Sacola plástica: use com responsabilidade

Leia em 2min 10s

Por Roberto Carlessi

 

Uma campanha nacional sobre uso responsável de sacolas plásticas começa a ser veiculada amanhã, sexta-feira, 11 de setembro, no intervalo do último capítulo da novela Caminho das Índias, da Rede Globo, e deverá se estender  até o final deste ano.

 

Desenvolvida pela Agência W/Brasil, também utilizará outras mídias, como  jornais, revistas e outros canais de TV, e vai destacar os benefícios do plástico e questões relacionadas aos resíduos sólidos urbanos.

 

O objetivo dessa campanha, explicou o presidente da W/Brasil, Washington Olivetto, é reforçar o conceito de que a solução para os resíduos sólidos descartados no meio ambiente passa necessariamente pela conscientização  da sociedade, com base nos conceitos de reduzir o consumo, reutilizar e reciclar as embalagens plásticas.

 

A apresentação da campanha, feita na sede da Abras, contou com a presença do presidente da Plastivida, Instituto Socioambiental dos Plásticos, Francisco de Assis Esmeraldo; do diretor superintendente do INP-Instituto Nacional do Plástico, Paulo Dacolina; e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief), Alfredo Schimitt.

 

Dacolina destacou que no ano passado consumidores de 16 lojas de supermercados de São Paulo (Carrefour, Pão de Açúcar, Compre Bem, Vip, Estima e Alvorada) receberam orientação de funcionários das frentes de caixa sobre o uso correto dessas embalagens, em ação que teve apoio da Abras.

Treinados por consultores da Abief, do INP e da Plastivida, os profissionais desses supermercados mostraram que cada unidade de sacola plástica produzida de acordo com a Norma 14.937 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) pode ser transportada com segurança e facilidade e suporta até seis quilos de peso.

 

Essa iniciativa e o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que tem apoio da Abras e de suas 27 associadas, contribuíram para reduzir de forma expressiva o uso dessas embalagens. Somente o Grupo  Pão de Açúcar registrou queda de 35% na oferta dessas embalagens e as redes G. Barbosa (BA) e Záffari (RS) também aderiram ao Programa.

“Estimular os supermercados a adotarem sacolas plásticas padronizadas evita que o consumidor utilize duas ou até três unidades para transportar suas compras até seu veículo ou a sua casa. Até o final deste ano, outras redes de supermercados de Goiás, Brasília e do Rio de Janeiro vão treinar seus funcionários para orientar seus consumidores sobre a melhor forma de utilizar essas embalagens. A campanha que está começando agora vai ajudar muito a população brasileira a se conscientizar da necessidade de preservar o meio ambiente“, complementou o superintendente do INP.


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais