Cúpula Mundial: compromissos para acabar com a fome no mundo

Leia em 3min 40s

A Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar terminou hoje após conseguir o compromisso da comunidade internacional de investir mais em agricultura e de erradicar a fome o mais rápido possível.

 

O diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, anfitrião do encontro, disse que a Cúpula marcou “um importante passo em direção ao nosso objetivo comum: um mundo sem fome”.

 

No entanto, ele lamentou que “a Declaração oficial adotada pela Cúpula na segunda-feira não tem metas mensuráveis nem prazo específicos que tornariam mais fáceis o acompanhamento de sua implementação”.

 

A FAO havia proposto a meta de erradicar a fome da terra até 2025 e o incremento da assistência oficial ao desenvolvimento destinada à agricultura e infra-estrutura rural para US$ 44 bilhões por ano.

 

Compromissos importantes

 

Ainda assim, Diouf destacou que a Cúpula alcançou quatro compromissos importantes:

 

1. O compromisso de renovar os esforços para alcançar o Primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de reduzir a fome pela metade até 2015, e erradicá-la o mais rápido possível.

 

2. O compromisso de melhorar a coordenação internacional e a governança da segurança alimentar através de uma profunda reforma do Comitê de Segurança Alimentar da FAO, que se tornaria um componente central da Aliança Global para Agricultura, Segurança Alimentar e Nutricional. Ampliada para incluir representantes dos setores público e privado e de organizações não-governamentais, e elevada ao nível ministerial, o Comitê deverá coordenar os esforços internacionais contra a fome e tomar decisões rápidas e informadas sobre questões alimentares a nível mundial. Ele será apoiado nesse trabalho por uma comissão de especialistas internacionais de alto nível.

 

3. A promessa de reverter a tendência de queda nos investimentos nacionais e internacionais em agricultura, segurança alimentar e desenvolvimento rural e aumentar significativamente sua proporção no total destinado pela ajuda pública ao desenvolvimento.

 

4. A decisão de promover novos investimentos para aumentar a produção e a produtividade agrícola nos países em desenvolvimento para reduzir a pobreza e alcançar a segurança alimentar para todos.

 

“Eu estou convencido que juntos podemos erradicar a fome do planeta”, disse Diouf. “Mas precisamos passar de palavras a ações”.

 

“Vamos fazer isso por um mundo mais próspero, justo e pacífico. Mas, sobretudo, vamos agir rapidamente porque as pessoas pobres e com fome não podem esperar”, acrescentou.

 

A Cúpula adotou os Cinco Princípios de Roma para a Segurança Alimentar Mundial Sustentável:

 

1. investir em planos liderados pelos próprios países, canalizando recursos para programas e parcerias bem elaboradas e baseadas em resultados;

 

2. fomentar a coordenação estratégica em todos os níveis para melhorar a governança, distribuir melhor os recursos e evitar a duplicação de esforços;

 

3. buscar o enfoque de duas vias para conseguir a segurança alimentar, incluindo ações de emergência de curto prazo, com medidas de longo prazo para promover o desenvolvimento;

 

4. trabalhar para melhorar a eficiência, coordenação e eficácia das instituições multilaterais;

 

5. assegurar o compromisso continuado e substancial de todos aliados para investimentos em agricultura e em segurança alimentar e nutricional.

Mudança climática

 

A Cúpula também concordou em “enfrentar de maneira pró-ativa os desafios da mudança climática para a segurança alimentar e a necessidade de adaptação e mitigação na agricultura...Com particular atenção aos pequenos produtores agrícolas e às populações vulneráveis”.

 

Além da Sessão Plenária, onde intervieram os países membros da FAO, e representantes de organismos internacionais e regionais, também foram realizados encontros anteriores à Cúpula para garantir que todas as vozes fossem escutadas.

 

Um encontro do setor privado aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro em Milão, uma Jornada Parlamentar foi realizada no dia 13 em Roma, e, também na capital italiana, um Fórum da Sociedade Civil foi celebrado entre os dias 14 e 16.

 

Sessenta chefes de Estado e de Governo e 191 ministros de 182 países e da Comunidade Européia participaram da Cúpula. Entre as personalidades participantes esteve o Papa Benedito XVI, que afirmou na Sessão Plenária que as regras do comércio internacional deveriam ser separadas da “lógica do lucro vista como um fim em si mesmo”.

 

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais