Grupo Mateus vai inaugurar uma loja por semana até o Carnaval e prepara um novo formato de negócio

Leia em 5min

Em entrevista exclusiva à SuperHiper, Head de RI, Marcelo Korber disse que a médio prazo ainda tem muita onda para surfar com atacarejos nas novas regionais do Nordeste     

                                                                                        

 

O trabalho é árduo para toda a equipe do grupo Mateus que quer inaugurar uma loja por semana até o Carnaval que cai na virada de fevereiro para março. A rede que se destacou por somar quase 200 lojas nos estados do Norte e Nordeste do país está bem animada com as novas regionais abertas recentemente na Bahia e em Pernambuco.

 

Serão inauguradas até o Natal lojas da Camiño em Itinga-MA e Dom Eliseu-PA. O Supermercado Mateus vai estrear em Canaã dos Carajás-PA e em Estreito-MA.  O Mix Atacarejo e o Eletro Mateus abrirão suas portas em Bragança-PA.

 

Bem otimista, o Head de Relações com Investidores do grupo Mateus falou com exclusividade à SuperHiper nesta quinta-feira. O executivo Marcelo Korber disse que já bateu a meta de abertura do número de lojas em 2021 e para 2022, citou que será maior, porém não quantificou.

 

Sobre o biênio da pandemia, citou que 2020 foi bem desafiador com crescimento e ganho de rentabilidade, super relevante. Em 2021, apesar do crescimento num ritmo menos acelerado, fechou os segundo e terceiro trimestres com faturamento positivo de 2% para as mesmas lojas. Detalhe: a rede previa queda de até 5% no período.

 

Multicanalidade

 

Ciente de que o modelo atacarejo chegará à maturidade daqui a alguns anos, a rede já se prepara para um novo formato. O objetivo é fornecer a experiência do super e ao mesmo tempo o mix mais enxuto do atacarejo para transformadores e comerciantes locais, antecipou o Head de RI da companhia. Segundo ele, esse modelo se adequa às cidades pequenas e médias, onde as grandes redes não chegam.

 

A loja-piloto, ainda sem bandeira definida, será testada dentro da Camiño Supermercados a ser inaugurada nesta sexta-feira. O super híbrido, como tem sido chamado no grupo, é um supermercado com todos os serviços de padaria, açougue, peixaria que atende às famílias e ao lado, com entrada pelo interior da loja, uma passagem para um atacarejo mais simples, bem menor e com skus de maior giro. Como a concorrência é baixíssima nessas regiões, as lojas tendem a se tornar o shopping center da cidade. Até março, serão abertas outras duas lojas com o formato que se vislumbra para o futuro.

 

Eventualmente, o novo formato poderá ser aberto em conjunto com o Eletro Mateus – marca do grupo que comercializa eletrodomésticos, linha branca e móveis. Se o terreno comportar e a cidade justificar o negócio, por que não os agrupar?

 

Com logística própria e centros de distribuição em três Estados, o Mateus domina as estradas do Norte e Nordeste e fomenta a multicanalidade com rotas inteligentes, aproveitamento e economia do transporte que vai de um ponto a outro e no caminho abastece modelos distintos de Varejo de Alimentos e Eletro.

 

 

Maré do Atacarejo

 

“As lojas que forem abertas em até 5 anos, na nossa cabeça, são lojas que vão performar e ter retorno com formato dominante. Ainda tem espaço para crescer e ganhar share em relação a outros espaços do varejo. Isso está muito claro, mas ela tem um limite. O formato de atacarejo é genial, funciona muito bem, temos nossas particularidades que tornam o nosso atacarejo muito diferente e na nossa opinião, muito melhor, com a colocação dos serviços em nossas lojas – padaria, açougue, peixaria. Assim, a gente quer sim surfar essa onda nesse período com as novas regionais do Nordeste ( BA, PE, AL, RN). Tem muito espaço para surfar o atacarejo, complementou o executivo”.

 

Olhando para frente, o Head do Grupo Mateus vê o formato cash and carry se esgotar. “Não há mais espaço para tantos, você vai ter colocações pontuais aqui ou aí …. o modelo demanda funcionários, logística com 5 mil m² de vendas. Na nossa expectativa, vai ser mais complicado abrir uma loja de atacarejo e conseguir ter mercado suficiente para justificar o volume que você precisa”, conclui Korber. Visualizando o cenário, enxerga atacarejos menores nos próximos lançamentos.

 

 

IPO na B3

 

Um ano após se lançar na Bolsa de Valores, B3, a Squadra Investimentos comprou 110 milhões de ações ordinárias do Grupo Mateus e hoje é o principal acionista com mais de 5% do capital da companhia.

 

O executivo chamou atenção para o fato de investidores Pessoa Física somarem 70 mil pessoas, “um número muito representativo em relação aos pares e concorrentes, de longe é a empresa com mais investidores com CPF do segmento no mercado”.

 

Colocar o Mateus na B3 ajudou a tornar a empresa mais conhecida no Eixo Rio-SP, região Sudeste do Brasil, porém o trabalho ainda é muito grande, há muito por fazer para captar investidores nacionais e estrangeiros.

Na próxima década, não está descartada a expansão para outras regiões como a vizinha Centro-Oeste.

 

Tamanho e SKU’s por bandeira

 

Camiño

– 1.400 m² (área de venda)

– 8 mil SKU’s

 

Super Híbrido

– 2.400 m² (área de venda)

– 12 mil SKU’s

 

Supermercado Mateus

– 1.800 m² (área de venda)

– 12 mil SKU’s

 

Mix Atacarejo

– 4.500m² (área de venda)

– 14 mil SKU’s

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Nasce a Rede Minas Super do Norte, com a união de 14 empresas

Nova associação funciona com parceiros comerciais que atuam em dez municípios   Aumentar o p...

Veja mais
Moderno atacarejo é aberto no Sul do país

Unidade que oferece um mix com 14 mil itens tem no entorno uma galeria de serviços para os clientes   O Ma...

Veja mais
Carrefour abre 23ª loja de cash and carry no RJ

Unidade está instalada na Rodovia RJ- 104, a mais importante da Região dos Lagos   Uma unidade do A...

Veja mais
Black Friday do Prezunic, Clube Day tem descontos de até 50%, cupons de desconto e frete grátis

    Com foco na fidelização, a rede de supermercados Prezunic preparou o Clube Day, aç...

Veja mais
Carrefour valoriza produtores regionais e investe em estações com carregadores elétricos

O Carrefour anunciou o fechamento de parcerias com as startups Local.e e Muda Meu Mundo para aproximar a rede de pequeno...

Veja mais
Pague Menos fecha parceria para expandir agenda sustentável

Foco da empreitada é reduzir a geração de resíduos sólidos para as 31 lojas da rede ...

Veja mais
Grupo inaugura duas lojas e tem projeto para mais dez em 2022

Lojas de Minas Gerais atendem comerciantes, transformadores e famílias no interior do estado   As inaugura...

Veja mais
Assaí Atacadista chega ao Acre com a 1ª loja em Rio Branco

Atacarejo será inaugurado em breve empregando cerca de 300 colaboradores   Quem passa pela BR-364, na altu...

Veja mais
Supernosso abre loja na Pampulha

Grupo planeja expandir as unidades e entrar em novos estados até 2030   O Grupo Supernosso vai inaugurar a...

Veja mais