Primeiro trimestre registrou aumento de 9% no consumo de bens não-duráveis

Leia em 1min 30s

Por Roberto Carlessi

 

Diante das turbulências da economia mundial, no primeiro trimestre deste ano as famílias brasileiras reduziram gastos com viagens, lazer e consumo fora do lar, que migraram para o consumo de bens-não duráveis, alimentação e lazer dentro de casa.

 

Dados de pesquisa domiciliar realizada pelo WorldLatinPanel em 11 países, que acompanham semanalmente a evolução do consumo  de 33 mil domicílios na América Latina e 8,2 mil no Brasil (que representam 90% do potencial de consumo residencial no País), mostram que nos três primeiros meses deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado, as famílias brasileiras ampliaram em 9% o volume de compras das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e de produtos de limpeza.

 

A expansão foi maior na Classe DE (9%, equivalente ao mesmo percentual do primeiro trimestre de 2008) seguida pela classe C (8% de expansão) e pela classe AB (6% de expansão). Na análise por cestas, a de produtos para limpeza do lar foi a que mais se expandiu em volume (11%), seguida pela cesta de bebidas (7%) e de alimentos (6%).

 

O estudo também mostra que o gasto médio das famílias para abastecer o lar aumentou 15% nesse período. Considerando esse percentual, os gastos com produtos de higiene pessoal e beleza aumentaram 23%, seguidos por produtos de limpeza (17%), alimentos (15%) e bebidas (9%).

 

As compras para consumo nos domicílios hoje respondem pela maior parte da expansão de gastos das famílias, e o aumento do consumo está sendo puxado pelos 77% dos brasileiros que declararam estar otimistas com os resultados da economia do País. “Em todos os grupos verificamos que há crescimento de vendas em volume, até mesmo entre os pessimistas”, explica a diretora geral da LatinPanel no Brasil, Ana Cláudia Fioratti.


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais