Vendas dos supermercados acumulam alta de 6,18%

Leia em 1min 40s

Crescimento ocorreu nos primeiros quatro meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2009.

 

As vendas reais do setor supermercadista em abril de 2010 caíram -0,49% em relação a abril de 2009, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com março deste ano, houve uma queda real de -3,83%. No acumulado do primeiro quadrimestre, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 6,18%, na comparação com igual período de 2009. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 4,75% em abril em relação a abril de 2009 e queda de -3,28% sobre março deste ano. O acumulado nominal, no quadrimestre, chega a 11,44%, na comparação ao mesmo período do ano passado.

 

"Neste ano, o impacto das vendas da Páscoa acabou sendo diluído entre os meses de março e abril. Isso explica a queda nas vendas de abril em relação a março, que também contou com um dia a mais. Esperamos manter no restante do ano um patamar de vendas alto, próximo a 8%, por causa da recuperação da economia e também por conta da Copa do Mundo, que deve alavancar as vendas de televisores, bebidas e petiscos", avalia o superintendente da Abras, Tiarajú Pires.

 

AbrasMercado - Em abril, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou alta de 1,76%, em relação a março deste ano. Já na comparação com abril de 2009, o AbrasMercado apresentou crescimento de 7,94%, passando de R$ 258,78 para R$ 279,32.

 

Os produtos com as maiores altas em abril, na comparação com março, foram: batata, com 32,44%; feijão, com 20,19%; e cebola, com 7,41%. Já os produtos com as maiores quedas no último mês foram: desinfetante, com -3,65%; sabão em pó, com -3,27%; e tomate, com -3,24%.

 


Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Redes médias são destaque nas vendas de supermercados

As vendas do setor supermercadista no acumulado do primeiro quadrimestre registraram alta de 6,18% em comparaç&at...

Veja mais
Supermercados I

Os supermercados esperam que o setor feche o ano com crescimento no patamar de 8% em relação a 2009, com a...

Veja mais
Vendas dos supermercados caem em abril, mas Abras mantém expectativa positiva

Em abril, as vendas reais do setor supermercadista caíram 0,49% em relação ao mesmo mês de 20...

Veja mais
Copa deve turbinar supermercados

Depois da queda sazonal registrada em abril, as vendas dos supermercados brasileiros devem avançar no perí...

Veja mais
Consumo

Efeito Copa deve recuperar as vendas dos supermercados a partir de maio   30%é a previsão de aument...

Veja mais
Vendas dos supermercados acumulam alta de 6,18%

Crescimento ocorreu nos primeiros quatro meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2009 ...

Veja mais
Abras realiza coletiva de imprensa

A Associação Brasileira de Supermercados  (ABRAS) realiza coletiva de imprensa no dia 26 de maio (qua...

Veja mais
Varejo de proximidade cresce e diversifica canais de compra no Brasil

Pesquisa mostra que 74% dos consumidores não são fiéis ao ponto-de-venda   O consumidor bras...

Veja mais
Indústria se volta ao pequeno varejo

Fabricantes de alimentos fogem das restrições das gigantes supermercadistas e 'pulverizam' a produç...

Veja mais