Via cresce baseada em omnicanalidade no 2T22

Leia em 3min 20s

Dados publicados revelam oitavo trimestre consecutivo de lucro operacional pela companhia , dona das Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br

 

A Via dona das redes Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, apresentou o relatório de resultados do segundo trimestre de 2022, que mostrou que a empresa segue, pelo oitavo trimestre consecutivo, registrando lucro líquido operacional. O grande destaque do documento são os efeitos da estratégia de omnicanal, ou seja, a convergência das vendas em canais físicos e online.

 

Neste trimestre, a empresa atingiu a marca de 28 milhões de clientes – um aumento de 4,4% frente ao mesmo período do ano passado – e GMV total de R$ 11 bilhões. A companhia anunciou também que atingiu o breakeven da operação de marketplace, com receita de R$ 177 milhões, 143 mil sellers e 53 milhões de itens.

 

A cauda longa já representa dois terços dos pedidos, com crescimento de 79% em relação ao ano passado. O EBITDA atingiu R$ 748 milhões, crescimento de 54% se comparado ao mesmo período do ano passado. O lucro operacional, registrado pelo oitavo trimestre consecutivo, foi de R$ 16 milhões. A margem bruta ficou em 31,4%.

 

A companhia hoje contabiliza 22 mil vendedores online, cujas vendas, neste trimestre, representaram R$ 1,6 bilhão, ou 31,6% do GMV da venda online. No 3P, o vendedor online foi responsável por 22% do GMV e, no 1P, atingiu participação ainda maior: 35% do GMV.

 

Nesse trimestre, foram inauguradas 10 lojas físicas em cidades das regiões Norte, Nordeste e Sul que ainda não tinham presença das marcas do grupo. No primeiro semestre de 2022, são 32 novas lojas.

 

As entregas do marketplace realizadas pela plataforma de soluções logísticas da Via, o Envvias, saíram de 5% no 2T21 para 30% no 2T22 e a companhia antecipa que, em julho, esse percentual já chegou a 37%. O fulfillment, recém-lançado após a aquisição da logtech CNT, já representa 16% do Envvias.

 

O crediário da Via atingiu R$ 5,6 bilhões, avanço de 18% frente ao ano passado, com inadimplência saudável e estável. Nas vendas dos produtos 1P, o crediário digital cresceu 2,4 vezes em relação ao ano anterior. No 3P, para o qual o crediário digital foi lançado no fim de 2021, a solução já representa 2,2% das vendas.

 

Já o empréstimo pessoal, em seu primeiro ano, atingiu a marca de R$ 329 milhões concedidos e mais de 190 mil contratos. A perda sobre a carteira encerrou o 2º trimestre em 4,7%, estável se avaliado ano a ano e na sazonalidade do período.

 

O banQi, carteira digital da Via, ultrapassou a marca de 5,4 milhões de contas e registrou TPV d R$ 3,7 bilhões.

O segundo trimestre foi encerrado com o caixa de R$ 4,3 bilhões, incluindo recebíveis de cartões e outros créditos, enquanto a dívida ficou em R$ 3,8 bilhões, com 65% dos vencimentos no longo prazo ante 26% no mesmo trimestre do ano anterior.

 

O indicador de alavancagem financeira medido pelo caixa líquido/EBITDA ajustado dos últimos 12 meses ficou em 0,3x e a empresa reforça que possui uma posição saudável de estrutura de capital, com índices de alavancagem em patamares inferiores aos seus covenants financeiros.

 

No segundo trimestre, foram gerados R$ 591 milhões de caixa operacional e o fluxo de investimento foi de R$ 138 milhões, destinados principalmente para tecnologia e a abertura das 10 novas lojas.

 

Nos últimos três anos, período em que a administração atual está à frente da Via, as vendas online saíram de 19% para 50% do GMV. Já a base de sellers aumentou em 29 vezes e o oferecimento de sortimento foi ampliado de 2 milhões para 53 milhões em estoque.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Prezunic promove adoção de cães e gatos no Rio e Niterói

Ação é realizada em conjunto com instituições parceiras O número de c&atil...

Veja mais
Ebitda da Cencosud Brasil cresce 5,1% no 2T22 sobre 2T21

Entrar em SP com a aquisição do Giga Atacado foi o marco no período, quando as vendas cresceram 7,7...

Veja mais
Grupo Mateus anuncia novo CEO após balanço trimestral positivo

Jesuíno Martins Borges Filho, que ocupava o cargo de diretor comercial e de operações, assume a pos...

Veja mais
Grupo Mateus atinge receita de 2,9 bi no 2T22 só com os atacarejos, 47,5% a mais que 2021

O atacarejo registrou mais um trimestre de forte crescimento, com uma receita total de R$ 2,9 bilhões, 47,5% a ma...

Veja mais
Em celebração ao Dia dos Pais, Prezunic oferece 50% de desconto em cervejas especiais e sorteia geladeiras exclusivas

Venda de cerveja cresceu 15% na rede carioca no 1º trimestre de 2022   Celebrado no próximo domingo, ...

Veja mais
Top 4 da ABRAS acelera expansão no Ceará

Projeto de inaugurar muitas lojas na região ganha força com a implantação de um CD na &aacut...

Veja mais
Grupo comemora performance com distribuição de PPR aos colaboradores

Entrega do bônus pela administração tem o objetivo de compartilhar o sucesso da rede que não ...

Veja mais
GPA lança seção inédita em nova loja do Nordeste

Rede entrega ao público espaço voltado às indulgências do lar, segmento fomentado nos dois &u...

Veja mais
Ampla movimentação de grupos varejistas com atacarejos no RS

Só neste semestre, a Comercial Zaffari vai inaugurar 3 lojas. Outras redes cruzam divisas e também se inst...

Veja mais