Vacinado, cliente retoma rotina nas lojas

Leia em 3min

Estudo da GS aponta que o ritmo ainda é lento, por isso o varejo alimentar aproveita para turbinar os programas de fidelização

 

A pesquisa realizada pela GS Ciência do Consumo para o mês de agosto mostrou resultados para supermercados, hipermercados e cash & carry e, pelo segundo mês consecutivo, a frequência dos consumidores nesses canais vem crescendo, devido a reabertura do mercado e à disponibilidade das vacinas contra a COVID-19. Neste mês, o aumento foi de 0,42%, se comparado ao indicador no mesmo período do ano passado.

 

Ainda comparados dados atuais com os de agosto de 2020, observou se que as três categorias em conjunto – supermercados, hipermercados e cash & carry – registraram queda de 1,34% no faturamento. De acordo com o CEO da GS Consumo, Thiago Simonato, “o varejo supermercadista veio, de 2019 para 2020, com alta expressiva no faturamento, entre outros fatores, também por conta da indisponibilidade de outros estabelecimentos na pandemia. Porém, com a reabertura do mercado, os indicadores vêm se estabilizando”.

 

O Índice de Fidelização e Engajamento do Varejo (IFEV), criado pela GS, expressa o aumento das ações focadas em fidelizar clientes nos canais. Os supermercados aparecem com IFEV de 173,9%, o hipermercado registra 114,4% e o cash & carry 66,1%.

 

O ticket médio, por sua vez continua sendo o principal fator de crescimento do setor, atingindo a marca de 25,27%, em relação ao mês do ano passado, com uma leve alta de 1%. Destaca-se que no período, o ticket médio dos clientes fidelizados aumentou em 1,12% e o dos não fidelizados diminuiu 2,30%. Referente aos produtos no carrinho, houve a redução de 16 para 14, decorrente do aumento dos preços em itens básicos da cesta.

Considerando os canais separadamente, o faturamento dos supermercados apresentou alta de 3,39% sobre agosto de 2020, enquanto os do hipermercado e cash & carry decresceram em 1,79% e 8,53%, respectivamente, no mesmo período neste ano. O ticket médio continuou se apresentando positivamente, com o aumento de 4,37% em supermercado e 2,63% em hipermercados. No cash & carry, o indicador diminuiu em 4,24%. Em relação a frequência, houve aumento nos canais cash & carry e hipermercado e, em relação aos supermercados, o indicador mostrou estabilidade com a pequena variação de -0,15%.

 

Todas as categorias atingiram indicadores negativos da quantidade de tickets e quantidade de itens no carrinho, o que é decorrente do aumento substancial no preço médio dos produtos e o que impacta também no faturamento. O cash & carry, local de compras de maior volume, apresentou a maior queda, 11,50%, na quantidade de itens no carrinho.

 

Na pesquisa, a visão top dos 25 produtos presentes no carrinho dos shoppers aponta a variação de cada categoria no ranking de compras no varejo. Em alguns casos, as categorias se reposicionam na participação da compra de acordo com o aumento ou diminuição do preço.

 

Em comparação com agosto de 2020, no mesmo mês deste ano, os produtos básicos da cesta continuam apresentando aumento no preço médio, como ovos, açúcar refinado, óleo e açougue. E como houve pouca movimentação desses itens no ranking, o que é resultado do esforço do shopper de mantê-los na compra de abastecimento, observou-se a perda de posição de outros produtos na lista, como frios, refrigerantes e leite condensado.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Caprichar na exposição de flv traz aumento nas vendas

Pesquisa da Kantar, no Reino Unido, comprova que a exibição nas lojas interfere na alimentaçã...

Veja mais
O que os supermercados podem aprender com o “jeito Amazon” de vender alimentos?

Dados sugerem que empresa está posicionando a bandeira Amazon Fresh para tomar mercado de supermercadistas &ldquo...

Veja mais
Faturamento do Atacadão deve bater nos R$ 100 bi em três anos

Resultado deve vir da inauguração de novas lojas, conversões e comércio eletrônico &n...

Veja mais
Prezunic celebra Semana do Cliente e aniversário de 1 ano do Delivery com ofertas e brindes

Supermercado distribuirá bombons e oferece cupons com desconto de R$ 100   Durante a Semana do Cliente, de...

Veja mais
Assaí tem mais de 3200 vagas de emprego abertas em todo o país

O Assaí Atacadista está com mais de 3.200 vagas de emprego abertas, que incluem 746 oportunidades para atu...

Veja mais
Minuto Pão de Açúcar anuncia expansão de cem lojas em 3 anos

Com self checkouts, as lojas com 6 mil skus podem ter, inclusive, ilhas da Swift com carnes e derivados . As p...

Veja mais
Coop faz parceria com startup para incentivar logística reversa

O Brasil está longe de ser exemplo mundial em reciclagem de materiais, segundo a Associação Brasile...

Veja mais
Sam’s Club inaugura loja em Americana no próximo dia 15

O Sam’s Club abrirá as portas em Americana no próximo dia 15. Pertencente ao Grupo BIG, a unidade fo...

Veja mais
Case de fidelização do D’Avó surpreeende

Especialistas realizam campanha promocional de aniversário e gasto por ticket médio sobe mais de vinte por...

Veja mais