Nielsen mostra mudanças do mercado brasileiro em 2009

Leia em 1min 40s

Por Roberto Carlessi

 

Estudo feito pela Nielsen Brasil mostrou a empresários da indústria e do varejo, em evento realizado no Hotel Hyatt, em São Paulo, as mudanças que a crise econômico-financeira mundial provocaram no mercado brasileiro no terceiro quadrimestre de 2008 e no primeiro bimestre deste ano. De acordo com dados apresentados pelo presidente da Nielsen Brasil, Eduardo Ragasol, as cestas Nielsen dobraram de volume a partir do Plano Real, mas no ano passado registraram o menor crescimento desde 2003.

 

Diante da crise, o preço dos alimentos, principalmente da cesta básica, se mostraram elásticos e racionalizáveis, provocados pela alta das commodities.

Em volume, comparada com 2007, a cesta básica teve queda de 2,2% e a de produtos de mercearia salgada caiu 1,2%.

 

No primeiro bimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, houve desaceleração de crescimento das cestas de produtos perecíveis, de limpeza, mercearia salgada, mercearia doce e higiene pessoal, mas, de acordo com o estudo, este cenário não deverá se repetir ao longo do ano. Isso porque o Brasil agora tem fundamentos econômicos mais sólidos, no comparativo com 2002/2003. Ragasol concluiu sua palestra apresentando as seguintes orientações:

 

. Indústria e varejo precisam saber a elasticidade de suas marcas e conhecer o impacto das estratégias de seus competidores

. A hora é de inovar para ampliar o alcance das diversas categorias de produtos, fortalecendo marcas para movimentar mercados maduros

. Otimizar o portfólio para reduzir riscos

. Adotar diferentes estratégias, sintonizadas com o perfil específico de cada loja

. Adequar o tamanho das embalagens ao tamanho do bolso do consumidor e à relação custo/benefício

. As categorias que não estão consolidadas na cesta de compras do consumidor serão mais impactadas

. Trabalhar o ponto-de-venda com diferenciais para os locais onde o shopper faz sua decisão de compra.


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais