Lucro do Pão de Açúcar recua 69% no 2º tri

Leia em 1min 10s

Empresa faz ajuste sobre fusão Ponto Frio/Casas Bahia; descontado o impacto, lucro avança

 Maior rede varejista brasileira, o Grupo Pão de Açúcar terminou o segundo trimestre com lucro líquido de R$ 77 milhões,68,6% a menos que os R$ 245 milhões registrados no mesmo período de 2012.

O resultado foi impactado por um ajuste de R$ 67 milhões de contas relacionado à fusão Ponto Frio/Casas Bahia, como adiantou a Folha em maio, e por uma série de provisões para perdas trabalhistas e tributárias.

Ao todo, essas despesas somaram R$ 350 milhões.

Descontado o impacto, no entanto, a varejista surpreendeu com resultado recorrente de R$ 327 milhões --alta de 35,8% ante o segundo trimestre de 2012-- em meio a um cenário considerado pelos gestores "desafiador", de inflação e juros maiores e perspectivas mais modestas de crescimento da economia.

"Não dá para ignorar que esse cenário tenha reflexo no comportamento do consumidor e no crédito. Mas é difícil dizer se esses efeitos são tangíveis [nas vendas]. As vendas cresceram acima da inflação e ganhamos participação de mercado", diz Christophe Hidalgo, diretor financeiro.

No conceito mesmas lojas, que exclui o impacto de unidades abertas, o Pão de Açúcar teve crescimento de 7,2% nas vendas dos supermercados (varejo alimentar) e de 6,8% na Via Varejo (não alimentar) no primeiro semestre ante o mesmo período de 2012.

A contabilidade semestral neutraliza o impacto da Páscoa, período importante de vendas, que em 2012 caiu no segundo trimestre, e, neste ano, no primeiro.



Veículo: Folha de S. Paulo


Veja também

Lucro do Pão de Açúcar cresce mesmo com economia fraca

Apesar do cenário econômico mais difícil e do aumento das despesas operacionais no segundo trimestre...

Veja mais
Despesas operacionais reduzem lucro do Pão de Açúcar, mas Viavarejo surpreende

Com impacto de despesas operacionais extras, o lucro do Grupo Pão de Açúcar caiu quase 69%, para R$...

Veja mais
Com Danone, Starbucks mira supermercados

Em breve, em uma Starbucks perto de você: iogurte grego. Em parceria com a Danone, a maior operadora de cafeterias...

Veja mais
Supermercado Koch insere etiquetas eletrônicas em sua nova operação

É cada vez mais perceptível no setor empresários que apostam em tecnologias de automaç&atild...

Veja mais
Rede Pão de Açúcar cresce menos

Operação que originou o Grupo Pão de Açúcar, os supermercados que levam o nome da com...

Veja mais
Casino indica Iabrudi para conselho de GPA

Pouco mais de um ano depois de ter assumido o controle isolado do Grupo Pão de Açúcar (GPA), o Casi...

Veja mais
Carrefour no Brasil

A receita do Carrefour no Brasil subiu 9,5% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 201...

Veja mais
D'Avó adere ao Netpoints

Presente em mais de 40 cidades do interior do Estado de São Paulo, a Netpoints - programa  de fidelidade que...

Veja mais
Carrefour apresenta desempenho 1,3% maior no 2° trimestre

O grupo supermercadista francês Carrefour anunciou ontem que suas vendas líquidas subiram 1,3% no segundo t...

Veja mais