Exposuper 2014 começa na próxima segunda-feira em Joinville

Leia em 6min 10s

Feira promovida pela Acats terá a participação do governo do Estado, Fecomércio/SC, Fiesc e Sebrae.

A ExpoSuper 2014, Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercados será realizada no período de 03 a 05 de junho de 2014 nas dependências do Complexo Expoville, com a abertura solene confirmada para o dia 02 de junho, 20h. O evento, promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) espera a presença de um público de mais de 35 mil visitantes nos 03 dias de evento. Na área de exposições estarão cerca de 200 expositores distribuídos por 11,4 mil metros quadrados.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto afirma que a EXPOSUPER é um dos principais eventos de negócios e de conhecimento do varejo supermercadista de Santa Catarina e um dos melhores do país, que a cada ano procura se fortalecer como uma referência em termos de organização e estímulo ao fomento das vendas, através da Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados. Além disso, realiza-se, de forma paralela, a Convenção Catarinense de Supermercadistas, onde acontecem painéis e palestras com temas da maior importância para o setor supermercadista catarinense e do país.

De acordo com o Diretor Executivo da Entidade e Coordenador Geral da EXPOSUPER, Antonio Carlos Poletini, além da Feira com mais de 200 expositores, o evento tornará a agregar alguns diferenciais que fizeram sucesso nas edições anteriores, entre eles uma área exclusivamente dedicada aos Pequenos Produtores Catarinenses, numa parceria com o Governo do Estado através da Secretaria da Agricultura e Pesca e Epagri.

Outro aspecto que será reforçado neste ano é a internacionalização da feira, com a presença de expositores da Argentina, que  mostrarão seus produtos em áreas específicas na feira. Segundo Antonio Carlos Poletini, o objetivo da entidade é a de abrir novos canais de negociação com empresas nacionais e estrangeiras, no sentido de ampliar o leque de opções disponível na feira.


Fecomércio e Acats Realizam palestra


A Fecomércio e a ACATS promoverão no dia 02 de junho, às 18h30, palestra com o empresário Hugo Bethlem, que falará sobre o tema Empresários Conscientes, Empresas Conscientes.


Painel de pré-abertura

A novidade na edição deste ano é a realização de um painel especial com a participação de representantes dos segmentos da indústria, varejo supermercadista, setor público e da mídia, no dia 02, às 20h, véspera do início do evento.

O painel será realizado logo após a solenidade oficial de abertura e terá pronunciamentos e debates entre os representantes dos setores especialmente convidados. O evento já conta com a confirmação do Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (Setor Público), do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de SC, Glauco Corte (Indústria), do Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada (Varejo Supermercadista) e do Presidente Executivo da rede RIC em Santa Catarina, Marcelo Petrelli (Mídia).

Seminário e Palestras


Na parte dedicada ao congresso, a exemplo dos anos anteriores, a Convenção Catarinense de Supermercadistas terá novamente o formato dos painéis temáticos e palestras, tudo simultâneo em seis auditórios distintos, para levar a maior gama possível de informações aos convencionais.

Serão abordados temas referentes ao Programa Alimento Sustentável, Programa de Rastreabilidade do Alimento, ambos desenvolvidos pela ACATS; Liderança, Prevenção de Perdas, Gestão de Compras, Consumo Consciente, Retenção de Talentos e Redução da Rotatividade, Inovações Tecnológicas e Tendências do Setor Supermercadista. As palestras magnas serão conduzidas por Waldez Ludwig, Renato Meirelles e José Luiz Tejon, nomes consagrados do mercado brasileiro de palestrantes para o segmento corporativo.

Além dos painéis e palestras, serão realizadas 15 Clínicas Tecnológicas, com o objetivo de qualificar e requalificar profissionais supermercadistas de diversas áreas.


Integração com outros segmentos


Além de empresários e profissionais do setor supermercadista, a EXPOSUPER 2014 também terá a participação de empresários e compradores de outros segmentos como panificação, restaurante e hotéis.

Prêmio Mérito Acats Exposuper


A solenidade de encerramento da EXPOSUPER é sempre marcada pela entrega do Prêmio Mérito ACATS EXPOSUPER, que aponta fornecedores e supermercados que mais se destacaram em Santa Catarina nos últimos 12 meses, mediante pesquisa pelo Instituto Mapa junto a consumidores e supermercadistas de 10 regiões do Estado.


Sorteio de carro zero km


Para estimular o fechamento de negócios na feira, será realizada novamente a promoção Lucros em dobro, com o sorteio de um carro zero km, com patrocínio da Parati Alimentos. Supermercadistas que participarem do evento e fizerem pedidos poderão participar do sorteio. A cada R$ 1.000 (mil reais) em pedidos, o supermercado receberá um cupom com um número, concorrendo ao sorteio que acontecerá no dia 05 de junho de 2012, durante o jantar de encerramento do evento.


