Abras participa de workshop sobre impactos da crise

Leia em 3min

Por Silvana Lima


O gerente de economia e pesquisa da Abras, Flávio Tayra, durante palestra na Fundap
A Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), em parceria com a Coordenadoria da Arrecadação Tributária da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo (CAT / SEFAZ-SP), organizou ontem (18/06), em sua sede em São Paulo, o workshop com o objetivo de analisar temas estratégicos para a gestão publica. O evento teve como tema a “Crise Econômica e Impactos Setoriais: Situação Atual e Perspectivas”.

A Abras participou do painel “Impactos Setoriais”, que também contou com a presença dos representantes da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) e da Abimaq (Associação Brasileira da Industria de Máquinas e Equipamentos). Como os números do PIB do primeiro trimestre de 2009, divulgados na semana passada pelo IBGE já apontaram, o consumo continua contribuindo fortemente para a estabilidade econômica do País, nesses primeiros meses do ano.

O gerente de economia e pesquisa da Abras, Flávio Tayra, apresentou dados do setor supermercadista que fechou o ano de 2008 com faturamento nominal de R$158,5 bilhões (crescimento real de 10,5% e o nominal de 16,7%). Isso corresponde a 5,5% do PIB. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2009, em comparação com o mesmo período do ano passado, o setor apresenta alta real é de 5,70%.

Segundo Tayra, o setor do autosserviço, que corresponde por 75% do abastecimento de alimentos e bebidas é influenciado fundamentalmente pelo nível de emprego e renda na economia. “Apesar da crise, do aumento do desemprego nos primeiros meses 2009, o IBGE mostra que ainda existe um incremento de massa salarial no período. E isso vem sustentando as vendas dos supermercados” afirmou.

Os números positivos da Abras ficaram solitários no painel. Os representantes da Associação Brasileira da Indústria Química e da Abimaq mostraram que os setores sofreram fortemente os impactos negativos por conta da crise financeira. Dados da Abimaq mostram que o faturamento nominal de máquinas e equipamentos em abril 2009 foi de R$ 4,72 bilhões, queda de 17,2% sobre março deste ano. Quando comparado a abril do ano passado a queda foi de 25,0%. As maiores quedas aconteceram no setor de máquinas para madeira   (-63,6), máquinas para ferramentas (-56,3), máquinas para têxteis (-47,6) e máquinas agrícolas (-46,9). “O segmento de máquinas está sofrendo um processo de desindustrialização. Por conta da carga tributária e do dólar, os fabricantes estão importando maquinário de outros países. De janeiro a abril desse ano a importação de maquinário cresceu 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado” destacou o diretor executivo da Abimaq, João Alfredo Delgado.

Na indústria química a queda do primeiro bimestre de 2009 foi de 19,8%. O preço dos produtos químicos deflacionados (pelo dólar) caiu 34,1%. “Algumas empresas reduziram carga e outras realizaram paradas preventivas para manutenção, com o objetivo de equalizar os níveis de estoques na cadeia, que se elevaram de forma acentuada nos últimos três meses de 2008” disse a diretora técnica de economia e estatística da Abiquim, Fátima Ferreira.

Mesmo com o cenário atual, os representantes das associações acreditam que os números no segundo semestre desse ano possam ser mais positivos. Opinião comum é que não voltaremos a patamar dos dois últimos anos, mas que existe a possibilidade de que no encerramento do ano, os números não sejam tão sombrios como os que foram apresentados no início de 2009.

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais