Como uso da tecnologia pode auxiliar na logística do seu e-commerce

Leia em 2min

Um bom planejamento pode melhorar a percepção de marca do consumidor, e o uso de Inteligência Artificial é uma boa aliada para isso

 

Uma boa logística é um fator fundamental para o sucesso do negócio no setor supermercadista. Ela garante um melhor controle sobre as vendas, além de prevenir ruptura na loja e um melhor controle na entrada e saída de produtos no estoque. Além disso, esse quesito impacta no aumento no ticket médio, fortalecimento da marca, redução de custos e organização da loja.

 

No e-commerce, ela é ainda mais essencial, uma vez que precisa garantir o produto em todas as pontas para o shopper: desde a compra via site ou app, até a entrega desses produtos. Uma boa logística irá garantir uma satisfação do consumidor, sendo um diferencial para o negócio. No e-commerce, garante entregas precisas, rápidas, dentro do prazo acordado e contribui para experiência do consumidor.

 

Dados da consultoria Kantar mostram que o mercado logístico cresceu 30% nos últimos anos, impactando na evolução dos processos, desenvolvimento de soluções e criação de tendências para 2023. Nesse meio, o uso de tecnologias tornou-se essencial para desenvolver a logística das empresas. “O uso de ferramentas tecnológicas e sistemas inovadores permite entregas mais rápidas e eficientes, garantindo agilidade, aumento de produtividade e melhoria na experiência do consumidor”, afirma o CEO e fundador da RoutEasy, Caio Reina.

 

O uso de Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta que ajuda no processo da logística, como: gestão de estoque automatizada, criação das melhores rotas para entrega e melhora no processo de armazenagem.  “As plataformas de roteirização, por exemplo, utilizam de Inteligência Artificial (IA) para criar sempre as melhores rotas de entrega. Os algoritmos são capazes de testar milhares de possibilidades em poucos segundos até escolher o melhor caminho”, explica Caio.

 

Outro ponto importante é a entrega dos produtos comprados pelo cliente. Com uma estratégia estruturada, é possível proporcionar uma melhor experiência de compra. Para produtos refrigerados e congelados, por exemplo, manter a temperatura adequada durante o transporte é fundamental para preservar a qualidade e a segurança dos alimentos. Já frutas, ovos, lácteos e outros produtos sensíveis, é importante que o supermercado faça adaptações no empacotamento para protegê-los durante o transporte.

 

Redação SuperHiper.


Veja também

Grupo Muffato inaugura nova loja e chega a 100 unidades

Na capital paulista, Max Atacadista Interlagos marca avanço na expansão e consolida marca no varejo Na &u...

Veja mais
Oseias Andrade é o novo diretor comercial e de marketing da Linea Alimentos

Executivo tem como desafio implementar uma liderança estratégica para impulsionar o sucesso comercial e fo...

Veja mais
Supermercado do Frade promove iniciativa em prol da sustentabilidade

Empresa incentiva uma nova experiência de compras com sacolas compartilhadas   O Supermercado do Frade, loc...

Veja mais
Amigão Supermercados inaugura loja em Andradina (SP)

Nova loja tem 7,6 mil m² e está gerando cerca de 180 empregos para a região O Amigão Superm...

Veja mais
UniSuper lança rede associativa para desenvolver supermercados de bairro

Rede ProSuper já nasce com sete associados e 11 lojas; meta é chegar a 40 unidades em dois anos   F...

Veja mais
Florianópolis recebe primeira loja do Sam’s Club

Clube de compras oferece produtos importados de diversos países, além de outros diferenciais, como a marca...

Veja mais
Loja física é imbatível na apresentação de novidades para clientes

Estudo mostra que crescimento do varejo online não tira espaço do ponto de venda na descoberta de produtos...

Veja mais
Comercial Zaffari realiza a formatura da 30ª turma do Projeto João Zaffari

O projeto iniciado em 2006 já formou mais de 360 jovens para o mercado de trabalho   Na última ter&...

Veja mais
Rede Supermarket inaugura loja conceito na Barra da Tijuca

Unidade trará novas formas de atendimento, experiências sensoriais, tecnologia e collab de moda   A ...

Veja mais