Por Roberto Carlessi Em coletiva de imprensa realizada hoje, 29 de julho, na sede da Abras, em São Paulo, o presidente da Associação, Sussumu Honda, apresentou o Índice Nacional de Volume, resultado de pesquisa bimestral feita pela Nielsen em mais de 200 categorias de produtos vendidos em supermercados. No primeiro semestre deste ano esse índice cresceu 6,5%, comparado com o mesmo período do ano passado, quando a variação ficou em 2%. Os itens que mais contribuíram para o crescimento desse Índice foram bebidas alcoólicas, com 15%, e bebidas não-alcoólicas, com 10,9%, seguidos por perecíveis (9%), limpeza caseira (6,2%), mercearia salgada (5,3%), higiene e beleza (3,7%) e mercearia doce (3,4%). A cesta outros, que inclui produtos de bazar, foi a única que apresentou resultado negativo, com queda de 2,3% nas vendas, em volume. Lojas com 5 a 9 check-outs foram as que apresentaram o maior crescimento de vendas (10%). Já o volume de vendas do autosserviço com mais de 50 check-outs registrou queda de 7%.