os supermercados oferecem produtos que vão além de itens básicos. As redes investem cada vez mais para despertar o desejo de consumo e as estratégias vão desde ofertar produtos diferenciados até a maneira atrativa de organizar os produtos", disse.

De acordo com o estudo, as compras sem planejamento nos supermercados são uma prática comum na maior parte das classes sociais, mas demonstram ser mais recorrentes entre as famílias da classe C. Em cada dez entrevistados da classe C, pelos menos quatro responderam que são mais impulsivos nos supermercados contra 29% dos consumidores das classes A e B.

Os shopping centers são responsáveis pelas compras por impulso para 27% dos entrevistados das classes A e B enquanto que na classe C o percentual é de 22%.



Veículo: DCI


Veja também

Rio Grande do Sul: Supermercadistas reduzem de 6% para 4% as vendas do setor

Segundo Agas, alta dos preços e menor renda da nova classe média causarão uma redução...

Veja mais
Consumidores preferem sábados, quartas e sextas-feiras para compras

Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de S&atild...

Veja mais
Com Pão de Açúcar, lucro global do Casino cresce 52% no semestre

A América Latina gerou quase dois terços do lucro operacionaldogrupovarejista francês Casino no prim...

Veja mais
Walmart triplica a venda de aquecedores nesta semana

No Sul do País, aumento nas vendas de aquecedores foi de 300%. No Sudeste, houve 30% de aumentoA forte queda de t...

Veja mais
Pequeno varejo cresce acima da média do mercado e players criam novos formatos de loja

Quanto menor o tempo, maior a necessidade de encontrar tudo mais perto de casa ou do trabalho. E falando em supermercado...

Veja mais
Pão de Açúcar vê mercado tenso e vai buscar preço mais agressivo

Num cenário de perda de vigor da economia, o Grupo Pão de Açúcar coloca foco maior em a&cced...

Veja mais
Lucro do Pão de Açúcar cresce mesmo com economia fraca

Apesar do cenário econômico mais difícil e do aumento das despesas operacionais no segundo trimestre...

Veja mais
Lucro do Pão de Açúcar recua 69% no 2º tri

Empresa faz ajuste sobre fusão Ponto Frio/Casas Bahia; descontado o impacto, lucro avança  Maior rede...

Veja mais
Despesas operacionais reduzem lucro do Pão de Açúcar, mas Viavarejo surpreende

Com impacto de despesas operacionais extras, o lucro do Grupo Pão de Açúcar caiu quase 69%, para R$...

Veja mais