Por Margareth Meza
As vendas reais do setor supermercadista cresceram 6,73% em fevereiro deste ano em comparação com o mesmo mês de 2009. O dado, apurado pelo Índice Nacional de Vendas da Abras e divulgado hoje (31/3) na sede da entidade, em São Paulo, também apontou que no acumulado do primeiro bimestre houve alta de 7,67% nas vendas reais, em comparação com igual período do ano anterior.
Houve queda de 6,27% no mês passado em relação a janeiro, mas, segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, o resultado se deve a fevereiro ter menos dias, 28 em vez de 31. “A tendência de crescimento para o ano é a mesma de 2008 por causa da expectativa de abertura de milhares de postos de trabalho e o consequente aumento da massa salarial”, afirmou.
Abrasmercado
Honda também divulgou dados do AbrasMercado de fevereiro, cesta de 35 produtos de elevado consumo analisada pela GfK. No comparativo com janeiro deste ano, o índice apresentou alta de 1,67%. Já na comparação com fevereiro de 2009, o crescimento foi de 3,20%. O açúcar, que de acordo com o presidente da Abras está muito valorizado no mercado externo, registrou a maior alta: 9,67%.
Volume
O Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, apontou crescimento de 7,7% nas vendas dos supermercados brasileiros no primeiro bimestre de 2010 em relação a igual período do ano anterior.
O bom desempenho foi impulsionado principalmente pelas cestas de bebidas alcoólicas, com variação positiva de 16,1%, e não-alcoólicas, com 12,7% de incremento. A cerveja, com alta de 20,4%, foi o produto mais vendido no período. O principal motivo, segundo Sussumu, é o forte calor, mas a inserção de novos consumidores à categoria também contribui para esse resultado.