Cencosud, controladora da Cencosud Brasil, adquire 67% do The Fresh Market Holdings, Inc.; em parceria com a Apollo nos Estados Unidos

Leia em 7min 10s

·       The Fresh Market é um supermercado de especialidades premium que oferece uma variedade de produtos frescos de alta qualidade e refeições prontas em suas lojas.

 

·       A empresa é avaliada em US$ 1, 568 bilhão, equivalente a um múltiplo de 8.0x EBITDA ajustado para 2021.

 

·       Cencosud investirá US$ 676 milhões por uma participação de 67%.

 

Cencosud (BCS: CENCOSUD), um dos líderes varejistas da América do Sul com operações no Chile, Argentina, Brasil, Peru e Colômbia, anunciou hoje que firmou um acordo definitivo com Apollo Global Management, Inc. (NYSE: APO) para adquirir 67% de participação do The Fresh Market Holdings, Inc. (doravante «The Fresh Market» ou «Companhia»), uma empresa de produtos especializados premium do setor de varejo alimentar dos Estados Unidos. Os atuais acionistas, incluindo Apollo, a família Berry e a administração da Companhia, manterão uma participação minoritária no The Fresh Market. 

 

The Fresh Market é uma rede de supermercados fundada em 1982, com sede em Greensboro, Carolina do Norte. A Companhia tem 160 lojas (100% arrendadas) em 22 estados, com uma área de vendas média de aproximadamente 1.950 m².

 

The Fresh Market sempre se comprometeu com seus valores originais, que são proporcionar aos clientes alimentos inspiradores e frescos para que sua alimentação diária seja extraordinária. A companhia é o lugar ideal para quem busca produtos únicos e de excelente qualidade, feitos à mão, pratos preparados como em um restaurante, assados de primeira qualidade, flores frescas, carnes cortadas na hora, além de itens cuidadosamente selecionados para festividades e ocasiões especiais.

 

Prêmios e reconhecimentos:

 

·       The Fresh Market foi reconhecido pelo USA Today’s 10 Best Readers' Choice em 2021 e 2022 como o # 1 na categoria “Best supermarket” (melhor supermercado) nos Estados Unidos.

·       Newsweek e Statista certificaram The Fresh Market como o # 5 pelo melhor atendimento ao cliente entre os supermercados dos Estados Unidos em 2020.

·       Winsight Grocery Business destacou The Fresh Market como um dos 10 principais inovadores no setor de varejo de alimentos;

·       Newsweek também classificou The Fresh Market como um dos cinco varejistas de supermercado mais confiáveis em alimentos gourmet e orgânicos naturais.

 

Com esta transação, Cencosud amplia sua diversificação geográfica com aproximadamente 12% da receita proforma advinda dos Estados Unidos, um mercado tradicionalmente defensivo com uma moeda estável. Esta parceria também proporciona à Cencosud acesso ao mercado estadounidense onde existe uma profundidade muito maior no mercado de capitais. Além disso, Cencosud poderá aproveitar as melhores práticas de The Fresh Market em seus negócios latinoamericanos ajudando a impulsionar uma maior rentabilidade e eficiência. O Conselho de Administração do The Fresh Market (no qual Cencosud terá representação majoritária), e sua atual equipe de gestão contam com uma vasta experiência na indústria varejista estadounidense. Esta gestão continuará liderando o negócio, e os acionistas existentes continuarão tendo uma participação na Companhia, contribuindo assim para manter o êxito do The Fresh Market e sua forte governança corporativa.

 

The Fresh Market reportou receita de US$ 1,933 bilhão em 2021, com um EBITDA ajustado de US$ 196 milhões e uma margem EBITDA de 10,2%. O faturamento é composto por aproximadamente 70% de perecíveis (em comparação aos 35% dos supermercados tradicionais), com uma proposta centrada em produtos frescos que ajudam a impulsionar um sólido desempenho de margem EBITDA, e cerca de 15% de pratos prontos, elemento chave para o crescimento e rentabilidade.

 

Detalhes da transação:

 

A Cencosud concordou em investir US$ 676 milhões na compra da participação do The Fresh Market por meio da combinação de uso de capital primário e secundário. Como resultado da transação, Cencosud adquirirá uma participação de 67% do The Fresh Market, e os acionistas atuais terão os 33% restantes. Nesse sentido, o valor de US$ 265 milhões irá para caixa do The Fresh Market, reduzindo a alavancagem líquida da Companhia para 2.7x EBITDA.

 

Cencosud financiará o investimento principalmente com seu fluxo de caixa. Após a conclusão da transação, a alavancagem bruta de Cencosud será de aproximadamente 3.1x e a dívida de The Fresh Market será refinanciada para melhorar sua estrutura de capital a partir de uma perspectiva de extensão de vencimentos e taxa de juros.

 

Heike Paulmann, Presidente do Conselho de Cencosud, afirmou: "É um grande passo para Cencosud ingressar nos Estados Unidos, alinhado à nossa estratégia de diversificação. Estou segura de que será uma grande experiência e muito rentável para ambas as empresas. Vamos, The Fresh Market! Vamos, Cencosud!"

 

Matías Videla, CEO da Cencosud, destacou: "The Fresh Market é um dos melhores supermercados dos Estados Unidos, amplamente reconhecido por especialistas do mercado e pelos consumidores, dada sua cultura centrada no cliente, excelência em produtos frescos e experiência de compra memorável em suas lojas. Esta proposta de valor única é o resultado de uma estratégia executada com sucesso e com o compromisso de uma equipe de executivos experientes liderados por Jason e Andy.  Estamos muito felizes de realizar nosso primeiro investimento no mercado norte-americano por meio de uma parceria com uma empresa de prestígio como a Apollo Global Management, com ampla experiência no mercado varejista. Nosso time está bastante entusiasmado em trabalharmos juntos para acelerar o crescimento e o valor da empresa"

 

O parceiro Apollo, Andrew Jhawar, comentou: "The Fresh Market teve o maior crescimento de vendas nos últimos dois anos em relação aos seus pares, e estamos muito animados para entrar em uma próxima fase junto com a Cencosud, um dos melhores varejistas da América do Sul.  Olhando para o futuro, a Companhia tem uma grande oportunidade de crescimento orgânico que pode ser acelerada com o investimento da Cencosud, e esperamos trabalhar diretamente com Heike, Matías e a equipe da Cencosud para ajudar a impulsionar a criação contínua de valor do The Fresh Market".

 

Jason Potter, Diretor Presidente do The Fresh Market, acrescentou: "Cencosud demonstrou que é um varejista de classe mundial com margens excepcionais, e esperamos compartilhar as melhores práticas em todos os nossos negócios. The Fresh Market teve um forte impulso financeiro nos últimos anos, e esta parceria com a Cencosud permitirá à empresa capturar uma maior participação de mercado à medida que expandimos nossa presença no mercado principal tanto do sudeste dos Estados Unidos como em outras regiões. Toda nossa equipe espera ansiosamente pela parceria com a família Paulmann, Matías e o time Cencosud".

 

Sobre Cencosud:

 

Cencosud é um dos maiores e mais prestigiados conglomerados varejistas multimarcas da América Latina, com operações na Argentina, Brasil, Chile, Peru e Colômbia. O grupo opera um portfólio diversificado de segmentos de varejo que inclui 915 supermercados, 108 lojas de melhoramentos do lar e construção, 49 lojas de departamento e 67 centros comerciais. Cencosud foi fundada em 1976 com o primeiro supermercado Jumbo no Chile e hoje emprega mais de 115.000 colaboradores. Desde 2004, o grupo está listado na Bolsa de Valores de Santiago (SNSE:CENCOSUD).

 

Sobre Apollo:

 

Apollo é um gestor global de ativos alternativos de alto crescimento. Em nosso negócio de gestão de ativos, buscamos proporcionar a nossos clientes um rendimento extra em cada ponto ao longo da curva de risco-retorno, do grau de investimento ao capital privado, com foco em três estratégias de investimento: rendimento, híbrido e capital. Em mais de décadas, nossa experiência em investimentos, através de nossa plataforma totalmente integrada, tem atendido às necessidades de retorno financeiro de nossos clientes e proporcionado às empresas soluções de capital inovadoras para o crescimento. Por meio de Athene, nosso negócio de serviços de aposentadoria, nos especializamos em ajudar os clientes a alcançarem a segurança financeira ao proporcionar um conjunto de produtos de poupança de aposentadoria e atuar como provedores de soluções para instituições. Nossa abordagem paciente, criativa e com conhecimento do investimento está alinhada aos nossos clientes, às empresas que investimos, nossos empregados e às comunidades onde atuamos, para ampliar as oportunidades e conquistar resultados positivos. Em 31 de março de 2022, Apollo tinha aproximadamente US$ 513 bilhões em ativos sob gestão. Para mais informações, visite www.apollo.com.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cencosud


Veja também

Lopes Supermercados lança novo aplicativo Clube Lopes

       App de vantagens será relançado com novo layout e novas funcionalidades. Novo C...

Veja mais
No Canadá, Walmart aposta em wearables na logística

Varejista adota tecnologia para agilizar processos de separação e envio de pedidos online   *Renato...

Veja mais
Muffato sofistica negócio com loja gourmet

Inauguração acontece nesta quarta-feira; Novo espaço tem arquitetura aconchegante e exposiç&...

Veja mais
Mateus quer vender os imóveis para fazer caixa

No 1T22, grupo cresceu 29% em número de lojas e em teleconferência, empresário Ilson Mateus mostrou ...

Veja mais
Conheça detalhes do balanço trimestral do Assaí

No período, grupo abriu cinco novas lojas, constrói sete unidades e inicia a conversão de 40 pontos...

Veja mais
Mateus reforça expansão robusta para o ano

Companhia divulga balanço do primeiro trimestre com a abertura de 16 novas lojas   O Grupo Mateus registro...

Veja mais
À médio prazo, rede quer dobrar número de lojas

Grupo quer acelerar os negócios fidelizando um número maior de clientes com táticas modernas de ges...

Veja mais
Em pouco tempo, Assaí somará 10 lojas em pontos privilegiados no Ne

Expansão da rede se dá com a entrega de uma unidade no Centro de capital baiana   Com uma localiza&...

Veja mais
Confiança Supermercados lança campanha de Dia das Mães

A rede irá presentear as mamães que tiverem seus filhos em maio de 2022 com um kit de recém nascido...

Veja mais