Varejo americano não acredita na “morte do self checkout”

Leia em 1min 20s

Para vice-presidente do FMI, tecnologia continua forte no mercado, apesar de “ressaca” em algumas redes

 

Por Renato Müller

 

A adoção de soluções de self checkout se tornou um assunto controverso nos Estados Unidos depois que várias redes de supermercados voltaram atrás e decidiram diminuir o uso da tecnologia (ou mesmo abandoná-la totalmente). Mas, para o vice presidente do Food Marketing Institute, Doug Baker, existe muito exagero na narrativa da “morte do self checkout”.

 

“Entre 2018 e 2021, a pandemia levou o uso do self checkout a dobrar, chegando a 30% das transações no varejo americano. Em 2022, essa participação ficou estável, o que mostra que os consumidores gostam dessa opção e que ela já faz parte do seu dia a dia”, argumenta. Para o executivo, tudo é uma questão de atender diferentes perfis e jornadas de clientes: há quem prefira um atendimento rápido e fazer tudo sozinho, há quem prefira ser atendido por uma pessoa.

 

Uma preocupação importante do varejo é a possibilidade de fraudes no self checkout – como quando um cliente deixa de escanear um produto. “Nem todo erro é uma fraude, pois pode haver algum problema de cadastro do produto ou o consumidor pode ter se atrapalhado na hora de escanear”, explica Baker. Para corrigir essas questões, os supermercados têm testado novos sistemas e aplicado IA para reconhecer as diferenças entre fraudes e problemas operacionais. “Os supermercados vão fazer ajustes em seus self checkouts para evitar furtos, mas não acredito que eles vão reconsiderar seus investimentos na tecnologia”, afirma o executivo.

 

Redação SuperHiper 

Veja também

Pague Menos realiza Festival com foco em Saudabilidade

Entre os dias 14 e 29 de fevereiro, os clientes que visitarem uma das 36 lojas da rede encontrará diversas op&cce...

Veja mais
Market4u: liderança em microfranquias no país

Levantamento nacional realizado pela Associação Brasileira de Franchising coloca a rede com 2 mil opera&cc...

Veja mais
RS: Carrefour adianta abertura de Atacadão em Cachoeirinha

Filial está localizada na avenida Flores da Cunha, região metropolitana de Porto Alegre   A filial ...

Veja mais
Supermercado Coocerqui recebe nova logomarca

Nova identificação visual mantém a essência de uma Cooperativa que pensa na qualidade e na ex...

Veja mais
Walmart negocia compra da fabricante de televisores Vizio por US$ 2 bilhões

Adicionar essas TV’s dará a empresas como JM Smucker e Kraft Heinz KHC mais telas para exibir seus an&uacut...

Veja mais
Bandeira Achei! Atacarejo é lançada em São José dos Campos, SP

Responsável pelo empreendimento, Grupo Máximo pretende gerar no local aproximadamente 500 empregos diretos...

Veja mais
Tesco levanta R$ 4,3 bilhões com venda de braço financeiro

Rede de supermercados vende fatia majoritária de seu banco para Barclays, mas mantém parte do negóc...

Veja mais
Curitiba: ovos de Páscoa chegam aos supermercados da cidade antes do Carnaval

Na linha infantil, a Rede Condor conta com os ovos de personagens; já para o público adulto a aposta ser&a...

Veja mais
Retail Media: loja Spid se fantasia para receber foliões no Carnaval do Rio

Em parceria com Ambev, Cencosud Media oferece nova experiência a clientes   Além dos foliões,...

Veja mais