Casino busca se aproximar de fabricantes brasileiros

Leia em 2min

Um seleto grupo de empresários da indústria brasileira de bens de consumo viaja na próxima semana a Paris. As empresas integram o time de fornecedores de marca própria do Grupo Pão de Açúcar e foram convidadas a visitar a sede do Casino, que a partir de 22 de junho passa a ser o sócio controlador do grupo varejista.

Segundo apurou o Valor, foram escolhidas três empresas de cada um dos setores de alimentos, bebidas e limpeza, que estão entre as maiores fornecedoras das marcas próprias Taeq e Qualitá, do Pão de Açúcar. Entre as integrantes do time de convidados estão a Village (fornecedora de ovos de Páscoa e panetones), a CBA (sopas e achocolatados) e a Química Amparo, fabricante de produtos de limpeza e dona da marca Ypê. A viagem tem duração de uma semana.

O objetivo da iniciativa é anunciar as novas diretrizes do Casino para a divisão de marcas próprias, que o grupo francês considera muito restrita no varejo brasileiro. Na França, as seis marcas próprias do Casino respondem por 40% das vendas. No Brasil, Taeq e Qualitá somam apenas 8%.

As marcas próprias têm papel fundamental nas vendas no mercado europeu como um todo. A inglesa Tesco é o maior exemplo desse sistema: cerca de metade do seu faturamento vem de produtos feitos sob encomenda, divididos entre premium, intermediário e primeiro preço.

No encontro, os franceses querem deixar claro aos fabricantes brasileiros que, se eles seguirem as normas e procedimentos determinados pelo grupo, terão a chance de exportar produtos nacionais para a Europa. "Já houve alguns casos de fornecedores do Pão de Açúcar exportando para a França, mas não é algo comum", comenta um executivo. "O Casino quer mostrar que podemos ter portas abertas no grupo e que o fato de eles assumirem o Pão de Açúcar é algo positivo para os fabricantes, porque abre uma nova frente de expansão", afirma. Uma apresentação da programação da visita foi feita aos brasileiros na segunda-feira, dia 12.

Na semana que vem, os empresários vão conhecer a sede do Casino em Paris e fazer visitas técnicas a fornecedores da varejista francesa. Procurada, a empresa não quis comentar o assunto. Criado em 1890, o Casino foi um dos pioneiros em marca própria na Europa, com o lançamento do primeiro produto em 1901.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Viavarejo pode ser opção para Diniz ficar na liderança do ramo

Há cerca de três meses do dia em que o mercado será informado de como ficará o controle da ma...

Veja mais
Carrefour é a empresa que menos soluciona problemas do consumidor

Uma lista com as empresas que mais possuem reclamações em 2011 é divulgada pelo Procon nesta quinta...

Veja mais
Hypermarcas

A Hypermarcas espera não sentir neste ano os efeitos das vendas fracas de 2011. Os clientes devem ampliar compras...

Veja mais
Fundos apostam em 'novo Pão de Açúcar'

Investidores globais viram disputa societária entre Casino e Abilio Diniz como oportunidade de ganhar dinheiro Fu...

Veja mais
Futuro CEO do Carrefour avalia operação no Brasil

O Carrefour Brasil deve ajudar a matriz francesa no processo de reestruturação que será comandada p...

Veja mais
Presidente do Carrefour visita a rede Atacadão

Após apresentar queda de 14,3% em seu lucro e faturamento de 371 milhões de euros, frente aos 433 milh&oti...

Veja mais
Casino quer formar rede na América Latina

Pão de Açúcar só teria ações ordinárias e seria fundido com subsidi&aac...

Veja mais
Pressionado pelos rivais, Makro tenta acertar o passo

Desde 2007 o Makro procura acertar o passo com o Brasil. De lá pra cá, a rede de atacado já teve qu...

Veja mais
Brasil deve estar fora de cortes do Carrefour

Líder no varejo europeu, a rede supermercadista Carrefour, hoje a segunda maior do Brasil, atrás apenas do...

Veja mais