Impactos locais



Além da geração de negócios na feira, cada edição da EXPOSUPER traz inúmeros benefícios diretos para a região Norte do estado, onde se localiza o Complexo Expoville. Com a passagem de cerca de 35 mil pessoas pelo evento, registra-se uma movimentação considerável na rede hoteleira, restaurantes, bares, lanchonetes, serviços de taxis e vans e demais serviços.

A organização do evento envolve cerca de 2.300 profissionais, gerando emprego e renda especialmente na região de Joinville. Do total de profissionais envolvidos, 85% são contratados na região de Joinville. Durante o evento também conta com o funcionamento de um restaurante especial que servirá refeições a um custo acessível para todos os participantes. Também haverá suporte em termos de atendimento médico e seguro total para toda a estrutura do evento e de seus participantes, além da aprovação de todos os órgãos competentes.


Idosos


Em 2014 a EXPOSUPER repetirá o êxito alcançado nos anos anteriores através da parceria com o SESC/Joinville, visando garantir a presença de idosos nas atividades de recepção e orientação aos convidados. A ACATS promoveu a capacitação dos mesmos para trabalharem como facilitadores nos ambientes do evento em 2014 a exemplo de 2012 e 2013, procurando atingir novamente o enorme sucesso entre os participantes e organização.

 
Exposuper Lixo Zero



O Projeto EXPOSUPER Lixo Zero te início em 2009 e vem sendo adotado nas edições do evento a cada ano. Tem como objetivo dar destino correto a todos os resíduos decorrentes das fases de montagem, realização e desmontagem do evento. Nas 03 últimas edições foram geradas cerca de 92 toneladas de resíduos, sendo que 95% foram destinados corretamente e somente 5% foram rejeitos. O projeto integra a responsabilidade social do setor, pois todos os resíduos como madeira, plástico e papel são doados para instituições de Joinville e Região. O projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil.


Projeto pequenos produtores


Com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca e Epagri, desde 2009 a EXPOSUPER abre espaço para pequenos produtores rurais da agricultura familiar catarinense, permitindo maior fomento dos produtos  junto aos supermercadistas catarinenses. O projeto tem como justificativa fortalecer a participação de pequenas empresas sediadas no Estado, com a qualificação necessária (qualidade, preço e prazo) para oferecer produtos e/ou serviços para supermercadistas, como: artesanato, cadeia do mel, hortifruti (FLV), vestuário (uniformes), bananicultura, informática, automação, leites e derivados, geléias, etc. Este ano estão confirmados 45 expositores, que serão selecionados pela Epagri.

Espaço Sebrae


Repetindo iniciativa bem sucedida da edição do ano passado, será novamente instalado na área de exposição o estande coletivo do Sebrae-SC. Estas empresas fazem parte do programa Nova Economia onde são desenvolvidos projetos nos setores de alimentos e bebidas. As empresas participantes recebem consultoria tecnológica e acompanhamento de suas atividades.



Veículo: Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina


Veja também

PIB aponta cenário com crescimento baixo, mas com crescimento, afirma Sussumu Honda

Sussumu Honda: "resultado do primeiro trimestre veio dentro do que já esperávamos: um cenário de cr...

Veja mais
PIB do primeiro trimestre confirma economia brasileira andando de lado

Produto Interno Bruto do país cresceu apenas 0,2%, mostrando lentidão da indústria e baixo investim...

Veja mais
Abras: PIB confirma cenário de crescimento moderado

A expansão de 0,20% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2014 frente ao quarto trimestre de 20...

Veja mais
PIB aponta cenário com crescimento baixo, mas com crescimento, afirma Sussumu Honda

      Sussumu Honda: "resultado do primeiro trimestre veio dentro do que já esper&aacu...

Veja mais
Exportação do setor de serviços, inclusive supermercados, é debatida em São Paulo

*Marlucy Lukianocenko       ENAServ, realizado hoje (29), em São Paulo  ...

Veja mais
Vendas nos supermercados sobem 2,82% em abril, diz Abras

As vendas reais do setor supermercadista acumularam alta de 2,82% em abril na comparação com o mês a...

Veja mais
Supermercados apostam em torneio para elevar vendas

A Copa do Mundo e as eleições terão uma influência positiva e importante nas vendas do varejo...

Veja mais
GPA Malls lança shopping de vizinhança carioca por R$ 20 mi

Um empreendimento que promete chamar atenção do mercado é a nova aposta do braço imobili&aac...

Veja mais
Preço da batata dispara nos supermercados

  Veículo: Jornal Agora - SP...

Veja mais