Impacto da crise no consumo de bens duráveis é tema da Conferência Anual da GFK

Leia em 2min 30s

Por Silvana Lima

A GFK Retail and Technology, empresa de pesquisa de mercado, do Grupo alemão GFK, realizou hoje (08/10) em São Paulo (SP) sua 6ª Conferência Anual, evento que visa debater assuntos pertinentes ao momento econômico vivido nacional e internacionalmente. Neste ano, o tema foi “O Brasil e a Crise em 2009. O impacto no consumo de bens duráveis”.

Na ocasião, a empresa divulgou que no País, as vendas em valores de bens duráveis tiveram uma variação de +0,2% nos sete primeiros meses de 2009, em relação ao mesmo período de 2008. Destaque para Minas Gerais, Espírito Santo e o interior do Estado do Rio de Janeiro que tiveram a maior alta: 11,7%.  

No interior de São Paulo, a alta foi significativa, 6,2%, e na Grande São Paulo houve crescimento de 4,1%. As demais regiões brasileiras apresentaram resultados negativos.

A linha branca especificamente teve aumento nas vendas reais de 3,3 pontos percentuais, desempenho significativo tendo em conta que os setores mais suscetíveis à crise são justamente os que dependem de crédito. Esta categoria representou de janeiro a julho deste ano 24,7%.

Segundo a diretora de negócios da GFK, Gisela Pougy, a grande responsável pelo aumento das vendas da linha branca foi a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que teve início em abril e que deverá durar até o final do mês de outubro. 

“Toda indústria de linha branca teve produção recorde nesse primeiro semestre. No entanto, a perspectiva é que passado o período de redução do IPI acontecerá uma redução nas vendas, porque o consumidor aproveitou essa época para trocar o seu refrigerador ou o seu fogão. Durante o período de IPI reduzido o consumidor brasileiro também teve a oportunidade de migrar para produtos melhores, com mais tecnologia. Assim, o Natal deverá ter uma força menor que no passado. Para 2010 esperamos uma pequena redução no consumo da categoria em relação a 2009, uma queda em torno de 3 a 5%.”

Durante 6ª Conferência Anual da GFK foram apresentados dados de outras linhas como a marrom, que teve diminuição nas vendas de um modo geral, embora alguns segmentos tenham elevado suas receitas, caso do Blu-rays, TVs de LCD e equipamentos de conversor digital.

De janeiro a julho de 2008 contra o mesmo período de 2009, o mercado de informática teve queda de 2% nas vendas. Os PCs tiveram redução de 24% nas vendas e os eletroportáteis cresceram 16%. As máquinas fotográficas de digital tiveram queda de 14% nas vendas. O mercado de telecomunicações apresentou variação de -4% em faturamento no período. O grande destaque desse mercado foi o bom resultado da vendas de Smartphones: crescimento de 260%. Já os celulares comuns tiveram queda de 10% nas vendas.

  

 

 

 

 

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais