Tempo de promoções

Leia em 4min

Economia, descontos e promoção. Essas foram palavras recorrentes no setor de supermercados em 2009. Para atrair o consumidor, a disputa foi acirradíssima dentro e fora das redes.

 

Levando em consideração a margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, Extra, Carrefour, Bompreço e Guanabara ficaram empatados no Folha Top of Mind. Depois do critério de desempate, ficam em primeiro Extra e Carrefour. O Extra já venceu três vezes, e o Carrefour, 12.

 

Fabiano Ferreira, diretor de marketing do Grupo Pão de Açúcar, que também detém Pão de Açúcar e CompreBem e trocou as bandeiras Jumbo Eletro por Extra há 20 anos, tem uma explicação. "Depois da crise, todo o varejo teve de adotar estratégias de parcelamento, vantagens e um discurso de economia."

 


Diz mais. "Fizemos ofertas agressivas de produtos de alto giro. O Extra também conversa com o público A/B, porque não são apenas as classes C e D que querem economizar."

 

A primeira vez que Extra e Carrefour dividiram o prêmio Top of Mind na categoria supermercado foi em 2001. A dobradinha se repetiu em 2004 e 2009.

 

Setor regionalizado

 

O Carrefour, por sua vez, sempre esteve entre os vencedores do Folha Top of Mind. De 1998 para cá, foi o supermercado mais lembrado por 12 vezes consecutivas.

 
 
Os dois destacam-se nos mesmos segmentos. Entre os mais escolarizados e os que pertencem às classes A/B, o Extra obteve 11% e o Carrefour, 10%; entre os mais ricos, Carrefour foi lembrado por 13% e Extra, por 12%.

 

Nas regiões metropolitanas, ambos tiveram 10% de menções. No Sudeste, o Extra atingiu 10% e o Carrefour, 9%.

 

Cabe aqui um registro de como o setor trabalha suas estratégias de formas regionalizadas. No Nordeste, o Extra (4%) e o Carrefour (2%) não estiveram entre os mais lembrados pelos brasileiros entrevistados. Naquela região, quem liderou foi o Bompreço, citado por 14% dos ouvidos.

 

No Sul, o mais citado foi o Big, que teve 13% das lembranças (o Carrefour conseguiu 2% e o Extra, 1%). Bompreço e Big pertencem ao grupo norte-americano Walmart.

 

Guanabara, rede que atua no Rio e na Baixada Fluminense, obteve 6% de menções na região Sudeste.

 

Campanhas promocionais

 

Com foco em TV e jornal, as ações de comunicação do Extra enfatizaram o slogan ''Mais barato, mais barato, Extra!". A rede de hipermercados investiu na ''Quarta Extra", seu grande dia de promoções, com a promessa: ''Cobrimos a oferta da concorrência diretamente no caixa".

 

O Extra ainda fechou parcerias com a Nissan, a Embratel, a CVC e a Disney. E vem mais por aí: a rede prepara uma ação para tentar, enfim, "destronar" o Carrefour.

 

Em agosto, o Grupo Pão de Açúcar fechou contrato de patrocínio com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), acertando que a bandeira será parceira da seleção até a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.

 

Fabiano Ferreira diz aquilo que todo mundo já sabe: "No Brasil, tudo gira em torno da Copa. Teremos 60 mil produtos à venda relacionados ao evento, de TV LCD a picanha e cerveja. Vamos vestir de verde e amarelo as nossas lojas já em 2009".

 

O Extra foi a primeira rede de supermercados a ter lojas com funcionamento 24 horas, em 1997, prática que se tornou comum e demandada pela população.Também foi pioneiro em lançar uma linha de produtos com marca própria. Em 2007, inaugurou o Extra.com -loja virtual com foco em eletroeletrônicos.

 

O Carrefour também "economizou". ''Desde o final de 2008, por causa da crise, mudamos a nossa linguagem. Nosso slogan passou a ser 'Economiza, Brasil!'", conta Rodrigo Lacerda, diretor de marketing do Grupo Carrefour, que controla o Dia e o Atacadão.

 

A marca francesa, desde 1975 no Brasil, apostou no ''Descontão'', ofertas promocionais oferecidas todos os dias da semana para quem tem o cartão Carrefour.

 

Só para ter uma ideia, atualmente, são 11 milhões de clientes fidelizados, que respondem por 40% das vendas. O Carrefour renovou o contrato com a garota-propaganda Ana Maria Braga até 2010.

   

Top of Mind - Supermercados

 

Carrefour  6%
Extra      6%
Bompreço   4%
Guanabara  3%
Big        2%

 

Veículo: Revista Folha Top of Mind 2009


Veja também

Supermercados vendem mais 6%

As vendas reais no setor supermercadista subiram 6% em setembro deste ano em relação a igual mês de ...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 6%

Alta ocorreu em setembro, em comparação ao mesmo período do ano anterior; acumulado nos primeiros n...

Veja mais
Vendas de energéticos crescem mais de 48% e novos produtos aparecem

Bebidas: Coca-Cola lança marca para ser consumida de dia e Petropólis entra na disputa   Líl...

Veja mais
Supermercados aceleram expansão com vendas em alta

A manutenção do crescimento ascendente no setor supermercadista animou o paraense Grupo Líder a amp...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 4,12%

Alta ocorreu em agosto, em comparação ao mesmo período do ano anterior; acumulado nos primeiros oit...

Veja mais
ABRAS realiza coletiva de imprensa

No dia 29/09 (terça-feira), às 11h, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) realiza...

Veja mais
Compradores saem da Abras com perspectivas de negócios

Os importadores de alimentos que participaram dos encontros com fabricantes brasileiros, em São Paulo, elogiaram ...

Veja mais
Abras discute poder de marca

Hoje, terceiro e último dia da 43ª Convenção da Associação Brasileira de Superme...

Veja mais
Começa credenciamento de imprensa para cobertura da 43ª Convenção Abras

O mais importante encontro de líderes supermercadistas do país terá presença de autoridades,...

Veja mais