Grupo Pão de Açúcar adota solução para monitorar emissões de carbono

Leia em 2min 10s

Enquanto não é resolvida a questão do aumento de participação do grupo francês Casino dentro do Grupo Pão de Açúcar (GPA), a maior rede varejista do País anunciou ter assinado recentemente com a empresa de tecnologia da informação SAP, especializada em software empresarial, um contrato de licenciamento da solução SAP Carbon Impact. De acordo com a empresa, a perspectiva é que o produto será utilizado para monitorar e gerenciar as emissões de carbono, permitindo o controle loja a loja. A medida possibilitará ao grupo uma gestão mais efetiva de suas emissões de carbono, além de ampliar o controle e a qualidade dos dados veiculados em seus relatórios ambientais. -

"Este controle vai nos permitir, por exemplo, prover as informações necessárias para obter o reconhecimento de sustentabilidade da Bovespa, que é um dos desafios que temos na área de sustentabilidade", disse por nota Hugo Bethlem, vice-presidente do GPA, por meio de nota.

Todos os anos, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) convida as 50 empresas de maior liquidez a participar dos índices iCO2 (Índice Carbono Eficiente) e ISE (Índice de Sustentabilidade Ambiental). Antes da adoção do sistema, os dados eram coletados por uma consultoria externa e, como o inventário era gerenciado por terceiros, havia pouca abertura para que a companhia fizesse uma gestão efetiva sobre o tema. "Com essa solução teremos não apenas o inventário completo e conciso, mas também uma ferramenta robusta para a gestão do tema", diz Bethlem. O executivo ressalta que, com a instalação do sistema SAP, o grupo Pão de Açúcar se compromete a ter maior transparência na divulgação de dados sobre a emissão desses gases.

Gestão

O gerente de Soluções Sustentáveis da SAP Brasil, Silvio Sherveninas, lembra que o SAP Carbon Impact atenderá não apenas as atuais necessidades do Pão de Açúcar, mas também as futuras. Além da gestão no nível do grupo, a solução permitirá também que ela seja feita bandeira a bandeira e loja a loja.

"O projeto teve início em setembro e a solução deve entrar em operação no início de 2012", explica ele. Ainda segundo Hugo Bethlem, a rede será a primeira do País a empregar o sistema.

"O Grupo Pão de Açúcar será a primeira empresa do varejo no Brasil a tomar a iniciativa de realizar o primeiro inventário de carbono. É a partir desse processo de mensuração das nossas emissões que conseguiremos traçar planos de diminuir nossos GEE [gases do efeito estufa] e com isso reduzir o impacto da nossa operação", destaca.



Veículo: DCI


Veja também

Os desafios do novo CEO do Carrefour

Há meses ele estava em uma cadeira ejetável. Agora seus dias como presidente mundial do Carrefour est&atil...

Veja mais
Redes médias avançam com consolidação

As redes médias do setor supermercadista têm registrado nos últimos três anos um períod...

Veja mais
Extra cresce 40% com novo formato e comunicação

Em menos de um ano, o resultado de reposicionamento de marca e mudança de formato da marca Extra, do Grupo P&atil...

Veja mais
Carrefour terá Plassat como o seu novo CEO

O conselho do Carrefour escolheu Georges Plassat, especialista no mercado de vestuário, para substituir o preside...

Veja mais
Supermercado médio tem caixa de bilhões

Como a demanda de consumo das classes C, D e E é cada vez maior, redes regionais médias do setor supermerc...

Veja mais
Carrefour troca cúpula e mira filial brasileira

Segunda maior operação, unidade no país é alvo de rumor de venda Maior grupo varejista da Eu...

Veja mais
Carrefour terá novo presidente em junho

Lars Olofsson, que falhou na tentativa de recuperar a rede varejista, será substituídoO Carrefour nomeou G...

Veja mais
Carrefour escolhe executivo de moda como seu novo CEO

SÃO PAULO - O conselho do grupo Carrefour informou nesta segunda-feira que Georges Plassat irá substituir ...

Veja mais
Luxo no supermercado

Como Alexandre Poni transformou a rede Verdemar, um misto de delicatessen, mercearia, hortifrúti e padaria, num d...

Veja mais