Abras reconhece trabalho de Glaustin da Fokus em defesa dos supermercados

Leia em 2min 50s

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) reconheceu o trabalho do deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO) em defesa do setor no Congresso Nacional, com uma placa de homenagem entregue no jantar de comemoração ao Dia Nacional do Supermercado, na terça-feira (12), na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

 

“Posso dizer que a minha relação com esse setor é visceral. Eu vivo o dia a dia da classe supermercadista há mais de 25 anos e, por isso, sei de cada luta, de cada desafio”, discursou Glaustin. “Mas sei, principalmente, do potencial inquestionável dos supermercados para a geração de empregos e para impulsionar a economia dos nossos estados e do nosso País.”

 

O presidente da Abras, João Sanzovo Neto, destacou a contribuição do deputado ao setor com ações e projetos na Câmara, a começar pela audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) realizada em maio para discutir a transparência e os parâmetros das multas aplicadas quando produtos são encontrados com data de validade vencida, além do Projeto de Lei 1774/19, que autoriza supermercados e outros estabelecimentos a vender remédios que não precisam de receita médica.

 

“Esse PL 1774 é um dos meus projetos de maior relevância social, porque vai beneficiar quem realmente importa: a população”, disse Glaustin. “Se aprovada, a nova lei vai facilitar o acesso a medicamentos em lugares onde não existe farmácia, mas há uma porta de supermercado sempre aberta, além de indiscutivelmente reduzir o preço dos remédios para os consumidores.”

 

Bandeira supermercadista


O deputado lembrou, ainda, que apresentou o Projeto de Lei 5814/19, com objetivo de oferecer segurança jurídica a empresas de atacado e varejo que dependam de atividades de movimentação de mercadorias. “No momento, ainda sou relator de duas propostas de interesse do setor, o PL 1118/2019, que obriga hipermercados e supermercados a oferecerem local específico para a venda de produtos da agricultura familiar, e o PL 3210/2019, que proíbe a conferência das compras após a realização do pagamento no caixa.”

 

Em artigo no Diário de Aparecida e carta publicada em O Popular, Glaustin ressaltou números do estudo Estrutura do Varejo, realizado pela consultoria Nielsen, para demonstrar a dimensão do setor. “Os supermercados refletem tendências de crescimento e também contribuem bastante para o Brasil caminhar bem”, afirmou. “Só no ano passado, houve faturamento de R$ 355,7 bilhões, valor equivalente a 5,2% do PIB nacional. Para se ter uma ideia, são quase 90 mil lojas e mais de 1,8 milhão de empregos diretos, fator primordial em uma nação ainda com 12,4 milhões de pessoas ainda sem trabalho.”

 

A Abras divulgou na última semana um aumento de 3,22% nas vendas de janeiro a setembro, em comparação a igual período de 2018. Os números superam os 3% de expectativa de crescimento até dezembro – antes mesmo de datas promissoras para o varejo, como a Black Friday, o Natal e o Réveillon. Na avaliação de Glaustin, pela grandeza e capilaridade do setor, esse índice sinaliza uma esperança de recuperação da economia brasileira como um todo.

 

 Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Federal Glaustin da Fokus (PSC-GO)

 


Veja também

Jantar do Dia Nacional do Supermercado reúne mais de 500 pessoas em São Paulo

           &nbs...

Veja mais
Divulgadas as finalistas do prêmio Dove e ABRAS - mulheres que inspiram no varejo

  Na manhã desta terça-feira (12) foram divulgadas em evento, em São Paulo, a...

Veja mais
Palete PBR é atualizado, para atender a demanda do mercado e dos fabricantes

O palete PBR foi concebido para ajudar a movimentar, armazenar e transportar produtos com a má­xima seguran&c...

Veja mais
ABRAS comemora aniversário e Dia Nacional do Supermercado na terça-feira

   No próximo dia 12 de novembro, às 19 horas, acontece o jantar do Dia Naciona...

Veja mais
Supermercados acumulam crescimento de 3,22%

O autosserviço brasileiro acumula crescimento real de 3,22% - deflacionado pelo IPCA/IBGE, de janeiro a setembro,...

Veja mais
Consulta Pública da Anvisa sobre rotulagem nutricional se encerra no dia 6/11

O prazo para participação na Consulta Pública da Anvisa sobre rotulagem nutricional se encerra na p...

Veja mais
Associação Brasileira de Supermercados apoia o Novembro Azul

Começa hoje (1º) o Novembro Azul, movimento mundial pela prevenção e diagnóstico precoc...

Veja mais
ABRAS parabeniza Senador Sérgio Petecão pelo PL que visa a venda dos Mips no setor

    (Esq.p/Dir.) Senador Sérgio Petecão e presidente João Sanzovo  ...

Veja mais
Fabricantes se dividem em acordo de reciclagem

A indústria está dividida em relação ao acordo de logística reversa, negociado h&aacu...

Veja mais