Itaú e Cencosud se unem na AL

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Por Felipe Marques e Karin Sato | De São Paulo

O Itaú Unibanco firmou ontem uma parceria com a rede de varejo chilena Cencosud, válida apenas para as operações da varejista no Chile e na Argentina, em que o banco passará a ser responsável pela operação de financiamento ao consumo da rede de supermercados. O acordo prevê que o banco pagará ao todo US$ 307 milhões por 51% das administradoras de cartões que a Cencosud tem em cada país. Juntas, as carteiras de crédito de ambas operações somam algo em torno de US$ 1,3 bilhão. A aliança terá duração de 15 anos, e prevê possibilidade de renovação.

A parceria não vale para o Brasil, informou a assessoria de imprensa da Cencosud. Aqui, a varejista chilena opera com o grande rival do Itaú, o Bradesco. O acordo brasileiro foi firmado em 2011, por cerca de R$ 200 milhões, e deu ao Bradesco o direito de administrar o portfólio de cartões da varejista no país. A Cencosud opera aqui com as redes Prezunic, Bretas, Mercantil Rodrigues, G.Barbosa e Perini.

Nos próximos 90 dias, as partes vão trabalhar para concretizar os termos finais. A transação está sujeita à aprovação regulatória no Chile, na Argentina e no Brasil.

"Com essa parceria, mais de três milhões de clientes de cartão de crédito serão favorecidos em ambos os países, acessando diretamente a novos produtos e serviços financeiros", afirmou o Itaú em comunicado. O acordo fará do banco brasileiro o responsável pelos plásticos de redes como Jumbo, Santa Isabel, Paris, Easy e Johnson.

"Esta parceria faz parte do plano estratégico de longo prazo da Cencosud, que visa melhorar o serviço financeiro oferecido aos seus clientes, sem ter que utilizar seus próprios recursos, alinhado ao modelo que já funciona em suas operações no Brasil e na Colômbia", informa o Itaú em nota.

A expansão internacional do modelo de parcerias com o varejo do Itaú ocorre após profunda reorganização em suas alianças no Brasil. Desde o fim de 2010, o Itaú cancelou cerca de 300 parcerias com o varejo brasileiro, incluindo nomes como Lojas Americanas, C&C e Sonda Supermercados. O banco ficou com cerca de 50 acordos, entre eles Carrefour e Pão de Açucar.

No Brasil, a parceria do Bradesco com a rede encontra dificuldades de crescimento. No país, a Cencosud perdeu vendas neste ano, enquanto Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart cresceram. As 206 lojas do grupo chileno, entre supermercados e hipermercados, apuraram receita líquida de US$ 1,08 bilhão (R$ 2,1 bilhões) no primeiro trimestre, recuo de 4,9% em relação ao mesmo período de 201 2. O Brasil foi o único país com queda no indicador. (Colaborou Adriana Mattos)



Veículo: Valor Econômico


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