Presidente João Sanzovo participa da primeira reunião da UNECS de 2020

Leia em 3min 20s


  

 

 

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou na manhã desta terça-feira (11), com os demais membros da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), da primeira reunião geral de 2020, em Brasília. Também estavam presentes o economista e ex-deputado Luiz Carlos Hauly e o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Costa. Entre os temas debatidos, a Reforma Tributária e o cenário político.

 

Em sua participação na reunião, conduzida pelo presidente da UNECS, George Pinheiro,  Hauly fez uma breve explanação sobre a reforma tributária, com foco na PEC 110/2019, da qual foi responsável pela elaboração do texto na legislatura passada. Segundo ele, a reforma pode gerar 3 milhões de empregos. A PEC 110, assinada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), e relatada pelo senador Roberto Rocha (PSDB/MA), que tramita no Senado Federal, pretende promover a mudança do sistema atual com a simplificação da base de consumo, com a eliminação da Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL) e adoção de tecnologia na cobrança dos impostos.

 

Segundo o ex-deputado, a proposta reduziria a renúncia fiscal em 60%, a sonegação em 50% e os encargos sobre folha de pagamento. "Estamos entrando na reta final da definição da reforma, precisamos do apoio das entidades que compõem a UNECS para o país avançar", disse.

 

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade - Sepec, Carlos da Costa, falou em sua apresentação sobre os avanços da pasta. Destacou a importância do setor de comércio e serviços estar ao lado da secretaria para solucionar os entraves. "Uma das funções da Sepec é ser porta-voz do setor privado no governo. Mas temos que estar próximos para sanar os problemas que prejudicam os setores. Nós queremos ser cobrados pelo setor produtivo para saber onde atuar", disse.


MIPS

Carlos da Costa também falou durante a reunião da UNECS sobre a comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIPS), uma das principais demandas da ABRAS para 2020. E informou que o tema já avançou com a liberação dos preços dos Mips. "É um tema sensível, mas temos de reforçar o debate. Por isso essa proximidade é fundamental", concluiu.

 

"Queremos vender os medicamentos isentos de prescrição com toda a seriedade e responsabilidade que essa comercialização envolve. Os MIPS são extremamente seguros, tanto que sua venda nas farmácias é livre e não exige a apresentação de receita médica, e sua exposição nas gôndolas é sem qualquer restrição à compra. O fim da reserva de mercado das farmácias trará mais competitividade e modernidade para o país, e quem mais ganhará com isso será o consumidor, que terá além da liberdade de escolher onde quer comprar seus medicamentos, contará com preços mais baixos", destaca o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.

 

Além de George Pinheiro e João Sanzovo, da Unecs também estavam na reunião os presidentes da Abad, Emerson Destro, da Abrasce, Glauco Humai, da Abrasel, Paulo Solmucci, da Afrac, Zenon Leite, da CNDL, José César da Costa, além da diretora de Assuntos Institucionais da Anamaco, Daniela Alonso. O professor, doutor e coordenador da Fundação Instituto de Administração (Fia), Nelson Barrizzelli, responsável por dar apoio à Unecs nas discussões que envolvem a reforma tributária, e o presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, Elias Sfeir, também participaram do encontro. 

 

 

Comunicação ABRAS
Com informações da Assessoria de Comunicação da ABAD e CACB

 


Veja também

Presidente da ABRAS prestigia posse do novo ministro Rogério Marinho

                 O presidente d...

Veja mais
Convenção ABRAS: Líderes varejistas falarão da construção de negócios de sucesso

...

Veja mais
Economia Brasileira: A relevância do varejo regional de supermercados

Notícias recentemente publicadas na imprensa revelam que o consumo das famílias brasileiras, respons&aacut...

Veja mais
Monitoramento de ronda evita perdas em supermercados

As grandes redes de Supermercados precisam estar atentos com pequenos furtos. Tanto que o Departamento de Economia e Pes...

Veja mais
Reforma administrativa vai para o Congresso em uma ou duas semanas, diz Guedes

O ministro da Economia Paulo Guedes, que participou nesta quinta-feira (30) do debate Agenda Econômica e as Reform...

Veja mais
Liderança feminina terá representação recorde nas palestras da Convenção ABRAS 2020

...

Veja mais
Supermercados goianos reagem ao avanço das grandes redes

As redes goianas de supermercados estão voltando a ocupar espaços que, nos últimos anos, foram toma...

Veja mais
Integrantes da Unecs participam da NRF 2020

  Em 2020, a NRF - maior e mais importante feira do varejo mundial, contou com a presen&...

Veja mais
ABRAS inicia pesquisa de perdas nos supermercados brasileiros

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) iniciou sua tradicional pesquisa de perdas e desperd&iacu...

Veja mais