Ebitda da Cencosud Brasil cresce 5,1% no 2T22 sobre 2T21

Leia em 4min 50s

Entrar em SP com a aquisição do Giga Atacado foi o marco no período, quando as vendas cresceram 7,7% no geral e 6,5% nas mesmas lojas, revela balanço publicado pela multinacional

 

 

Ebitda da Ceconsud Brasil cresceu 5,1% atingindo R$ 138,6 milhões 2T22 contra R$ 131,9 milhões no 2T21. A margem Ebitda foi de 6,3% comparado a 6,5% no mesmo período do ano anterior. A redução na margem deveu-se em grande parte pelo aumento na PDD referente a joint venture na operação com cartão de crédito, em função do crescimento na inadimplência observada no mercado com um todo.

 

“O 2° trimestre foi marcado por uma importante conquista, nossa chegada ao mercado de São Paulo, o maior e mais importante da América Latina, por meio da aquisição do Giga Atacado, uma empresa forte, simples e com muita experiência no segmento que mais cresce entre negócios varejistas no Brasil. Estamos celebrando o momento e trabalhando para honrar essa grande oportunidade, cientes da nossa responsabilidade e dos desafios que assumimos para seguirmos crescendo de forma sustentável”, revela Sebastián Dario Los, Diretor-Presidente.

 

receita líquida consolidada foi R$ 2,2 bilhões no 2T22 com aumento de +7,7% quando comparado ao mesmo período do ano anterior (R$ 2,0 bilhões). Apesar dos efeitos na queda poder de compra e a redução no auxílio emergencial do Governo, as vendas apresentaram crescimento no período refletindo em parte a inflação de alimentos. As vendas mesmas lojas tiveram aumento de +6,5% quando comparado ao 2T21, impulsionada pelos formatos de Cash & Carry e Varejo. O canal digital também teve uma contribuição para as vendas mesmas lojas no trimestre, com crescimento de 65,4% sobre o mesmo período do ano anterior.

 

receita líquida no Varejo alcançou R$ 1,8 bilhão no 2T22, com aumento de +4,8% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento é devido a performance dos setores de alimentos com 7,7% de crescimento e do não alimentos que vem evoluindo e apresentou um aumento de 0,2%. As vendas das lojas migradas para o Atacado representavam 1,8% das vendas do Varejo. No período, as vendas mesmas lojas foi de +4,1% comparado ao 2T21 (-3,7% no 2T21 sobre 2T20).

 

receita líquida do Atacado atingiu R$ 402,5 milhões no 2T22, com crescimento de +23,1% sobre o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento continua sendo justificado principalmente pelo desempenho das 29 lojas migradas de Varejo para Atacado em 2021 e 2022. O crescimento nas vendas mesmas lojas foi de +12,3% sobre o 2T21 (+5,2% em 2T21 versus 2T20), devido a performance nos setores de alimentos, além do aumento no ticket médio.

 

Lucro Bruto no 2T22 foi de R$ 485,4 milhões comparado a R$ 441,3 milhões no 2T21, o que representou um crescimento de +10,0%. No trimestre, a margem bruta cresceu 0,5 pp sobre o 2T21 atingindo 22,2% comparado a 21,7% no 2T21. A melhora na margem reflete os Press Release – Segundo Trimestre 2022 11 esforços da companhia pelo equilíbrio entre os aumentos pela inflação, as negociações com os fornecedores e o repasse parcial aos preços.

 

 

Evolução Marcas Próprias

 

Ao final de junho, o portfólio de marcas próprias atingiu 1.076 SKU´s, 28,9% acima do mesmo período do ano anterior (835 SKU´s), com participação de 2,7% da receita líquida (3,2% da receita de Alimentos), sendo superior em 0,2 pp sobre o 2T21. Dessa forma, a receita líquida cresceu 17,6% no 2T22, quando comparado ao 2T21. No acumulado do ano, o crescimento foi de 16,2%.

