O setor de supermercados na Paraíba deve ter crescimento menor este ano comparado ao balanço de 2013. A inflação, pouco crescimento do país, endividamento da população, desconfiança no cenário político-econômico brasileiro já têm reflexos no comportamento do consumidor, que está retraindo gastos. A estimativa do presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo, estima que o faturamento este ano deve crescer 4%, um ponto percentual e meio inferior à alta de 5,5% de 2013 sobre o ano anterior.
Uma das provas da redução do consumo é que as famílias estão substituindo as marcas líderes e mais caras, por outras mais em conta. Este comportamento deve se estender até o Natal, que poderá ser mais “magro” em termos de receita para os empresários. “A situação econômica do país tem deixado o paraibano retraído nas compras. A inflação alta, inadimplência, as eleições, tudo isso tem impacto no consumo”, afirmou Cícero Bernardo.
De acordo com ele, o ticket médio das compras tem caído nos supermercados porque as famílias, além de estarem migrando para marcas mais baratas, estão cortando o supérfluo. E para acompanhar este novo perfil do comprador, surgido desde o primeiro semestre, os empresários estão investindo em produtos mais populares. “Principalmente as marcas de higiene pessoal estão sendo substituídas pelas mais baratas. Mas no ramo de alimentos como feijão, arroz e itens de limpeza também observamos esta mudança. Então, os supermercados têm que acompanhar tudo isso, fazendo algumas substituições. Acredito que no Natal isso deva permanecer, inclusive a redução nos gastos”, afirmou o presidente da ASPB.
A situação do Estado, porém, está melhor do que a média do país, porque as projeções de 4% de alta na Paraíba é do dobro da expectativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que espera crescimento de 1,9% no balanço deste ano ante os 2,5% registrados no ano passado. O Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ifep) apontou que o setor na Grande João Pessoa encerrou o primeiro semestre deste ano com expansão de 4,4% comparado ao mesmo período do ano passado.
Veículo: Paraíba Total