Por Roberto Carlessi
O setor supermercadista brasileiro manteve a tendência de crescimento de vendas nos três primeiros bimestres deste ano, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado todos os meses pela Abras. Na coletiva de imprensa realizada hoje, 29 de julho, o presidente da Associação, Sussumu Honda (foto), mostrou números muito animadores do setor, que sinalizam crescimento das vendas também para o segundo semestre. De acordo com o Índice, as vendas reais do setor, deflacionadas pelo IPCA do IBGE, em junho cresceram 4,92% no comparativo com junho do ano passado, mas recuaram 4,59% em relação a maio deste ano, porque junho tem um dia a menos. Agora, no acumulado do primeiro semestre, registraram alta de 5,57% no comparativo com igual período de 2009.
Sussumu atribui o bom desempenho das vendas a fatores macroeconômicos, como a geração de mais de 1,5 milhão de empregos e aumento real do salário mínimo, que tiveram impactos positivos no volume de vendas dos supermercados. “O crescimento das vendas do setor caminha para patamares semelhantes aos do ano passado. Por tradição, as vendas do segundo semestre são sempre maiores para o setor supermercadista brasileiro. É preciso notar, também, que o total de metros quadrados da área de vendas dos supermercados aumentou substancialmente este ano e que a classe C já representa 100 milhões de consumidores, praticamente a metade da população brasileira.”
Na coletiva também foi apresentado o resultado do Abrasmercado, índice da GfK que analisa produtos de uma cesta de 35 itens de elevado consumo. Em junho, o Abrasmercado apresentou queda de 1,22% em relação a maio. Na comparação com junho do ano passado, esse índice cresceu 3,89%, saltando de R$ 265,57 para R$ 275,91.