 

No trimestre, as bandeiras Prezunic e Bretas apresentaram aumento expressivo no portfólio de produtos com marcas próprias, principalmente no setor de alimentos nas categorias de mercearia seca, mercearia salgada, no setor de hidratação e limpeza da casa (hipel). As marcas Jumbo (PET) e Zeukid (higiene infantil) continuaram crescendo. No GBarbosa houve o lançamento de acessórios para animais de estimação com a marca Jumbo.

 

As Despesas com Vendas no 2T22 foram de R$ 272,5 milhões, com um aumento de +5,8% sobre o 2T21 (R$ 257,5 milhões). Como percentual da receita, as despesas representaram 12,4% versus 12,7% no 2T21, com redução de 0,3 pp. Essa melhora deveu-se aos planos de eficiência e produtividade afim de minimizar os efeitos da inflação sobre os gastos.

 

As Despesas Gerais e Administrativas no 2T22 foram de R$ 156,4 milhões, um aumento de 44,9% quando comparado ao 2T21 (R$ 107,9 milhões). A participação na receita líquida, foi 7,1% contra 5,3% no 2T21. O incremento no trimestre reflete principalmente a revisões nas taxas de depreciação ocorrida no 2T21.

 

Resultado Financeiro líquido no 2T22 foi negativo em R$ -130,9 milhões comparado a R$ -51,7 milhões no 2T21. A variação decorre do aumento na taxa de juros que afetou operações bancárias de antecipação de recebíveis, juros passivos de arrendamento, ajuste a valor presente e renegociações de prazos com fornecedores.

 

Resultado líquido no 2T22 foi negativo em R$ -82,0 milhões versus R$ +35,0 milhões no mesmo período de 2021.

 

Lojas: foram abertas 3 no trimestre, encerrando junho com 360 lojas, sendo 322 no formato Varejo e 38 no Atacado. No mesmo período, foram inauguradas duas lojas migradas do GBarbosa para o Mercantil Atacado.

 

Aquisição:  em maio de 2022 do Grupo Giga, que adicionou 10 lojas e um Centro de Distribuição, com a entrada no mercado de São Paulo no formato de Atacado. A conclusão da aquisição se deu em 1º de julho.

 

Redaçaõ SuperHiper 


Veja também

Prezunic promove adoção de cães e gatos no Rio e Niterói

Ação é realizada em conjunto com instituições parceiras O número de c&atil...

Veja mais
Via cresce baseada em omnicanalidade no 2T22

Dados publicados revelam oitavo trimestre consecutivo de lucro operacional pela companhia , dona das Casas Bahia, Ponto ...

Veja mais
Grupo Mateus anuncia novo CEO após balanço trimestral positivo

Jesuíno Martins Borges Filho, que ocupava o cargo de diretor comercial e de operações, assume a pos...

Veja mais
Grupo Mateus atinge receita de 2,9 bi no 2T22 só com os atacarejos, 47,5% a mais que 2021

O atacarejo registrou mais um trimestre de forte crescimento, com uma receita total de R$ 2,9 bilhões, 47,5% a ma...

Veja mais
Em celebração ao Dia dos Pais, Prezunic oferece 50% de desconto em cervejas especiais e sorteia geladeiras exclusivas

Venda de cerveja cresceu 15% na rede carioca no 1º trimestre de 2022   Celebrado no próximo domingo, ...

Veja mais
Top 4 da ABRAS acelera expansão no Ceará

Projeto de inaugurar muitas lojas na região ganha força com a implantação de um CD na &aacut...

Veja mais
Grupo comemora performance com distribuição de PPR aos colaboradores

Entrega do bônus pela administração tem o objetivo de compartilhar o sucesso da rede que não ...

Veja mais
GPA lança seção inédita em nova loja do Nordeste

Rede entrega ao público espaço voltado às indulgências do lar, segmento fomentado nos dois &u...

Veja mais
Ampla movimentação de grupos varejistas com atacarejos no RS

Só neste semestre, a Comercial Zaffari vai inaugurar 3 lojas. Outras redes cruzam divisas e também se inst...

Veja mais