Carrefour de Piracicaba elimina oferta de sacolas plásticas

Leia em 1min 50s

Por Roberto Carlessi

 

A unidade Carrefour de Piracicaba, cidade distante 156 km de São Paulo, não oferece mais sacolas plásticas tipo camiseta para seus clientes e consumidores. Em evento realizado ontem, 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, a rede de origem francesa reuniu a imprensa, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; o presidente da Unilever Brasil, Kees Kruythoff; o presidente da Pepsico Brasil, Olivier Weber; o presidente da Diageo Brasil, Alexandre Louro; o presidente do Carrefour Brasil, Jean Marc Pueyo, e o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, para anunciar sua nova ação de sustentabilidade.

 

Em seu discurso, Pueyo explicou que o Carrefour Brasil tem o compromisso de melhorar as relações de consumo, aumentar a eficiência da cadeia de produção e contribuir para preservar o meio ambiente ou desonerá-lo, a exemplo do que acontece em vários países europeus.

O ministro Carlos Minc disse que a ação do Carrefour contribui para tornar o consumidor mais consciente sobre sua responsabilidade pela preservação ambiental.

 

 “Há dois anos eram consumidos 18 bilhões de sacolas plásticas no Brasil. Com campanhas como a Saco é um Saco e outras ações do MMA em conjunto com associações de classe, como a Abras, e lideranças da sociedade, só nos sete primeiros meses do ano passado a oferta de sacolas plásticas já foi reduzida em 600 milhões de unidades”, disse o ministro.

 

A unidade Piracicaba recebe em média 4 mil clientes por dia, e cada um deles recebia, até ontem, cerca de cinco sacolas para transportar suas compras. Num cálculo básico, explica o diretor de sustentabilidade do Carrefour, Paulo Pianez, somente essa loja vai contribuir para que cerca de 6 milhões de sacolas plásticas deixem de ser descartadas por ano no meio ambiente.

 

A ação iniciada nessa loja gradualmente deverá ser implantada nas lojas Carrefour de todo o País. Agora, ao invés das sacolas plásticas, os consumidores da loja de Piracicaba vão utilizar sacolas retornáveis, próprias ou compradas na loja por um preço simbólico, e caixas de papelão para transportar mercadorias até o carro e dele para casa.

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais