Por Marlucy Lukianocenko, de Paris (França)
O Salão Internacional da Alimentação (Sial Paris), uma das maiores feiras mundiais do segmento, teve início ontem (17/10) e vai até o dia 21 de outubro, no Centro de Convenções ParisNord Villepinte. O evento começou em meio a manifestações populares na França por conta de possíveis mudanças no sistema de previdência social, que será votada pelo governo na próxima quarta-feira (20/10) e afeta diretamente o transporte público. Mesmo assim, o salão mantém a expectativa de mais 100 mil visitantes e confirmou a presença maciça de expositores de 106 países.
São 5,7 mil empresas distribuídas por oito pavilhões temáticos, como os nacionais e das regiões do mundo; de laticínios, mercearia, carnes, frutas e vegetais, alcoólicos e não-alcoólicos, panificação.
Do Brasil, apresentam seus produtos 150 empresas, sendo 108, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção e de Exportações e Investimentos (Apex), e mais 42 frigoríficos e aviculturas ligados a Associação Brasileira da Indústria de Exportações de Carne (Abiec) e Associação Brasileira dos Produtores e exortadores de frango (Abef).
Os empresários brasileiros estão otimistas com os resultados da feira, mas há a preocupação sobre a cotação do dólar, na casa de R$ 1,60 a R$ 1,70 o que encarece as exportações e assusta os compradores internacionais. Apesar disso, a visão dos empresários é de que a participação é primordial pela grande expressão do evento no mercado internacional.
Vários destaques brasileiros são encontrados pela feira. Na premiação Wine Best Buy Best Price (Melhor Compra Melhor Preço de vinho), por exemplo, três representantes brasileiros foram vencedores: o produto Miolo seleção Pinot Grigio Resling; o Salton flowers Demi-sec White Wine e o Moscatel Premium Casa Valduga.
Dois supermercados brasileiros também foram apontados como exemplos de área-de-venda no “In Store Serviços e Soluções”, dedicados à valorização dos produtos no ponto-de-venda. A loja Pão de Açúcar da Vila Clementino (SP) foi o exemplo de sustentabilidade apresentado e o do Atacadão destacou-se no conceito Loja atacado de Autosserviço, pertencente ao Carrefour.
A cobertura completa do Sial 2010 estará na Revista SuperHiper -Novembro. Aguarde.