Começa amanhã a 50ª Convenção ABRAS, em Atibaia-SP

Leia em 7min 30s

Começa amanhã (8) a 50ª edição da Convenção ABRAS. O evento reúne empresários e líderes supermercadistas de todo o Brasil até 10/11 no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). A programação inclui palestras e painéis de renomados especialistas nacionais e internacionais, além da 6ª edição da Exposição e Feira de Tecnologia ABRAS, com lançamentos e tendências em soluções, equipamentos e serviços para o varejo de alimentos.

 

Este ano a Convenção ABRAS traz o tema Simplificação: a melhor forma de se inovar, o objetivo é ajudar os empresários do varejo a adaptar-se às inovações para potencializar melhores resultados para os supermercados, se tornando cada vez mais competitivos.

 

"A Convenção ABRAS está completando 50 anos, e preparamos um evento especial com palestras, painéis com os melhores especialistas do mercado para ajudar o supermercadista a gerar oportunidades para simplificar o dia a dia nas lojas e tornar os processos mais fáceis e práticos com uma gestão eficiente. A Convenção é, sem dúvida, uma oportunidade única para estreitar relacionamentos e trocar experiências com as principais lideranças da cadeia de abastecimento do País", destaca o presidente da ABRAS, Fernando Yamada.

 

Workshop ABRAS
No primeiro dia da Convenção, 8/11, às 8h45, acontecerá o Workshop ABRAS, no qual renomados especialistas, por meio de blocos e painéis, irão discutir temas relacionados à sustentabilidade e à simplificação no atendimento ao consumidor. Dentre os tópicos que serão abordados no workshop estão:

 

Sustentabilidade - simplificando para melhores resultados


Este tópico discutirá por meio de painel e bloco temas como gases de refrigeração (HCFCs), eficiência energética, entre outras questões que impactam diretamente os supermercados: os altos custos relacionados ao consumo de energia, por exemplo, que afetam o desempenho das lojas. Na oportunidade serão debatidos: redução de custos, alternativas para aumentar a eficiência, e como melhorar os resultados quando o assunto é sustentabilidade.

 

Comportamento do consumidor - como simplificar para atender melhor


As palestras voltadas ao comportamento do consumidor trarão soluções para uma gestão eficiente de processos que ajudarão na fidelização e engajamento dos clientes. Especialistas irão debater maneiras de estimular a inovação, a criação de novas experiências para facilitar o dia a dia do consumidor e tornar a dinâmica de compra mais fácil e prática.

 

O tópico sobre consumidor também contará com o Painel da União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (UNECS), no dia 8/11, às 15 horas, que terá a presença dos representantes das sete das maiores instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços, que constituem a UNECS: Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).


Coletiva de Imprensa Convenção 2016
No dia 8 de novembro, às 11h30, será realizada a Coletiva de Imprensa da Convenção ABRAS 2016. O presidente Fernando Yamada, representantes da diretoria da entidade, e especialistas do varejo irão divulgar importantes indicadores do setor, e também trarão pesquisas sobre o comportamento do consumidor e tendências do mercado para os próximos meses. Na oportunidade serão apresentados:

 

- Índice Nacional de Vendas ABRAS (mês x mês/ acumulado do ano)
- Abrasmercado (cesta com os 35 produtos mais consumidos nos supermercados)
- Pesquisa Natal (com as previsões para as festas do final de ano)
- Balanço RAMA (dados do 3º trimestre do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos da ABRAS)
- Pesquisa Tendências e Comportamento do Consumidor (Kantar Worldpanel)
- Pesquisa Categorias e Desempenho de Formatos (Nielsen)

 

6ª Exposição e Feira de Tecnologia
Em paralelo à Convenção ABRAS acontece a 6ª Exposição e Feira de Tecnologia para Supermercados. A abertura oficial está marcada para o dia 8/11, às 14h, e também será baseada no tema Simplificação: a melhor forma de se inovar, e apresentará soluções e tendências do varejo que irão auxiliar e facilitar os negócios dos supermercadistas: fidelização de clientes, redução de custos, e melhora da gestão das lojas.

 

A exposição contará com importantes empresas nacionais e internacionais desenvolvedoras de softwares, hardwares, serviços e equipamentos como: Bematech,Compex, Conductor, Consinco, Cyclopes, Danfoss, DMCard, Gunnebo Gateway, Honeywell, InfoPrice, Luminae, Oki Brasil, Perto, R-Dias, RP Info Sistemas, Sensormatic /Tyco, Sisqual, Symphony Eyc, Sysmo, Systax , Tlantic, Toledo, Top Sistemas, Toshiba Global, Visual Mix, Zebra Technologies e Zuum.


Na Feira e Exposição de Tecnologia acontecem ainda a Ilha de Eficiência Energética, com as últimas soluções voltadas ao setor apresentadas por empresas do segmento: BEP, Engie, Honeywell, Trinity e Wx Energy. E também a Ilha de FLV, com o foco em projetos saudáveis de alimentação e na rastreabilidade de produtos, incluindo a apresentação do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos da ABRAS (RAMA). Essa Ilha contará com as empresas: Bayer, Benassi, Benafrutti, Carrefour, Dallas, Ferretti ,Fischer, Frutas AP, Lucato, Mallmann e Sitio Barreiras.


Cerimônia de abertura
A abertura oficial da Convenção ABRAS 2016 está marcada para o dia 8/11, às 20 horas, e irá receber os principais proprietários, diretores e executivos do varejo supermercadista do Brasil, além de representantes do governo federal e líderes de entidades empresariais. São esperados mais de 700 participantes.
Na oportunidade será apresentada a nova diretoria da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) para o biênio 2017/2018.

