Comitiva da Abras aproveita o profissionalismo da Alimentaria

Leia em 3min

Por Wagner Hilário, de Barcelona (ESP)

 

A Alimentaria, feira de alimentos e bebidas internacional realizada em Barcelona, na Catalunha, impressiona muitos dos varejistas brasileiros que integram a comitiva da Abras presente ao evento, e não apenas os que lá estão pela primeira vez. As razões para tal “encantamento” são ao menos três: o tamanho da feira, a diversidade de produtos e marcas e a objetividade com que os europeus procuram fazer negócio.

 

Composta por 15 pessoas de diversas regiões do País, entre profissionais do varejo e da indústria, a comitiva tem procurado extrair o máximo de conhecimento e realizar bons negócios — ao menos viabilizá-los — em Barcelona.

 

“Já vim a esta feira em outros anos e não vejo muito sinal da crise por aqui. O pavilhão de vinho é impressionante, muito maior que das outras vezes. Mesmo a feira me parece ter crescido, e não diminuído”, diz o diretor da rede mato-grossense Supermercado Modelo, Altevir Magalhães.

 

A feira tem 4 mil expositores distribuídos em sete pavilhões subdivididos em 15 setores. Um deles, o Intervin, específico para vinhos — em sua maioria da Espanha —, que ocupa um pavilhão inteiro, o terceiro, simplesmente o maior da feira, devendo representar por volta de 20% do espaço do centro de convenções.

 

Mas além de conhecer os estandes, os varejistas participam de rodadas de negócios, que começaram na terça-feira, dia 23 de março, e terminam hoje, dia 24.

 

No primeiro dia de negociações, o diretor do Superbox, rede mineira, ficou impressionado com a objetividade dos executivos das empresas espanholas. “É uma feira muito profissional. Os espanhóis são muito assertivos. Não estamos muito acostumados a isso, mas me agrada. Se encontrarmos maneira de resolver as questões burocráticas que envolvem a importação e conseguirmos uma boa escala, seguramente se fará negócio.”

 

Também no primeiro dia, o diretor administrativo da rede do interior paulista Mont Serrat, Edevaldo Retondo, teve a mesma impressão e se disse otimista quanto à realização de negócios. “Eles são muito fortes em embutidos, vinhos e azeites. A ideia é encaminhar as negociações aqui para fecharmos no Brasil, mas estou certo de que vai acontecer. Há empresas que se propuseram a mandar amostras para degustação.”

 

O diretor da rede brasiliense Supermaia, José Fagundes Maia, também se mostra seguro quanto ao sucesso do negócio com os espanhóis. “Com certeza, vamos fechar. As negociações foram muito bem iniciadas e a concretizaremos no Brasil.”

 

Comitiva Abras

Altevir Magalhães — Supermercado Modelo, Mato Grosso

Cláudio Macedo — Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

Edevaldo Retondo — Supermercado Mont Serrat, São Paulo

Francisco Araújo Neto — Supermercado Araújo, Minas Gerais

João Carlos de Oliveira — Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas)

José Fagundes Maia — Supermaia, Brasília

José Fagundes Maia Neto — Supermaia, Brasília

José Flávio Moreira de Castro — Superbox, Minas Gerais

Luiz Fernando Pegorer — Abatedouro Beira Rio, São Paulo

Maria de Fátima Gonçalves Maia — Supermaia, Brasília

Mário Eduardo Figueira Pegorer — Abatedouro Beira Rio, São Paulo

Mário Habka — Bigbox, Brasília

Nelson Antônio Felim Júnior — Brasisal, Espírito Santo

Tiaraju Pires — Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

Sussumu Honda — Associação Brasileira de Supermercados (Abras)


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais