Muffato e Prezunic adotam “GC” para salgadinhos e vendas disparam

Leia em 4min 40s

Gestores dos cases de sucesso da PepsiCo enumeram as vantagens da parceria e da ferramenta para o PDV

 

*Oferecido por PepsiCo

 

O consumo de salgadinhos cresce a cada dia na rotina dos brasileiros, entre todos os públicos e faixas sociais (19,1% Fonte: Nielsen Scantrack 2020vs 2021 total mercado salgadinhos). Levantamento da Euromonitor mostra que a categoria atinge cifras perto de R$ 15 bilhões de faturamento anual.

 

Está provado que essa categoria é consumida por impulso em aproximadamente 60% das vezes (FONTE: PESQUISA DE SHOPPER SALGADINHOS 2016 | MC15), sem prévia programação de compra nos PDVs. Diante disso, expor a categoria em todo perímetro da loja com o sortimento adequado, resultam em ações certeiras para aumentar o sell out, elevar o ticket médio e contribuir com maior rentabilidade.

 

O método mais assertivo para chegar a esse denominador comum favorável às duas pontas, indústria e varejo, é através do Gerenciamento por Categoria (GC).

 

Companhia líder mundial de mercado com marcas como LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES® e CHEETOS®, a PepsiCo realiza esse serviço ajudando o setor de Varejo de Alimentos a suprir os desejos e necessidades do shopper em todos os formatos de loja e canais digitais.

 

Supermercados, mercearias, lojas de vizinhança ou conveniência que adotam o Gerenciamento por Categorias detém maior crescimento da categoria com um sortimento adequado e uma exposição ideal dos produtos. Assim, o cliente fica cara a cara com suas indulgências e desejos, favorecendo a compra por impulso, gerando muito mais benefícios à toda cadeia e ampliando sensivelmente os índices de satisfação com o PDV, independentemente do formato.

 

Principais varejos que adotaram o GC já comprovaram que a categoria de Salgadinhos é perfeita para sua estratégia de crescimento, devido a rotatividade e alta rentabilidade que entrega ao setor de Varejo de Alimentos.

 

Destacamos aqui a experiência de dois importantes grupos regionais de supermercados que implementaram o GC em salgadinhos com apoio da PepsiCo.

 

 “O papel da indústria é muito importante para nos ajudar a desenvolver a categoria. A inteligência do fabricante no produto e conhecimento do shopper tem papel fundamental na categorização e na organização da loja para facilitar a navegação do shopper”

Adilson Corrêa, Gerente Comercial Geral do Grupo Muffato

 

Muffato

 

Ticket médio crescente com gôndolas mais atraentes

Há quase duas décadas, o grupo Muffato investe em Gerenciamento por Categorias, onde periodicamente promove atualizações e revisões de planogramas com toda a cadeia.

 

Diante sua importância monetária com bons lucros frente ao alto valor agregado, a categoria de salgadinhos permanece sempre na dianteira dos projetos da rede paranaense. No trabalho a quatro mãos com a PepsiCo, todas as lojas passaram por revisões e tiveram seus planos minuciosamente ajustados. Há casos de filiais que receberam projetos de ponta com ambientação de 360.

 

Para Adilson Corrêa, Gerente Comercial Geral do Grupo Muffato, a organização do setor facilitou muito o acesso e navegação do cliente. Óbvio que os resultados do GC repercutiram diretamente nas vendas. “Conseguimos trabalhar de acordo com o cluster. O novo layout nos proporcionou incremento nas vendas e aumento do ticket médio”, comemora.

 

A fim de que a roda virtuosa não pare, se faz necessário, o maior entrosamento da indústria com o varejo, com a troca de informações detalhadas de análise de desempenho da categoria, inovações e tendências.

 

A PepsiCo é um dos nossos principais parceiros de GC quando falamos de imparcialidade, entregainsights, resultado e inteligência da categoriaEstamos satisfeitos com o atendimento e a agilidade para resolver as solicitações”, destaca Adilson Corrêa.

 

Prezunic

 

Nova exposição agregou valor ao crescimento da categoria

 

Ao adotar o GC em seus pontos de venda no Rio de Janeiro, a rede Prezunic prioriza quem mais interessa: o shopper. Para tanto, o entrosamento entre todos os setores da loja é vital para que o cliente saia satisfeito. Daí a necessidade de envolver as áreas Comercial, Pricing, Abastecimento e Operações para incrementar as vendas com o objetivo de atender as expectativas do que o cliente procura em meio as tendências, com foco na rentabilidade e estratégia do negócio.

 

No Prezunic, o GC entrega um sortimento personalizado cada público e perfil de consumidor, além de layouts e exposições fluidas e intuitivas, mediante categoria, marca ou segmento.

 

É importante destacar que o melhor abastecimento leva a definição de estoques mínimos, vital nos dias de hoje. Resultado: cliente e feliz e satisfeito com a experiência no PDV.

 

No chão de loja do Prezunic, o sortimento de salgadinhos foi otimizado, inclusive com uma redefinição na organização do corredor. Movimentar os alimentos de maior procura para o final do fluxo, colocando na entrada os segmentos mais rentáveis e com menor giro foi uma das mudanças muito aprovada. Para a rede, isso evita que os produtos com boa margem se percam.

 

Dentro dos novos planogramas, os lançamentos ganharam maior rentabilidade, até mesmo para a marca própria Prezunic na subcategoria de Batata Tubo. 

 

Adotar o GC em parceria com a PepsiCo viabilizou o novo olhar do cliente para cada uma das opções oferecidas. Saldo Positivo, com giro rápido, estoques menores e maior lucro. 

 

Entre em contato com a PepsiCo para saber mais: https://pepsico.com.br/

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Rede de supermercado em ‘batalha contra inflação’

Grupo varejista intensifica negociações e promete repassar desconto integral no fim do mês   ...

Veja mais
Atacadão anuncia emissão de R$ 1,5 bi em debêntures

Na sequência, haverá uma oferta pública de certificados de recebíveis do agronegócio (...

Veja mais
Dobrar de tamanho em 7 anos com 23 novas lojas

Projeto ambicioso está em curso em vários estados do país por um dos maiores grupos de Varejo Alime...

Veja mais
Inverno mantém setor de vinhos aquecido no supermercado

Prezunic promove degustações e apresenta novos rótulos   O frio costuma esquentar a venda de...

Veja mais
Rede catarinense lança nova geração de lojas

O autosserviço na padaria é o destaque desse novo formato do grupo que completa 48 anos   O Superme...

Veja mais
Mateus avança em Alagoas e abre dois atacarejos no mesmo dia

A rede gera com as duas unidades 750 vagas de emprego, com prioridade para moradores da capital alagoana   Macei&...

Veja mais
Em promoção, atacarejo vende produtos a preço de custo

Rede faz a promoção, uma vez por mês, para muitos itens da cesta básica   Em promo&cce...

Veja mais
GPA vai retomar o arroz com feijão para recuperar as vendas

Em teleconferência aos acionistas, o CEO Marcelo Pimentel detalhou as dores que o Grupo enfrenta   O GPA pr...

Veja mais
Imperatriz comemora 48 anos com sorteio de 816 prêmios e promoções especiais

A rede de supermercados Imperatriz inicia nesta sexta-feira (29) a comemoração de seus 48 anos com uma cam...

Veja mais