Varejo: Abras nega responsabilidade pela alta dos preços do leite

Leia em 1min 30s

O presidente da associação, Sussumu Honda, defendeu o setor.

 

Os problemas climáticos nas regiões Sul e Norte e o valor da embalagem do leite longa vida são os responsáveis pelo aumento do preço do leite ao consumidor, segundo o setor varejista. Em audiência realizada na terça (11) na Câmara dos Deputados, os supermercados foram apontados pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) como culpados pela alta no preço do produto.

 

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, defendeu o setor. Ele afirmou que os supermercados "não ganham dinheiro com a venda de produtos lácteos" e que o lucro do varejo com a venda de derivados do leite não superou a média de 15%. Honda pôs à disposição dos deputados as tabelas dos preços de compra e posterior repasse do produto para comprovar que o setor não é o responsável pela alta do leite.

 

"Tradicionalmente, o preço do leite sobe no primeiro semestre e cai no segundo. Agora, existe uma série de fatores, uma conjuntura específica, que levou a essa situação do leite subir abruptamente. Tivemos seca no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e enchentes em todo Norte, praticamente. Isso acabou impactando a produção e também o preço", disse o dirigente à Agência Brasil.

 

Para diminuir o impacto do preço das embalagens no valor total do leite, Honda sugeriu que o país invista em novas tecnologias de empacotamento em sacolas de plástico. "Tivemos a informação do preço da embalagem (longa vida), que custa R$ 0,38. A embalagem é um fator preponderante na proteção do leite até para que ele possa durar seis meses. É uma embalagem especial que, quando comparada ao valor agregado do produto, fica muito cara

 

Veículo: Portal DBO


Veja também

Supermercados lançam banco para profissionais

Com o intuito de facilitar o processo de contratação de funcionários por supermercados de todo o Br...

Veja mais
Abras lança Banco de Talentos

Ferramenta do Portal Abras serve como ponte entre supermercadistas que desejam contratar e pessoas em busca de emprego ...

Veja mais
Da terra para a gôndola, o cliente pode ver tudo

Da terra para a gôndola, o cliente pode ver tudo.   Ao chegar nas gondôlas, o consumidor pode escolhe...

Veja mais
Economia verde

Com um empurrão decisivo do BNDES, da Petrobras e da Previ, responsáveis pela maior parte dos investimento...

Veja mais
Supermercados vendem 4,83% a mais em junho

As vendas reais nos supermercados subiram 4,83% em junho deste ano, com relação a igual mês de 2008,...

Veja mais
'Atacarejo' é a arma de supermercado

Depois de obter resultados favoráveis no primeiro semestre, o setor supermercadista já prevê quase o...

Veja mais
Vendas dos supermercados acumulam 5,27% no semestre

Bom resultado faz a Abras rever sua previsão de crescimento para 4,5% em 2009   Quarta-feira, 29 de julho ...

Veja mais
Bertin e Abras

A Bertin S.A. informou, na sexta-feira, que assinou o Programa de Certificação de Produção R...

Veja mais
Carne

A Associação Brasileira de Supermercados verá o Programa de Certificação de Produ&cce...

Veja mais