Um pouco antes do evento, às 18 horas, os convidados participarão de um coquetel especial na Exposição e Feira de Tecnologia para incentivar o networking e auxiliar nas negociações entre supermercadistas, indústria e fornecedores.


Palestrantes internacionais e nacionais
Renomados especialistas internacionais e nacionais confirmaram presença na Convenção ABRAS 2016, dentre eles um dos grandes nomes do varejo da atualidade, Freddy Cameron, que foi durante longo tempo um dos principais gestores operacionais do grupo Costco nos EUA, e atualmente é gerente-sênior do Sam's Club, do Grupo Walmart.

 

Outro nome que fará parte do time de palestrantes da Convenção 2016 é Sean Thompson, vice-presidente de marcas próprias da 7-Eleven, uma das maiores cadeias de lojas de conveniência do mundo. E também Jason Young, renomado consultor internacional, especialista em desenvolvimento de lideranças, com atuação de destaque na gerência da Southwest Airlines, companhia conhecida por criar o modelo de negócio que revolucionou os mercados de transporte aéreo nas últimas três décadas: o low cost (baixo custo).
A Convenção deste ano também traz outros importantes destaques nas palestras, como o diretor de Vendas da Unilever, Ricardo Zuccolo que falará da sua experiência na área, e apresentará cases e temas para potencializar as vendas nos supermercados. Assim como Frederico Bellini Coelho, gerente de Marketing e Sustentabilidade da GS1 Brasil, que mostrará soluções da empresa para melhorar e efetivar a automação no setor.


Grandes empresas apoiam o evento

Realizada há 50 anos, a Convenção ABRAS conta com o apoio de grandes empresas, que acreditam na força do evento que reúne os principais líderes supermercadistas do Brasil para apresentar as últimas tendências do varejo de alimentos, e por meio de sua programação contribuir com o desenvolvimento da gestão de lojas.
Este ano a Convenção conta com renomados patrocinadores:

 Diamante: Ambev, GS1 Brasil, Nestlé, Safra, Unilever.
 Platina: Grupo Petrópolis.
 Ouro: Brasil Kirin, Cielo, Concha Y Toro, Heineken.
 Prata: Eletofrio, Cargill, Colgate.


Bloco do Conhecimento

A Convenção ABRAS traz este ano o Bloco do Conhecimento com protagonistas da cadeia de abastecimento nacional em palestras rápidas e com foco estratégico no negócio supermercadista, que será realizado em duas etapas: a primeira, acontecerá no dia 9/11, às 11h, e trará o tema Nova geração do setor. Na segunda etapa do Bloco do Conhecimento, marcada também para o dia 9/11, acontece às 16h30 com o tema Gestão Simplificada.


Painel Economia
No último dia da 50ª Convenção ABRAS (10/11) acontecerá o Painel Economia, às 11h. Na ocasião, especialistas apresentarão perspectivas e tendências da economia brasileira e seus impactos no setor supermercadista.

Já estão confirmados para participar do painel: Fernando Yamada, presidente da ABRAS e coordenador da UNECS; Luciano Gremone, diretor sênior da S&P Global Ratings; Luisa Vilhena, diretora de Classificação Corporativa da S&P Global Ratings; Carlos Kawall, economista-chefe do Banco Safra, e Mara Luquet, jornalista da Globonews, que fará a mediação do painel.


Convenção ABRAS 2016
Data: de 8 a 10 de novembro de 2016
Local: Bourbon Convention & Spa Resort - Atibaia (SP)
Endereço: Rodovia Fernão Dias, s/n - km 37,5 - Atibaia (SP)
http://www.abras.com.br/convencao2016/

 


Assessoria de Comunicação da ABRAS
Elisângela Vieira - elisangela@abras.com.br - (11) 3838-4509
Natalia Lima - natalia@abras.com.br - (11) 3838-4584/9 8122-4501


 


Veja também

Convenção ABRAS discute hoje sustentabilidade e comportamento do consumidor

Começa hoje a 50ª Convenção ABRAS no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). O event...

Veja mais
ABRAS divulga amanhã o Índice de Vendas e Pesquisa Natal

A Associação Brasileira de Supermercados realiza amanhã (8/11) coletiva de imprensa, às 11h3...

Veja mais
ABRAS divulga indicadores do setor, projeções para o Natal e tendências de mercado

A Associação Brasileira de Supermercados realiza coletiva de imprensa no dia 8/11, às 11h30, durant...

Veja mais
Setor supermercadista está otimista com as vendas do final de ano

As vendas do varejo de supermercados estão superando as expectativas da Associação Brasileira de Su...

Veja mais
Setor supermercadista está otimista com as vendas do final de ano

As vendas do varejo de supermercados estão superando as expectativas da Associação Brasileira de Su...

Veja mais
Supermercados BH

O fundador do Supermercados BH, Pedro Lourenço de Oliveira, inaugurou a 162ª loja da rede mineira, que &eacu...

Veja mais
Reciclagem milagrosa

Sacolas plásticas podem ser transformadas em combustível Inimigas do meio ambiente de carteirinha, todo m...

Veja mais
Rede de supermercados do interior paulista realiza grande promoção de final de ano

A campanha de fim de ano do Savegnago Supermercados, que começa no dia 26 de outubro e vai até 18 de janei...

Veja mais
Supermercados estão otimistas com vendas de final de ano

As vendas do varejo de supermercados estão superando as expectativas da Associação Brasileira de Su...

Veja mais