Revista SuperHiper revela, em estudo exclusivo, dados oficiais do autosserviço brasileiro

Leia em 2min 40s

Publicada na edição de abril, 36ª edição do Ranking Abras traz detalhes do desempenho vivenciado pelo setor em 2012


 

 

 

*Por Roberto Nunes Filho, especialmente para o Portal Abras




Ranking002013
A SuperHiper, principal fonte de informação do setor supermercadista publicada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), acaba de veicular com exclusividade mais uma edição do Ranking Abras. Elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras em parceria com a Nielsen Brasil há 36 anos, o estudo reúne uma série de dados e análises que se traduzem em um verdadeiro panorama do autosserviço nacional - mercado que, no ano passado, movimentou R$ 242,9 bilhões. Neste ano, 710 empresas participaram do levantamento.


Para uma melhor visualização e compreensão das informações, o Ranking Abras analisa separadamente o desempenho e diversos índices de eficiência de algumas amostras de empresas, integradas pelas 50, 300 e 500 maiores do setor. As companhias listadas entre a 501º e 710º posição também contaram com a mesma avaliação. As análises trazem ainda parâmetros sobre a participação das seções nas lojas e como as empresas lidam com os meios de pagamento, logística, automação, mão de obra, dentre outros quesitos, incluindo os destaques e oportunidades de cada região.


A grande novidade desta edição é a inclusão do atacado de autosserviço (cash & carry), conhecidos como atacarejos, no cálculo do faturamento de todo o autosserviço, visto a importância que este segmento vem conquistando anualmente. Dentre os respondentes do Ranking Abras, 25% deles declararam possuir operações de cash & carry. Quando se inclui as operações do formato atacarejo no faturamento global do autosserviço, verifica-se incremento de 17,8% na receita do setor, ampliando-o para uma margem de R$ 286,2 bilhões.


Conforme explica a editora da SuperHiper, Marlucy Lukianocenko, as diversas análises publicadas são traçadas em conjunto pela equipe de economia e pesquisa da Abras, pela Nielsen, responsável pela tabulação dos dados, e pela redação da revista. "Além de todas as informações que essa concorrida edição oferece aos supermercadistas, não podemos deixar de relatar que é pelo Ranking mais completo do setor que fornecedores dos mais variados segmentos vêm oportunidades e concretizam negócios com supermercados de Norte a Sul do País", observa.


Além do ranking, a edição de abril de SuperHiper traz também uma reportagem especial sobre o varejo de inverno, mostrando quais são as categorias mais procuradas nesta estação e de que forma as lojas devem promovê-las. Os leitores poderão conferir ainda uma entrevista exclusiva com o secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Luiz Ribeiro, e os detalhes do acordo estabelecido entre a Abras e o Ministério Público Federal (MPF) para a prática de uma pecuária sustentável.

 

Veja mais


*Roberto Nunes é repórter da revista Superhiper, publicação da Abras




Fonte: SuperHiper/Portal Abras

 


Veja também

Jantar Ranking Abras reunirá lideranças do setor no dia 25

As 20 primeiras empresas classificadas em 2012 receberão certificados. Durante o evento, serão entregues t...

Veja mais
Encontro de Supermercados do Sertão leva mais de 2 mil empresários a Patos (PB)

Visitantes durante o 3ª Encontro dos Supermercados do Sertão     A terceira ediç...

Veja mais
Fim das filas nos supermercados

  Veículo: Diário de SP...

Veja mais
Governo pretende reduzir uso de sacolas plásticas

O governo Dilma Rousseff deu início a discussões com a indústria, o comércio e entidades que...

Veja mais
5ª Supervendas reúne empresários do varejo a partir do dia 24

Mais de 100 expositores dos segmentos de alimentos, bebidas, higiene e limpeza e automação apresentar&atil...

Veja mais
MPF entra na Justiça contra 26 frigoríficos

Os Ministérios Públicos Federais (MPF) de Amazonas, Mato Grosso e Rondônia entraram na Justiç...

Veja mais
ACSP pede regulamentação da nova lei

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associa&c...

Veja mais
NF com impostos

A partir de junho, o consumidor poderá visualizar em suas notas e cupons fi scais o valor total referente a impos...

Veja mais
Transparência nas notas fiscais

  Veículo: Jornal do Comércio - RJ...

Veja mais