Globalização: verdades e mitos

Leia em 1min 40s

Por Roberto Carlessi

O catedrático da Universidade Harvard, Pankaj Ghemawat, apresentou hoje, 23 de outubro, na 43ª Convenção da Abras, um panorama da globalização no contexto mundial de varejo.

“Existe a tendência de o pequeno varejista superestimar a participação das grandes redes de varejo no mercado global com base em valores pessoais que podem levar as empresas a cometerem erros estratégicos sistemáticos”, explicou o professor.

O que aconteceu nos últimos anos é que houve importantes mudanças nas estratégias dos pequenos e médios varejistas, provocadas pelo medo da concorrência com as redes globalizadas ou pela percepção de oportunidades que criam diferenciais competitivos mais adequados à realidade de cada mercado.  

“Na Índia, por exemplo, há muita dificuldade para a entrada das grandes redes, pela forte regulamentação do setor varejista, que protege as empresas locais, basicamente familiares e de pequeno porte. Em contrapartida, o nível de profissionalização do setor ainda é muito baixo”, complementou Ghemawat.

Na verdade, cada mercado tem características peculiares que não podem e não devem ser tratadas como globalizadas pelos grandes players mundiais, sob pena de não atingirem níveis de eficiência condizentes com as expectativas de retorno sobre o capital investido.

O primeiro cuidado que o varejista precisa tomar para competir com as grandes redes é avaliar suas margens e pontuar ações mais difíceis de serem implementadas por elas, como, por exemplo, atendimento personalizado, mix com muito foco e profissionalização de seu quadro de colaboradores.

“O pequeno varejista precisa ter muito claro o conceito de que o mundo não está globalizado, mas regionalizado”, complementou o professor, e, ao pensar dessa forma, começa a enxergar oportunidades que podem se transformar em importantes diferenciais de atendimento e de fidelização que transmitem conceitos de valor para os consumidores.

 

 

 

Geral Palestrante
Com  auditório lotado, o professor Pankaj Ghemawat falou sobre Globalização dos supermercados

 

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais