Diretor do Walmart Brasil no Nordeste prevê crescimento do formato atacarejo

Leia em 2min

 

 

Por Roberto Carlessi

De João Pessoa, Paraíba

 

A Associação Paraibana de Supermercados (ASPB) abriu ontem, 18 de outubro, a 6ª Consuper, em João Pessoa, com apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad).

 

Antes da abertura oficial, o diretor de operações de Supermercados do Walmart Brasil para o Nordeste, Sérgio Rogério Macedo, apresentou a palestra “Tendências do Varejo no Brasil”. Falando do cenário atual, o executivo apontou o crescimento do chamado “atacarejo”, loja que mescla os formatos de varejo e atacado. “O cenário atual é muito claro: o consumo das classes C, D e E está em franca expansão, favorecendo o crescimento do formato atacarejo e também de lojas de conveniência. Esse crescimento ocorre porque há maior oferta de crédito e de parcelamento de compras sem juros”, afirmou Macedo.

 

Na sua palestra, o diretor do Walmart falou da trajetória da rede, que chegou ao País em 1995 e  no ano passado faturou R$ 19,7 bilhões, ocupando a terceira posição do Ranking Abras 2010.

 

A consolidação das operações da empresa no Brasil começou efetivamente a partir de 2004, com a compra da rede Bom Preço, do Nordeste. Em 2005, comprou as operações da rede portuguesa Sonae, que atuava no Sul e no Sudeste, e hoje está presente em 16 estados brasileiros com as bandeiras Big (hipermercados), Bom Preço e Todo Dia (lojas de vizinhança), e os formatos atacarejo Maxxi e Sam´s Club.

 

Com operações em 16 países, em 2009 faturou mais de 400 bilhões de dólares em suas 8,5 mil lojas e empregou diretamente 2 milhões de pessoas.

 

Brevemente, a multinacional deverá iniciar operações na África do Sul.

 

Há pouco mais de dois anos, a Walmart Brasil iniciou suas vendas pela internet. Hoje já tem cadastrados mais de 2 milhões de clientes nesse formato e  seu site recebe mais de 7  milhões de visitas de internautas por mês. 

No Nordeste, inaugurou em Salvador, Bahia, um novo formato de loja que agrega serviços para a população em parceria com órgãos governamentais. Esse projeto-piloto também contempla clínicas médicas, banco popular e emissão de documentos.

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais