Americanos economizam e buscam alimentação saudável

Leia em 2min

Por Flávio Tayra, dos EUA

A grande recessão mudou o comportamento do consumidor americano. Segundo a pesquisa Trends 2010 do FMI (Food Marketing Institute), pela terceira vez consecutiva o total gasto pelo consumidor americano na compra de alimentos (em todos os formatos do varejo) apresentou redução. Na comparação do primeiro trimestre de 2010 diante do mesmo período do ano anterior, a queda foi de 6,2%. Além de estar gastando menos, o consumidor americano busca também economizar tempo, barganha mais e chega à loja com muito mais informações sobre especificações do produto e preços.

Fminota

FMIShow mostra as tendências do varejo americano

 

A pesquisa do FMI, divulgada no FMIShow 2010 em Las Vegas este mês, mostra que 52% dos compradores americanos estão gastando menos, mas procuram valor no que compram. Para isso, 77% deles utilizam listas de compras e dentre estes 77% compram somente os produtos que constam de tal lista. Antes de ir às compras, 23% checam websites para conferir os preços que estão sendo praticados pelas lojas. Os preços baixos representam a principal razão para a escolha de uma loja, seguido pela qualidade dos seus produtos perecíveis (dentre estes, 77% preferem os produtos locais por conta de seu maior frescor).

Além de preço, 62% dos consumidores americanos buscam uma alimentação mais saudável. Para 45% dos “shoppers” (consumidor-comprador), existe a preocupação sobre o conteúdo nutricional da comida que é comprada nos supermercados, número similar ao de 2009, mas que em 2006 era de apenas 32%.

Os consumidores frequentam mais os supermercados em detrimento dos restaurantes. Com a crise, 96% dos consumidores passaram a preparar mais comida em casa, abrindo espaço para as vendas dos supermercados. Complementando esse dado, o levantamento mostra que 68% dos consumidores declararam que estão comendo fora com menos frequência e 85% deles fazem comida em casa pelo menos três vezes por semana. Antes da recessão, esse número era de 78%.

 

Fminota2

Consumidor busca alimentação saudável

Resta saber se essas mudanças são fruto apenas do momento de crise ou se elas se constituirão realmente numa tendência para os próximos anos? Segundo a pesquisa Trends 2010, a resposta a esta questão moldará o futuro da indústria de alimentos e do varejo americano.


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais