Ranking da Abras inclui três redes supermercadistas de Minas

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Grupos BH, DMA e Apoio/Super Nosso foram destaques no ano passado

 



Três grupos supermercadistas mineiros apareceram, mais uma vez, na lista das 20 maiores redes do Brasil. No ranking divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), referente ao desempenho de 2014, estão o Supermercados BH, em 8º lugar; a DMA Distribuidora, que engloba o Epa, Martplus e o Via Brasil, na 12ª colocação; e a Multiformato Distribuidora S/A, que controla o Apoio Mineiro e o Super Nosso, ocupando o 17º lugar.

O Supermercados BH novamente manteve sua posição no ranking e a liderança entre os mineiros. A rede tem 18 anos de fundação, 135 lojas no Estado, mais de 11,5 mil funcionários e registrou faturamento de R$ 3,408 bilhões no ano passado, contra R$ 2,848 bilhões alcançados em 2013. Isso significa um aumento de 19,66% no desempenho entre os exercícios.

Expansão - A DMA, que até 2012 ocupava o primeiro lugar no ranking mineiro, também manteve sua posição de 12º lugar entre as empresas nacionais. O grupo faturou no exercício passado R$ 2,317 bilhões e possui 97 lojas em todo o Estado. Em 2013 o faturamento havia sido de R$ 2,273 bilhões. A previsão é de que mais 20 pontos de vendas sejam inaugurados até o fim de 2015.

Parte da expansão no número de lojas da DMA ocorreu recentemente, com a aquisição da maior parte das unidades do Araújo Hipermercados, de Governador Valadares (Vale do Rio Doce), conforme noticiou com exclusividade o DIÁRIO DO COMÉRCIO. A compra incluiu nove pontos de vendas da bandeira Hiperminas, sendo duas localizadas na Capital, uma em Contagem (RMBH), três em Governador Valadares e três em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri).

Já a rede de supermercados Apoio/Super Nosso faturou R$ 1,751 bilhão no ano passado contra R$ 1,475 bilhão no ano anterior. O desempenho permitiu com que a empresa subisse no ranking divulgado pela Abras e atingisse a 17ª posição.

A empresa tem 27 lojas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e, de acordo com o superintendente do Grupo Super Nosso, Rodolfo Nejm, o desempenho se deve ao planejamento e à execução das ações dos últimos anos. "Fazendo como se deve fazer, o resultado vem", resume.

Novo formato - Tanto que, mesmo em meio à crise econômica, Nejm revela que, a partir do próximo mês, a rede vai passar a contar com mais um formato de loja. Será a "Momento Super Nosso". "Trata-se de um modelo diferenciado, em que os consumidores encontrarão todas as categorias de produtos, mas com menos variedade no mix. Por outro lado, a parte de padaria e hortifrúti será completa. A ideia é atender aquela demanda rápida, de quem não tem tempo e precisa de praticidade", explica.

Ao todo serão nove lojas que serão abertas ainda neste exercício, todas em Belo Horizonte, mediante aportes de R$ 20 milhões. Os estabelecimentos com a nova marca terão até 600 metros quadrados, sendo bem menores que as lojas Super Nosso e os supermercados tradicionais, cujos tamanhos variam entre mil e 2,5 mil metros quadrados. Para oferecer ainda mais conveniência, as lojas contarão também com um espaço gourmet para refeições e lanches.

A previsão é que a primeira unidade seja inaugurada em junho. O grupo não divulga os locais exatos onde serão instaladas todos os pontos de vendas, mas confirma que as primeiras lojas ficarão nos bairros Sion, Funcionários, Santo Agostinho, Belvedere, São Lucas, São Bento, Centro e Lourdes.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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