Marlucy Lukianocenko, Paris, França
A Delegação Abras Sial Paris visitou nesta manhã (19/10) o Centro de Pesquisas da Danone Daniel Carasso, em Palaiseau, França.
Mais de 35 supermercadistas participantes da delegação foram recebidos por executivos do Brasil e da França e convidados a conhecer de perto as instalações da empresa. Durante a visita, os executivos mostraram todo o processo de desenvolvimento, testes e controles dos produtos da multinacional, além de esclarecer dúvidas sobre a eficácia e indicação dos produtos, sobre meios de conservação, logística e o mercado brasileiro comparado a outros.
Segundo a diretora de pesquisa e desenvolvimento da Danone Brasil, Adriana Matarazzo, a empresa responde por 21% das vendas de produtos lácteos no mundo e foi uma das pioneiras em colocar no mercado os chamados produtos funcionais industrializados. Pela importância estratégica, a Danone destina uma verba de 203,3 milhões de euros a pesquisas e também conta com mais um centro como o visitado em Wageningen, na Holanda, e com 200 parcerias espalhadas pelo mundo.
Na visita, após explanação sobre a Danone no mundo e no Brasil, o PhD e Expert em cultura e fermentação de probióticos, Jean Michel Faurei, deu uma verdadeira aula aos presentes, abordando toda a complexidade das análises dos probióticos, que são micro-organismos vivos e quando administrados em quantidade adequada conferem benefícios à saúde. Segundo ele, devido a essa complexidade são necessários tantos estudos e investimentos antes da elaboração de um produto funcional.
A apresentação de Faurei deu início à segunda etapa da visita, quando o grupo conheceu o laboratório de probióticos, que em parceria com a Yakult detém um dos três robôs de análises de probióticos do mundo e analisa 48 tipos de bactérias em três dias.
Depois o grupo visitou a parte onde todos os testes globais de produtos são realizados. Essa unidade que tem capacidade industrial e também autorização para produção. O departamento possui duas missões: testar novos ingredientes, fórmulas, etc. com toda a flexibilidade, e preparar as amostras para estudos clínicos dos produtos, com indicação para quem consome e como deve ser consumido. Por fim, o grupo passou pelo Atelier Consumidor, área onde são feitos testes de sabor e textura, entre outros, com grupos de consumidores. De acordo com a diretora comercial da Danone, Edna Giacomini, o objetivo de levar o grupo ao centro de pesquisas foi mostrar a complexidade do desenvolvimento dos produtos da empresa, passando a seriedade do tratamento quanto à saúde, nutrição e bem-estar. Esta complexidade e seus fins foram muito bem compreendidos pelos supermercadistas da Delegação Abras Sial, que atribuíram ser de muita importância ter o entendimento do processo de criação dos produtos comercializados por eles no Brasil. Veja mais detalhes sobre a visita realizada na Danone – França na Edição de Novembro de SuperHiper.